O Observatório das Desigualdades é um programa de extensão criado em 2020, no Departamento de Administração Pública e Gestão Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir da extensão, suas atividades articulam-se com o ensino e com a pesquisa, para promover, divulgar e expandir conhecimentos sobre desigualdades e ações públicas para seu enfrentamento.
Para cumprir com sua missão, o Observatório atua por meio de um amplo leque de parcerias, dentro e fora da UFRN, realizando cursos e eventos, produzindo pesquisas, concursos e publicações, além de outras iniciativas de divulgação de conhecimento.
Uma de suas frentes de atuação é a da pesquisa sobre políticas públicas para enfrentar desigualdades no RN. Nesse sentido, o Observatório vem realizando uma pesquisa, desde 2021, que é intitulada “Ações públicas na área social para redução de desigualdades: uma análise de práticas inovadoras no Estado do Rio Grande do Norte”. A pesquisa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), por meio de apoio à iniciação científica.O foco da pesquisa são as políticas de igualdade racial, de gênero (mulheres e LGBTQIA+), juventude e pessoa com deficiência (PCD) no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2011 e 2020.
É nesse contexto que se insere este curso de extensão de curta duração, que tem como objetivo lançar a nossa mais nova iniciativa: o Observa Pesquisa. Nele, iremos enfocar os temas da primeira etapa da pesquisa do Observatório: políticas de igualdade de gênero (mulheres e LGBTQIA+), raça e juventude.
O curso contará com dois dias de realização. No primeiro, que ocorrerá no dia 5 de julho, serão abordadas as desigualdades em uma perspectiva interseccional e as políticas para as mulheres e LGBTQIA+. No segundo, que ocorrerá no dia 7 de julho, discutiremos as políticas de juventude e igualdade racial. O foco serão as políticas públicas do Rio Grande do Norte.
Nos dois dias, a programação contempla uma primeira parte, expositiva (painéis), e uma segunda (oficina), que envolve a discussão nos grupos de trabalho, sendo essa última conduzida pelas integrantes do projeto de pesquisa e demais membros do Observatório.
Serão ofertadas 60 vagas certificadas para o curso de extensão (40 internas para UFRN e 20 externas, para comunidade em geral). Os encontros ocorrerão a partir das 18.30, no auditório do NEPSA 2 do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas). A carga horária total é de 6 (seis) horas, sendo 3 (três) horas em cada dia.
Para as pessoas inscritas será certificada a presença, mas a atividade também será aberta ao público.
OBSERVA PESQUISA: políticas públicas para enfrentar desigualdades no Rio Grande do Norte
Programação
Dia 1. 05 de julho, terça-feira, 18.30/21.30
Painel “Desigualdades, interseccionalidade e política pública no Rio Grande do Norte: o gênero da questão” (Parte 1) - Horário: 18.30 às 20 horas
Debatedoras:
Janaína de Lima (Coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero, da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte)
Janaiky Pereira de Almeida (professora do Departamento de Serviço Social UFRN.)
Mariana Mazzini Marcondes (professora do Departamento de Administração Pública e Gestão Social e coordenadora do Observatório das Desigualdades)
Coordenação e mediação:
Clara Coralina Candido do Nascimento (graduanda em Administração e integrante do Observatório das Desigualdades da UFRN)
Jessica Silva (graduanda em Administração e integrante do Observatório das Desigualdades da UFRN)
Oficina: políticas para igualdade de gênero (mulheres e LGBTQIA+) no Rio Grande do Norte (Parte 2) - Horário: 20.00 às 21.30 horas
Oficineiras:
Clara Carolina Candido do Nascimento (graduanda em Administração e integrante do Observatório das Desigualdades da UFRN)
Heloise Stefani Nascimento da Silva (graduanda em Serviço Social e integrante do Observatório das Desigualdades da UFRN)
Dia 2. 07 de julho, quinta-feira, 18.30/21.30
Painel “Igualdade Racial e Juventude: realidades e intersecções das políticas públicas no Rio Grande do Norte” (Parte 1) - Horário: 18.30 às 20 horas
Debatedoras/es:
Giselma Omilê Maria Sacramento da Rocha (Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Coeppir, da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte)
Jenair Alves da Silva (doutoranda em Psicologia pela UFRN e integrante do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN)
Gabriel Medeiros de Miranda (Subsecretário da Juventude, da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte)
Maria Luiza Santos Nunes (graduanda em Gestão Pública e integrante do Observatório das Desigualdades da UFRN)
Oficina: políticas para juventude e igualdade racialno Rio Grande do Norte (Parte 2)
Horário: 20.00 às 21.30 horas
discentes, docente e demais comunidade universitária
movimentos sociais, governo e outras pessoas interessada
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.15.8