Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Fontes sobre alfabetização de adultos nas Américas: uma parceria entre LAHMED (Brasil) e The Literacy Project (Estados Unidos)
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 40
Período de Realização: 13/06/2022 a 30/12/2022
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Responsável pela Ação: CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
E-mail do Responsável: crislaneazevedo@yahoo.com.br
Contato do Responsável: (84) 98705-9079
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91821405


Resumo

O projeto “Fontes sobre alfabetização de adultos nas Américas: uma parceria entre LAHMED (Brasil) e The Literacy Project (Estados Unidos)” articula ações de duas entidades voltadas para a localização, armazenamento, preservação e disponibilização de acervos documentais. Por meio do Repositório de História e Memória da Educação, o Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED), do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte possibilita que pesquisadores tenham acesso on line (repositório digital) a um vasto volume de fontes cujo quantitativo vem se ampliando nos últimos semestres. Por sua vez, The Literacy Project, uma organização governamental situada em Maryland, nos Estados Unidos, fundada e coordenada por Catherine Murphy, documentarista independente, responsavel pela produção de documentários sociais e filmes voltados a temas de educação, igualmente reune acervo de documentos orais sobre alfabetização e que, por meio da parceria com o LAHMED poderá vir a ser disponibilizado para os pesquisadores em Educação. O trabalho de parceria de disponibilização de documentos entre as duas instâncias, possibilita que pesquisadores tenham acesso a um maior volume de fontes bem como ampliação da producao de conhecimentos sobre os processos de alfabetização. Portanto, esse trabalho relaciona-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS (ONU, 2015), uma vez que permite qualificação de profissionais da educação pela compreensão de processos formativos no Brasil e nas Américas. Essa compreensão pode constituir-se em condição para a promoção de uma escola mais cidadã, democrática e inclusiva. Por meio do trabalho articulado de identificação e disponibilização de acervos para a pesquisa, sobretudo, em relação ao tema “alfabetização de adultos”, o projeto de extensão, por um lado, contribui para o desenvolvimento de pesquisas em Educação e, consequentemente, qualificação de profissionais da área e, por outro lado, viabiliza a produção de filmes e documentários sobre o tema, foco do trabalho do The Literacy Project. Assim, por diferentes meios, as atividades deste projeto de extensão, contribuem para a produção e difusão de conhecimentos sobre Educação. O projeto integra as atividades do Laboratório de História e Memória da Educação, do Centro de Educação (LABHMED/CE-UFRN).


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes e professores dedicados ao estudo do tema "alfabetização de adultos"


Externo:

Estudantes e professores dedicados ao estudo do tema "alfabetização de adultos"



Membros da Equipe

  FERNANDA MAYARA SALES DE AQUINO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  TELMA JORDÂNIA RODRIGUES BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.15.8