Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: SIBGRAPI 2022 - 35th Conference on Graphics, Patterns and Image
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 8 Público Estimado: 250
Período do Evento: 24/10/2022 a 28/10/2022
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA Unidades Envolvidas:
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO / PPgSC/UFRN
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO , FINANCIAMENTO EXTERNO(EDITAL INTEGRADO Nº 008/2022 (SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTEGRADOS 2022))
Tipo do Evento: CONGRESSO Carga Horária: 32 Quantidade de Vagas: 250
Responsável pela Ação: BRUNO MOTTA DE CARVALHO
E-mail do Responsável: bruno@dimap.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 98172-1353
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91820291

Resumo

O SIBGRAPI, originalmente conhecido como Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, teve sua primeira edição em 1988 e até hoje é considerado como o evento mais importante da área de Processamento Gráfico ou Computação Visual do Brasil e também da América Latina.  O SIBGRAPI tem demonstrado ter um impacto significativo no âmbitos nacional e internacional, tendo se internacionalizado (artigos e apresentações ocorrem em Inglês) há cerca de 20 anos, assumindo o nome Conference on Graphics, Patterns and Images.  O índice h5 atual do SIBGRAPI no Google Scholar é igual a 18, sendo que o evento foi classificado como um evento B1 no Qualis anterior (com estratos A1-A2, B1-B5) da área de Ciência da Computação, que leva em consideração publicações em eventos, sendo que o comitê de área sugeriu a classificação A3 para o novo Qualis.

Em 2022, a 35a edição do SIBGRAPI está sendo organizado pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e pelo Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA). O evento ocorrerá em paralelo ao 21o  SBGAMES (Brazilian Symposium on computer Games and Digital Entertainment) e ao 24o SVR (Symposium on Virtual and Augmented Reality), sendo que os três eventos acontecerão totalmente na UFRN, caso possam ocorrer de modo presencial. Estamos trabalhando com a possibilidade de executá-lo de forma híbrida ou remota, dependendo da evolução das condições sanitárias no país. Juntos, estes eventos agregam uma grande comunidade científica em Computação Visual, com a expectativa de contarem com a participação de mais de 1.000 pessoas.

Apesar de ser considerado o evento mais importante da área de Computação Visual, que engloba as subáreas de Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões Visuais, Realidade Virtual e Aumentada, e Visualização Computacional. Apesar de sua importância, e por causa disso, ser bastante seletivo em relação a aceitação de trabalhos, o SIBGRAPI tem o histórico de receber muitos artigos com participações de discentes de pós-graduação, inclusive com apresentações destes alunos. Esse foi o caso dos dois proponentes desta proposta bem como de vários ex-alunos nossos.

Em todas as edições, o evento conta com palestrantes nacionais e internacionais nas áreas de interesse do SIBGRAPI. Além das palestras e das apresentações do track principal, o SIBGRAPI abriga Tutoriais em temas atuais de interesse da comunidade, Workshops Temáticos, Workshop de Teses e Dissertações, Workshop de Trabalhos de Graduação, Workshop de Trabalhos em Andamento e Workshop de Aplicações Industriais. Os trabalhos aprovados no SIBGRAPI são publicados em anais do IEEE, ficando disponíveis através da base IEEE Xplore. Além disso , artigos selecionados serão publicados diretamente nas revistas Elsevier Computers & Graphics (Qualis A2) e IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters (Qualis A2).

Todos os artigos do track principal devem apresentar pesquisas que tenham produzido resultados relevantes e originais, e com validação e discussão pertinentes. As apresentações dos artigos devem descrever de maneira fundamentada os trabalhos desenvolvidos, bem como os resultados obtidos. Todos os artigos devem ser submetidos de forma anônima, e escritos em inglês, nos formatos definidos para cada track específica.

Todos os artigos serão avaliados por um comitê de revisores qualificados, composto de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, seguindo um processo de revisão duplamente cega (sem identificação dos autores, revisores e suas instituições). Os artigos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores para que possam ser publicados nos anais do evento. Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os artigos completos aceitos e apresentados no evento.

É importante ressaltar que há vários anos o SIBGRAPI inclui em sua programação o  Workshop de Aplicações Industriais (WIA), de modo a promover a participação de funcionários de empresas do setor tecnológico e a transferência de tecnologia para a sociedade.


Programação

O evento deverá ser composto por: 3 tutoriais (Tutorial 1, Tutorial 2 e Tutorial 3), selecionados dentre as

submissões feitas ao Tutorial Proposals; 2 workshops temáticos (TW1 a TW2), selecionados dentre as submissões

feitas ao Thematic Workshops; Workshop of Theses and Dissertations (WTD), com apresentação de pôsteres virtuais de

teses e dissertações selecionadas nessa trilha; o Workshop of Undergraduate Works (WUW), com apresentação de

pôsteres virtuais de trabalhos de graduação selecionados nessa trilha; o Workshop of  Works in Progress (WiP), com

apresentação de pôsteres virtuais de trabalhos selecionados nessa trilha; o Workshop of Industry Applications

(WIA), com apresentação de trabalhos selecionados nessa trilha; 12 sessões técnicas (TS1 a TS12), com apresentação

de 3 a 5 artigos cada, selecionadas para as trilhas Main Track, C&G Track e GRSL Track do evento; e por fim 4

palestrantes convidados (Keynotes IS1 a IS4).


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e docentes das áreas de Computação e Engenharias


Externo:

Discentes, docentes e pesquisadores das áreas de Computação e Engenharias



Membros da Equipe

  SAMUEL DA SILVA OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  BRUNO MOTTA DE CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FRANCINALDO DE ALMEIDA PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  EDSON ALYPPYO GOMES COUTINHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  FELLIPE MATHEUS COSTA BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  DUNFREY PIRES ARAGÃO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  EMERSON VILAR DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ÁLVARO PINTO FERNANDES DE NEGREIROS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ARTHUR ANDRADE BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

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