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MÓDULOS
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CONTEÚDOS
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OBJETIVO
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ESTRATEGIAS METODOLÓGICAS
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CARGA HORÁRIA/MINISTRANTE RESPONSÁVEL
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01 – Apresentação do Curso.
- Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h) com auxílio dos bolsistas.
- 1° encontro presencial.
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TEMA - Patrimônio Natural.
- Conceitos;
- Tipos/enquadramentos;
- Patrimônio Natural como conteúdo no ensino.
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- Objetivos: 1) compreender o conceito de patrimônio natural e sua tipologia e 2) Analisar o tema Patrimônio Natural como conteúdo no ensino.
- Atividade: elaboração de plano de aula envolvendo conteúdos associados ao tema “Patrimônio Natural”, devidamente justificados.
- Produto: conjunto de propostas de planos de aula integrando os conteúdos.
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- Atividades no AVA.
- Texto síntese/apostila elaborado pelo docente com auxílios dos monitores.
- Textos de referências escolhidos por cada ministrante.
- Atividade de campo.
- Atividades nos polos.
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03h/Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.
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02 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)
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TEMA – Geomorfologia de serras.
- Conceitos;
- Tipos/enquadramentos;
- Geodiversidade como conteúdo no ensino.
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- Objetivo: 1) compreender o conceito de geodiversidade e 2) relacionar este conceito com o ensino básico.
- Atividade: elaboração de check list sobre os valores da geodiversidade, com cada item devidamente justificado.
- Produto: check list sobre os valores da geodiversidade.
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03h/Prof. Dr. Davi do Vale Lopes/UFRN.
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03 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)
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TEMA – Solos de ambientes serranos
- Conceitos;
- Tipos/enquadramentos;
- Principais classes;
- Estratégias de conservação do solo.
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1) compreender o conceito de solo e 2) relacionar este conceito com o ensino básico.
- Atividade: elaboração de check list sobre as estratégias da conservação dos solos, com cada item devidamente justificado.
- Produto: check list sobre estratégias da conservação dos solos.
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03h/Prof. Dr. João Santiago Reis/UFRN.
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04 – Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)
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TEMA – Geoturismo, turismo rural e turismo comunitário.
- Conceitos;
- Uso e conservação dos locais de visitação;
- Novas oportunidades do turismo para a Serra de João do Vale.
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1) compreender os conceitos de turismo, turismo rural e turismo comunitário e 2) relacionar este conceito com o ensino básico.
- Atividade: elaboração de check list sobre as potencialidades turísticas da serra, com cada item devidamente justificado.
- Produto: check list sobre as potencialidades do turismo na serra.
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10h/Prof. Me. Hermínio Ramalho (Secretaria Estadual de Educação – RN).
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05 – Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h).
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Oficina: uso da fotografia da natureza como recurso didático na educação ambiental para o ensino básico.
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- Objetivo: utilizar os procedimentos básicos da fotografia da natureza como recurso didático na educação ambiental para o ensino básico.
- Atividade: elaboração de acervo fotográfico individual, através do recurso/equipamento que o professor/participante escolher (ex. câmera fotográfica, câmera de aparelho celular, outros), com paisagens e elementos da natureza que possam ser utilizados em sala para representar um ou mais conteúdos.
- Produto: Folder com material ilustrativo de paisagens e elementos da natureza que possam ser utilizados em sala para representar um ou mais conteúdos.
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3h/Prof. Me. Getson Medeiros (Secretaria Estadual de Educação – RN).
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06 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)
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TEMA - Bioma Caatinga.
- Biodiversidade;
- Sociedade e natureza no semiárido;
- A Caatinga Seridó.
- Serviços ecossistêmicos da Caatinga.
- A Caatinga como objeto de estudo no ensino de Geografia.
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- Objetivo: 1) compreender os aspectos bióticos e abióticos associados ao Bioma Caatinga e 2) analisar como ele pode ser trabalhado na educação básica.
- Atividade: elaboração de texto dissertativo-argumentativo, justificando a conservação da Caatinga no Geoparque Seridó, com base nos conteúdos já repassados e nas possibilidades associadas ao ensino.
- Produto: coletânea de textos sobre a conservação da Caatinga no Geoparque Seridó, a qual será socializada ente todos os participantes, após as devidas correções (este produto será construído ao longo dos módulos 06 a 08).
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06h/Prof. Me. Alisson Medeiros de Oliveira (IFCE).
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07 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)
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TEMA - A Caatinga como objeto de estudo na educação ambiental.
- Conteúdos associados.
- Estratégias didáticas.
- Recursos didáticos disponíveis.
- Produção de recursos didáticos
- Propostas de intervenção e atividades em campo
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- Objetivo: 1) discutir o Bioma Caatinga como como espaço para o ensino; 2) elaborar metodologias de intervenção didática em educação ambiental a partir do tema “Bioma Caatinga”.
- Atividade: elaboração de plano de aula com uma proposta metodológica de intervenção didática envolvendo conteúdos associados ao tema “Educação ambiental a partir do bioma Bioma Caatinga”, devidamente detalhado e justificado.
- Produto: conjunto de propostas de planos de aula integrando os conteúdos.
- Produto: coletânea de textos sobre a conservação da Caatinga no Geoparque Seridó, a qual será socializada ente todos os participantes, após as devidas correções (este produto será construído ao longo dos módulos 06 a 08).
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03h - Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.
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08 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)
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TEMA - Associativismo e importância da agricultura familiar.
- PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
- Conceito de associativismo.
- Conceito e prática da agricultura familiar.
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- Objetivo: discutir o conceito de conservação da natureza, como ele está regimentado no Brasil e como ele pode ser utilizada no ensino.
- Atividade: elaboração de texto dissertativo-argumentativo, justificando a criação de UCs no Geoparque Seridó, com base nos requisitos da lei, conteúdos já repassados e nas possibilidades associadas ao ensino.
- Produto: coletânea de textos dos discentes sobre a agricultura familiar.
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03h/Prof. Dr. Leandro Vieira Cavalcante.
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09 – Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h).
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TEMA – Patrimônio Arqueológico e o ensino.
- Arqueologia e o ensino;
- Educação patrimonial;
- Características dos sítios arqueológicos;
- Sítios arqueológicos no Geoparque Seridó;
- Práticas educativas em sítios arqueológicos.
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- Objetivos: 1) compreender as diferentes noções de patrimônio, em especial, o patrimônio arqueológico composto por evidências históricas e pré-históricas e presentes ao longo da área do Geoparque.
- Atividade: elaboração de texto dissertativo-argumentativo e ilustrativo sobre um geossítio com algum atributo arqueológico, justificando a conservação e uso sustentável (ex. Geoturismo) dos sítios arqueológicos sob o ponto de vista educacional.
- Produto: coletânea de textos sobre a conservação dos sítios arqueológicos no Geoparque Seridó, a qual será socializada ente todos os participantes, após as devidas correções.
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03h/Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.
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10 – Aula prática em campo (3h).
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- Objetivo - Aula de campo nos locais de valor didático educacional com belezas cênicas e/ou importantes elementos naturais (biológicos, geológicos etc.), visitação em locais de agricultura familiar e potenciais para o turismo comunitário.
- Atividade: visita dos participantes do curso em locais para fixação dos conteúdos ministrados. Em cada parada, o docente abordará os conteúdos ministrados nos encontros realizados, buscando relacionar claramente a viabilidade de atividades educacionais na área visita, potencialidades e limitações.
- Produto: cada discente irá elaborar um plano de aula de campo que contemple em seu trajeto no mínimo 01 local visitado e justificando cada conteúdo que poderá ser abordado.
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03h/ Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.
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