Os impactos do humano no ambiente são reconhecidamente um problema mundial que necessita de respostas e de soluções políticas, econômicas e culturais; o que exige a atuação integrada da sociedade civil, do poder público, das instituições de ensino, dos movimentos sociais de todos os matizes, das empresas, dos centros de pesquisa, das mídias e dos educadores. Mas exigirá igualmente a participação, a mudança e a adaptação dos indivíduos. Nesse aspecto, deve-se ressaltar a importância de iniciativas educativas mais abrangentes, que encorajem o pensamento crítico e a participação democrática na busca do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido este projeto apresenta uma proposta de educação ambiental que visa contribuir para a compreensão teórica e conceitual, dos fatores históricos, culturais, sociais e ambientais que provocam o fenômeno das mudanças ambientais, locais e globais; e seus impactos, causados pelas ações antropogênicas no ambiente Tem o objetivo de provocar nos participantes uma tomada de consciência; priorizando a compreensão de que esses aspectos são interdependentes, que estão em constante interação e que cada indivíduo é parte integrante desse processo. Pretende investir numa mudança de mentalidade, tornar os sujeitos envolvidos da condição de espectador a agente de transformação; aquele que pratica a ação de forma crítica e consciente; como um elo para a transformação da consciência ambiental. Consciência aqui entendida no sentido proposto por Paulo Freire (1983), segundo o princípio de que os seres humanos se educam reciprocamente mediados pelo mundo. É imperativo romper as fronteiras do determinismo, superar a fragmentação e a extrema especialização, numa perspectiva multi, inter e transdisciplinar. É necessário educar para a constante mudança, através do desenvolvimento e da indução de habilidades e competências de uma racionalidade crítica que proporcione a disposição intelectual para a permanente mudança e produção de novos conhecimentos. O projeto, de abrangência nacional, tem como público a comunidade acadêmica, discentes, docentes e técnicos da UFRN e de outras instituições de ensino; servidores públicos, ambientalistas, gestores, profissionais e qualquer pessoa interessada em temas socioambientais da atualidade. A organização e a execução da proposta sustentam-se em uma série de parcerias internas e com organizações da sociedade, empreendedores e empreendimentos que atuam no âmbito da sustentabilidade e/ou serviços sustentáveis. Através de atividades de mobilização, formadoras de hábito e de capacitação, como cursos, oficinas, palestras, atividades artísticas e culturais, exposições e mostra de vídeos ambientais, entre outras; o projeto oferece à comunidade acadêmica e à sociedade um espaço de reflexão e debate sobre os impactos antropogênicos no ambiente, a justiça socioambiental, a justiça climática, a sustentabilidade e a preservação da vida no planeta. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada na educação popular numa perspectiva da ação-reflexão-ação, visando contribuir para que os participantes possam revisitar e remodelar suas práticas, de forma autônoma; mas também na psicologia ambiental, que estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações - e não somente as relações entre a pessoa e o meio ambiente físico e social. Muitos autores reconhecem as dificuldades de avaliar e analisar as repercussões de atividades de educação ambiental devido aos vários processos educativos existentes, à abrangência dos temas e dos objetivos. A avaliação de um projeto de educação ambiental torna-se particularmente difícil, pois os resultados não têm uma relação direta com uma atividade ou com um estudo sobre um tema. Os resultados de um processo educativo não são consequência de uma só atividade, mas de uma ação prolongada; além de que, o tempo dedicado ao ensino não coincide necessariamente com o tempo de aprendizagem. Serão adotados parâmetros quantitativos e qualitativos para avaliar as ações. A aferição dos parâmetros quantitativos, como quantidade de participantes, instituições, estados e municípios representados, entre outros, serão utilizadas as fichas de inscrição e as fichas de frequência das atividades. Na avaliação qualitativa, feita através de formulários google, serão analisadas as manifestações de interesse dos participantes e a capacidade de identificar problemas, além dos métodos, técnicas, materiais, conteúdo propostos. O mesmo questionário analisará os conhecimentos adquiridos e a percepção de alterações positivas no próprio comportamento na perspectiva em relação ao futuro. Nos cursos oferecidos, além das formas de avaliação acima citadas, serão consideradas, também, as intervenções socioambientais geradas pelos participantes em suas instituições ou comunidades. Todas as atividades serão registradas através de fotografias e/ou vídeo e serão publicadas nas redes sociais da Diretoria de Meio Ambiente da UFRN. Espera-se que, com este projeto, alunos de graduação e pós-graduação da UFRN, ou de outras Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidos nas atividades, ampliem os conhecimentos técnicos e práticos relacionados às questões socioambientais, um campo de estudos extremamente pertinente nos dias atuais. Além disso, espera-se ampliar a visibilidade da UFRN como uma instituição comprometida com a questão ambiental, a sustentabilidade, e a preservação da vida no planeta. Este projeto pretende dar continuidade às ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente da UFRN, em 2022 participaram das atividades, presenciais e remotas, 5.905 pessoas, entre discentes, docentes e técnicos da UFRN, professores, gestores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas na temática socioambiental de 40 (quarenta) municípios do RN, de outros 18 (dezoito) estados do país; e até um participante do Uruguai.
docentes, discentes e técnicos
estudantes, professores, servidores públicos, gestores, pesquisadores, profissionais, grupos de artesanato e economia solidária, pequenos empreendedores, e qualquer pessoa interessada na temática socioambiental
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PARCERIA NATAL RECICLAGEM
vÓ mARIA, 88 ANOS, PRESIDENTE EMÉRITA DA ASS. RENDEIRAS DA VILA ASSINADO TERMO ANUÊNCIA
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