Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

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Ação de Extensão
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMÔNIO NATURAL – CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES(AS) AS COMUNIDADES RURAIS DA SERRA DE JOÃO DO VALE (RN/PB)
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 70
Período do Curso: 03/03/2022 a 16/12/2022
Área Principal: MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CERES - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: JUCURUTU - RN
CAMPO GRANDE - RN
TRIUNFO POTIGUAR - RN
SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ - PB
Espaços de Realização: Comunidades rurais da Serra de João do Vale com recorte territorial no município de Jucurutu/RN
Comunidades rurais da Serra de João do Vale com recorte territorial no município de Campo Grande/RN
Comunidades rurais da Serra de João do Vale com recorte territorial no município de triunfo Potiguar/RN
Comunidades rurais da Serra de João do Vale com recorte territorial no município de São J. do Brejo do Cruz/PB
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 010/2021-UFRN/PROEX (CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO 2022))
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: DIÓGENES FÉLIX DA SILVA COSTA
E-mail do Responsável: dfscosta@ceres.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99630-1150
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91820300

Resumo

O Curso de Formação Continuada para professores constituem propostas de atualização e aprofundamento da formação inicial, permitindo a ampliação de competências profissionais docentes. Estes cursos oferecem a formação continuada sobre conteúdos de uma área de conhecimento com reconhecida carência, possibilitando ao docente a aquisição de conhecimentos específicos para a sua práxis, vindo a atender as exigências impostas pela demandas sociais, exigências estas que se modificam com o passar dos tempos, tendo então o educador que estar constantemente atualizado.

Um dos eixos que despontam como mobilizadores das discussões acadêmicas no século XXI diz respeito a uma nova abordagem sobre o termo patrimônio natural, o qual tradicionalmente envolve formações biológicas e geológicas, porém a preocupação com a extinção de muitas espécies de animais e vegetais vem promovendo o desenvolvimento de estratégias para a conservação da biodiversidade. Infelizmente, as formações geológicas não são tratadas com o mesmo grau de profundidade. No entanto inúmeras ações a favor do trinômio geodiversidade, geoconservação e geoturismo estão sendo realizadas no Brasil permitindo uma maior discussão sobre a conservação do patrimônio geológico.

Entende-se por geodiversidade a variação natural dos aspectos geológicos (rochas, minerais, fósseis), geomorfológicos (formas e evolução de relevo) e do solo. É importante ressaltar que a geodiversidade não inclui apenas elementos abióticos da natureza, mas também os bióticos. Associada de maneira direta (assim como para com a biodiversidade), são necessárias ações empreendidas no sentido de preservar e de defender a geodiversidade, o que passa a ser entendida como geoconservação. Este viés da conservação assume importância a medida em que a exploração de determinadas áreas de beleza cênica e/ou também de importância geológica/mineral passa a ser alvo de visitação sem controle. É exatamente neste cenário em que surge a perspectiva de se realizar o inventário da geodiversidade de um local e a seleção de sítios representativos da sua história geológica, que formará a base para a geoconservação e o geoturismo. Portanto, o geoturismo é um novo segmento do turismo caracterizado por ter o patrimônio geológico como principal atrativo, e que, através de atividades de interpretação ambiental busca a compreensão dos fenômenos geológico-geomorfológicos atuantes no local visitado, assim como promover as Ciências da Terra e o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.

Associada ao patrimônio abiótico, os ecossistemas de Caatinga apresentam uma elevada riqueza  de espécies em escala regional (Nordeste), com cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região e dependendo direta e indiretamente dos serviços ecossistêmicos prestados por este bioma. Todavia, considera-se preocupante o cenário para preservação da Caatinga, pois em escala local pouco se sabe sobre a biogeografia e quais serviços a Caatinga está oferecendo em determinados locais. Portanto, evidencia-se a necessidade de se realizar ações voltadas também a conservação e maior conhecimento da sociedade sobre este bioma, partindo-se de elementos fundamentais como o ensino básico.

Neste cenário, propostas de educação ambiental de caráter crítico-pedagógico tornam-se necessárias para a preservação do patrimônio natural e cultural, a qual tem um papel fundamental a partir do envolvimento da comunidade local no estudo das questões ambientais. Portanto, tanto do eixo da geo quanto da biodiversidade, o papel do educador ambiental é fundamental nesse processo de transformação, principalmente quando se consegue proporcionar essa educação desde o ensino básico, possibilitando a formação de cidadãos conscientes das questões ambientais, de forma que a preservação desse patrimônio natural passe a ser encarada como preocupação da população em geral, e não apenas de uma pequena parcela.

Especificamente na Serra de João do Vale (RN/PB), a crescente discussão sobre o processo de aumento do turismo vem mobilizando diferentes atores sociais, desde as gestões públicas municipais aos veículos de mídia e estudantes da educação básica e superior. A partir desta problemática, pretende-se oferecer um curso de atualização para professores da educação básica (público e privada) sobre o patrimônio natural da serra e seu uso potencial para o ensino. Com esta perspectiva, acredita-se poder capacitar recursos humanos através da formação continuada para egressos dos cursos de licenciatura, nas modalidades EaD e presencial, os quais atuarão na propagação e difusão dos conhecimentos sobre o patrimônio natural local. Neste sentido, esta proposta vem a fortalecer a perspectiva de compartilhamento do conhecimento universitário e proporcionar formação continuada, no âmbito da região onde os professores da educação básica vêm atuando.

Com vistas em atingir estes objetivos, justifica-se a necessidade das duas quotas de bolsas de extensão para estudantes que serão selecionados para atuar no desenvolvimento do curso, principalmente na manutenção/atualização da página do curso na plataforma de interação, além de representarem um apoio fundamental a coordenação.

 

De maneira conjunta, o curso foi pensado buscando-se integrar uma série de conhecimentos relacionados ao tema educação ambiental e patrimônio natural, desde o seu enquadramento e possibilidades de abordagem no ensino, assim como uma discussão tanto no eixo da bio e da geodiversidade encontrada na serra, juntamente com um delineamento mais específico acerva dos sítios arqueológicos aí situados e quais suas potencialidades de uso para o professor da educação básica. Estes conteúdos serão ainda analisados pela ótica do turismo e da conservação, trazendo a tanto a geo quanto a biodiversidade para o universo da sala de aula como objetos de estudo no ensino e buscando-se propor/elaborar estratégias e recursos didáticos a partir destes temas. 


Programação

Programação:

MÓDULOS

CONTEÚDOS

OBJETIVO

ESTRATEGIAS METODOLÓGICAS

CARGA HORÁRIA/MINISTRANTE RESPONSÁVEL

01 – Apresentação do Curso.

 

- Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h) com auxílio dos bolsistas.

 

- 1° encontro presencial.

 

TEMA - Patrimônio Natural.

- Conceitos;

- Tipos/enquadramentos;

- Patrimônio Natural como conteúdo no ensino.

- Objetivos: 1) compreender o conceito de patrimônio natural e sua tipologia e 2) Analisar o tema Patrimônio Natural como conteúdo no ensino.

 

- Atividade: elaboração de plano de aula envolvendo conteúdos associados ao tema “Patrimônio Natural”, devidamente justificados.

 

- Produto: conjunto de propostas de planos de aula integrando os conteúdos.

- Atividades no AVA.

 

- Texto síntese/apostila elaborado pelo docente com auxílios dos monitores.

 

- Textos de referências escolhidos por cada ministrante.

 

- Atividade de campo.

 

- Atividades nos polos.

 

 

03h/Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.

 

02 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h) 

TEMA – Geomorfologia de serras.

- Conceitos;

- Tipos/enquadramentos;

- Geodiversidade como conteúdo no ensino.

- Objetivo: 1) compreender o conceito de geodiversidade e 2) relacionar este conceito com o ensino básico.

 

- Atividade: elaboração de check list sobre os valores da geodiversidade, com cada item devidamente justificado.

 

- Produto: check list sobre os valores da geodiversidade.

03h/Prof. Dr. Davi do Vale Lopes/UFRN.

03 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)

 

TEMA – Solos de ambientes serranos

- Conceitos;

- Tipos/enquadramentos;

- Principais classes;

- Estratégias de conservação do solo.

1) compreender o conceito de solo e 2) relacionar este conceito com o ensino básico.

 

- Atividade: elaboração de check list sobre as estratégias da conservação dos solos, com cada item devidamente justificado.

 

- Produto: check list sobre estratégias da conservação dos solos.

03h/Prof. Dr. João Santiago Reis/UFRN.

04 – Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)

 

TEMA – Geoturismo, turismo rural e turismo comunitário.

- Conceitos;

- Uso e conservação dos locais de visitação;

- Novas oportunidades do turismo para a Serra de João do Vale.

1) compreender os conceitos de turismo, turismo rural e turismo comunitário e 2) relacionar este conceito com o ensino básico.

 

- Atividade: elaboração de check list sobre as potencialidades turísticas da serra, com cada item devidamente justificado.

 

- Produto: check list sobre as potencialidades do turismo na serra.

10h/Prof. Me. Hermínio Ramalho (Secretaria Estadual de Educação – RN).

05 – Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h).

 

Oficina: uso da fotografia da natureza como recurso didático na educação ambiental para o ensino básico.

- Objetivo: utilizar os procedimentos básicos da fotografia da natureza como recurso didático na educação ambiental para o ensino básico.

 

- Atividade: elaboração de acervo fotográfico individual, através do recurso/equipamento que o professor/participante escolher (ex. câmera fotográfica, câmera de aparelho celular, outros), com paisagens e elementos da natureza que possam ser utilizados em sala para representar um ou mais conteúdos.

 

- Produto: Folder com material ilustrativo de paisagens e elementos da natureza que possam ser utilizados em sala para representar um ou mais conteúdos.

3h/Prof. Me. Getson Medeiros (Secretaria Estadual de Educação – RN).

 

 

06 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)

 

TEMA - Bioma Caatinga.

- Biodiversidade;

- Sociedade e natureza no semiárido;

- A Caatinga Seridó.

- Serviços ecossistêmicos da Caatinga.

- A Caatinga como objeto de estudo no ensino de Geografia.

- Objetivo: 1) compreender os aspectos bióticos e abióticos associados ao Bioma Caatinga e 2) analisar como ele pode ser trabalhado na educação básica.

 

- Atividade: elaboração de texto dissertativo-argumentativo, justificando a conservação da Caatinga no Geoparque Seridó, com base nos conteúdos já repassados e nas possibilidades associadas ao ensino.

 

- Produto: coletânea de textos sobre a conservação da Caatinga no Geoparque Seridó, a qual será socializada ente todos os participantes, após as devidas correções (este produto será construído ao longo dos módulos 06 a 08).

06h/Prof. Me. Alisson Medeiros de Oliveira (IFCE).

 

07 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h) 

TEMA - A Caatinga como objeto de estudo na educação ambiental.

 

- Conteúdos associados.

- Estratégias didáticas.

- Recursos didáticos disponíveis.

- Produção de recursos didáticos

- Propostas de intervenção e atividades em campo

- Objetivo: 1) discutir o Bioma Caatinga como como espaço para o ensino; 2) elaborar metodologias de intervenção didática em educação ambiental a partir do tema “Bioma Caatinga”.

 

- Atividade: elaboração de plano de aula com uma proposta metodológica de intervenção didática envolvendo conteúdos associados ao tema “Educação ambiental a partir do bioma Bioma Caatinga”, devidamente detalhado e justificado.

 

- Produto: conjunto de propostas de planos de aula integrando os conteúdos.

 

- Produto: coletânea de textos sobre a conservação da Caatinga no Geoparque Seridó, a qual será socializada ente todos os participantes, após as devidas correções (este produto será construído ao longo dos módulos 06 a 08).

03h - Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN. 

08 - Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h)

 

TEMA - Associativismo e importância da agricultura familiar.

- PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR.

- Conceito de associativismo.

- Conceito e prática da agricultura familiar.

- Objetivo: discutir o conceito de conservação da natureza, como ele está regimentado no Brasil e como ele pode ser utilizada no ensino.

 

- Atividade: elaboração de texto dissertativo-argumentativo, justificando a criação de UCs no Geoparque Seridó, com base nos requisitos da lei, conteúdos já repassados e nas possibilidades associadas ao ensino.

 

- Produto: coletânea de textos dos discentes sobre a agricultura familiar.

03h/Prof. Dr. Leandro Vieira Cavalcante.

 

09 – Aula teórica (02h) e desenvolvimento e atividade remota (01h).

 

TEMA – Patrimônio Arqueológico e o ensino.

 

- Arqueologia e o ensino;

- Educação patrimonial;

- Características dos sítios arqueológicos;

- Sítios arqueológicos no Geoparque Seridó;

- Práticas educativas em sítios arqueológicos.

- Objetivos: 1) compreender as diferentes noções de patrimônio, em especial, o patrimônio arqueológico composto por evidências históricas e pré-históricas e presentes ao longo da área do Geoparque.

 

- Atividade: elaboração de texto dissertativo-argumentativo e ilustrativo sobre um geossítio com algum atributo arqueológico, justificando a conservação e uso sustentável (ex. Geoturismo) dos sítios arqueológicos sob o ponto de vista educacional.

 

- Produto: coletânea de textos sobre a conservação dos sítios arqueológicos no Geoparque Seridó, a qual será socializada ente todos os participantes, após as devidas correções.

03h/Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.

10 – Aula prática em campo (3h).

 

- Objetivo - Aula de campo nos locais de valor didático educacional com belezas cênicas e/ou importantes elementos naturais (biológicos, geológicos etc.), visitação em locais de agricultura familiar e potenciais para o turismo comunitário.

 

- Atividade: visita dos participantes do curso em locais para fixação dos conteúdos ministrados. Em cada parada, o docente abordará os conteúdos ministrados nos encontros realizados, buscando relacionar claramente a viabilidade de atividades educacionais na área visita, potencialidades e limitações.

 

- Produto: cada discente irá elaborar um plano de aula de campo que contemple em seu trajeto no mínimo 01 local visitado e justificando cada conteúdo que poderá ser abordado.

 

03h/ Prof. Dr. Diógenes Costa/UFRN.

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes de graduação e pósgraduação nas áreas correlatas a Geografia e a Educação


Externo:

Professores da Educação Básica vinculados as redes pública e privadas das comunidades rurais da Serra de João do Vale (RN/PB)



Membros da Equipe

  LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  AMANDA KALYNE DE ARAÚJO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  JOAO RAFAEL VIEIRA DIAS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ASSUCENA NOGUEIRA BATISTA DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  GETSON LUIS DANTAS DE MEDEIROS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  ALISSON MEDEIROS DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  DAVI DO VALE LOPES
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  JOAO SANTIAGO REIS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  FRANCISCO HERMÍNIO RAMALHO DE ARAÚJO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

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