Após duas edições realizadas anteriormente (2016 e 2018) e com um período sem sua organização devido à pandemia do COVID-19, o Seminário Potiguar de Geodiversidade pretende chegar a sua terceira edição, sendo realizado neste ano de 2023, em que se celebra 15 anos da publicação do primeiro livro brasileiro sobre a temática (“Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico”).
A geodiversidade é o conjunto de elementos abióticos que compõem a natureza: minerais, rochas, solos, fósseis, rios, lagoas, incluindo as diferentes formas de relevo e os seus processos genéticos, entre outros. Compreende, portanto, recursos fundamentais para os ecossistemas, para a vida no planeta e para as atividades antrópicas.
Nos últimos anos, a geodiversidade tem sido objeto de estudo de diversas áreas, não somente àquelas relacionadas com as geociências. Uma rápida busca pelo termo no Repositório Institucional da UFRN retorna 151 resultados, entre 2003 e 2022, sendo a maioria publicada a partir de 2016. No Brasil, são 58 grupos de pesquisa atualmente cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq que possuem alguma relação com a geodiversidade em suas linhas de pesquisa.
É, portanto, um assunto de interesse da academia e um evento específico possui atratividade e importância ao passo que discute uma temática em voga na pesquisa científica e no desenvolvimento socioeconômico, uma vez que tem sido relacionado em Estudos de Impacto Ambiental, a exemplo de EIA-RIMA apresentados por empresas do ramo de energia eólica ao IDEMA recentemente, e que é uma das bases para o desenvolvimento de territórios de geoparques, sendo hoje três no Brasil e um no Rio Grande do Norte: o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO.
Sendo assim, a capacitação de discentes, docentes e demais servidores da UFRN e de instituições parceiras na temática da geodiversidade é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que englobem a proteção à natureza abiótica com o desenvolvimento econômico socialmente responsável.
Contudo, um evento desse tipo é de suma importância e tem seu foco principal na ampla divulgação da temática junto à sociedade, com destaque para as comunidades que estão além dos muros da Universidade. Assim, entendemos a realização deste evento como uma via de mão dupla promovendo a interação dialógica com a promoção do desenvolvimento das relações entre a Universidade e setores sociais favorecendo o diálogo e a troca de saberes. Para isso tem-se como público alvo externo alunos e professores de escolas públicas e privadas, representantes de entidades de classe, representantes de órgãos ambientais, municipais, estaduais e federais, empreendedores e público em geral.
Na terceira edição do Seminário Potiguar de Geodiversidade serão então discutidas temáticas mais recentes e abordagens importantes sobre o conceito, desde a sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, discutindo sua importância para o alcance da sustentabilidade, e a sua relação com grandes centros urbanos brasileiros. Será dado destaque também à relação da geodiversidade com os Estudos de Impacto Ambiental para grandes empreendimentos e sua intrínseca participação no estabelecimento de geoparques e de ações de educação.
Neste evento, portanto, os participantes poderão obter informações diversas sobre a multidisciplinaridade da geodiversidade, as diferentes oportunidades de ação com o tema e se capacitarão para oportunidades de emprego que possam surgir.
PROGRAMAÇÃO
~ 15/06/2023 ~
9h: PALESTRA DE ABERTURA
“A geodiversidade nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.
Prof. Dr. Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN)
10h: MESA REDONDA I
“Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: bases para a promoção da sustentabilidade”.
Prof. Maria da Glória Motta Garcia (USP)
Geól. Marília Cristina S. S. Diaz (PPGG/UFRN e Seridó Geoparque Mundial da UNESCO)
Prof. Dr. Marcelo da Silva Taveira (UFRN)
Mediação: Dr. Matheus Lisboa Nobre da Silva (UFRN)
12h – 14h: INTERVALO PARA ALMOÇO
14h: PALESTRA I
“O patrimônio pétreo, parte importante da geodiversidade: exemplos da cidade do Rio de Janeiro”.
Prof. Dra. Kátia Leite Mansur (UFRJ)
15h30: INTERVALO
16h: MESA REDONDA II
“A importância da geodiversidade em estudos de impacto ambiental”.
Werner Farkatt Tabosa (IDEMA)
Felipe Fernandes de Araújo (Maron Ambiental)
Júlia de Aquino Saldanha (Curso de Geologia/UFRN)
Mediação: Prof. Dr. Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN)
~ 16/06/2023 ~
9h: PALESTRA II
“Seridó Geoparque Mundial da UNESCO: território de geodiversidade, biodiversidade e cultura no interior potiguar”.
MsC. Janaína Luciana de Medeiros (Seridó Geoparque Mundial da UNESCO)
10h30: INTERVALO
11h: PALESTRA DE ENCERRAMENTO
“Como promover a geodiversidade na educação? Exemplos do Museu de Minérios do IFRN”.
Profa. Dra. Anna Paula Lima Costa (IFRN)
14h30: ATIVIDADE DE CAMPO NO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL
“As Rochas Contam Sua História”
Nesta atividade os participantes serão guiados pela equipe organizadora por meio dos prédios e monumentos históricos do bairro da Cidade de Alta em que a arquitetura, sobretudo de caráter vernacular, utilizou elementos da geodiversidade em trabalhos de cantaria, decorativos ou estruturais, para a construção de igrejas, praças, monumentos, entre outros.
A experiência será uma vivência dos participantes sobre a presença da geodiversidade na história da cidade do Natal e do Rio Grande do Norte, permitindo a sua associação com o cotidiano da sociedade.
Estudantes, terceirizados, docentes e técnico-administrativos das áreas de geologia, geografia, administração, ecologia e turismo, além de demais interessados na temática
Alunos e professores de escolas públicas e privadas, representantes de entidades de classe, representantes de órgãos ambientais, municipais, estaduais e federais, empreendedores, público em geral
01 - Momento no 2o Seminário Potiguar de Geodiversidade
02 - Momento no 2o Seminário Potiguar de Geodiversidade
03 - Momento no 2o Seminário Potiguar de Geodiversidade
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.11.9