Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: A entrevista literária como provocação à história da literatura brasileira
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 40
Período do Evento: 27/06/2022 a 27/06/2022
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: FACULDADE DE ENGENHARIA, LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS DO SERIDÓ - FELCS Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: CURRAIS NOVOS - RN
Espaços de Realização: Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - FELCS
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: PALESTRA Carga Horária: 2 Quantidade de Vagas: 40
Responsável pela Ação: ANDRÉ TESSARO PELINSER
E-mail do Responsável: andre.pelinser@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99999-9999
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91821120

Resumo

 

A palestra intitulada "A entrevista literária como provocação à história da literatura brasileira", proferida pelo prof. Dr. Vitor Cei (UFES), propõe o argumento de que as 102 entrevistas com escritores publicadas nos dois volumes de "Notícia da atual literatura brasileira" (Cousa, 2020 e 2021) podem ser lidas como subsídios para uma história da vida literária nacional nas primeiras décadas do século XXI, servindo como um material de referência destinado tanto aos atuais quanto aos futuros leitores e pesquisadores da literatura brasileira contemporânea. A partir de um conjunto sistematizado de questões, as entrevistas registram o posicionamento de uma centena de escritores contemporâneos frente a temas como processo criativo, opções estéticas e éticas, forma literária e processo social, a autorrepresentação literária de grupos marginalizados e dominantes, as posições dos escritores diante de seus projetos de composição e de seu tempo, as dificuldades de acesso à publicação e aos leitores, os fluxos migratórios e os processos de desterritorialização, as questões de gênero, o machismo, a homofobia, o racismo e outros fatores que têm produzido impactos sobre o campo literário nacional.

 

Vitor Cei é professor Adjunto de Estudos Literários do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Coordenador Adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo. Graduado em Filosofia pela Ufes, graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Vila Velha, mestre em Letras pela Ufes e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche na Universidade Livre de Berlim. Foi professor de literatura e filosofia na Universidade Federal de Rondônia entre 2015 e 2019. Atua principalmente nas seguintes áreas: literatura comparada, crítica literária, teoria da literatura, estudos intermidiáticos e filosofia política brasileira contemporânea. Publica e orienta trabalhos sobre autoritarismo, entrevistas literárias, literatura brasileira contemporânea, niilismo, pessimismo, Adorno, Aleister Crowley, Machado de Assis e Nietzsche.

 

Esta atividade faz parte das ações do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Narrativa Ficcional Brasileira (UFRN/UCS), coordenado pelos professores André Tessaro Pelinser (UFRN) e Márcio Miranda Alves (UCS)


Programação

Dia 27 de junho de 2022.

Das 14h às 16h.

Palestra intitulada "A entrevista literária como provocação à história da literatura brasileira", proferida pelo prof. Dr. Vitor Cei (UFES), seguida de perguntas e debate.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e docentes da UFRN


Externo:

Discentes e docentes das instituições de ensino brasileiras e demais interessados



Membros da Equipe

  VITOR CEI SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ANDRE TESSARO PELINSER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  IANNY CAROLYNNE DA SILVA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  LETICIA FERNANDES MALLOY DINIZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.12.18