Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: “Pensamento brincante: sobre viver a cultura”
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 50
Período do Curso: 01/04/2022 a 31/05/2022
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
NATAL - RN
Espaços de Realização: A definir
UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 010/2021-UFRN/PROEX (CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO 2022))
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 16 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: FEDERICO SANGUINETTI
E-mail do Responsável: sanfede@hotmail.it
Contato do Responsável: (84) 98116-4631
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91820000

Resumo

APRESENTAÇÃO GERAL: O Curso de formação “Pensamento brincante: sobre viver a cultura” tem como objetivo convidar a pensar filosoficamente junto à cultura popular a partir de estudos, conversas e vivências com dois grupos tradicionais da cultura potiguar: Congo de Calçolas e Bambelô Cajueiro Abalô.

TEORIA: Desde um ponto de vista teórico, o curso pretende proporcionar uma reflexão "excêntrica" sobre uma série de temas filosóficos fundamentais, tais como: a questão da identidade nas suas várias declinações – em particular: comunitária, urbana, regional, nacional e cultural; a importância da memória e da ancestralidade (Ribeiro 2020); questões ligadas à estética, à filosofia da arte e a sua conexão com a política e a educação, com foco particular nas artes populares (Lara 2007, Alves 2003); a relação entre filosofia e cidade (Meagher 2008; Medeiros/Galdino 2020); a relação local/global na produção de pensamento (Santos/Meneses 2010; Latour 2018,); e, mais em geral, as modalidades de produção de conhecimento além das epistemologias tradicionalmente validadas pela academia (Almeida 2010). Destarte, o curso visa promover uma reflexão sobre o próprio conceito de filosofia, em particular sobre o seu estatuto teórico e prático/político, tendo em vista um horizonte de ecologia de saberes (De Carvalho 2016, De Carvalho/Águas 2015)

PEDAGOGIA: Desde um ponto de vista pedagógico, o curso tem como objetivo alimentar o processo de diversificação da proposta didática, metodológica e curricular da filosofia, tanto a nível de ensino superior (por meio da participação de discentes em geral) quanto a nível de ensino médio (por meio da participação de discentes de licenciatura e docentes da rede pública de ensino). Mais especificamente, o curso pretende colocar em destaque a importância de tradições de pensamento afrodescentendes e indígenas ainda pouco presentes na prática docente e nos currículos de filosofia das escolas e universidades do estado – embora, a nível de ensino médio, o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar tenha avançado neste sentido. Familiarizando discentes de graduação, pós-graduação, e docentes de escolas estaduais com manifestações culturais oriundas de tais matrizes de pensamento, o curso visa a promover mudanças tanto nas práticas dxs docentes quanto nos interesses de pesquisa dxs discentes – mudanças que espera-se possam ter um impacto institucional direto na implementação do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e na elaboração de pesquisas e de currículos que contemplem mais ainda a pluralidade de tradições e a riqueza cultural e teórica nacional e regional.
Acredita-se que tal efeito possa ir muito além da filosofia, interessando áreas tais como história, comunicação, artes, literatura, etc.
Além disso, o curso pretende trabalhar a conexão entre teoria e prática envolvendo o público nas oficinas e produzindo entrevistas e material didático que pode ser aproveitado tanto pelxs docentes quanto pela comunidade, no intuito de divulgar, preservar e fortalecer as próprias tradições.

PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES: Com efeito, além dos impactos pedagógicos e curriculares, a divulgação de conhecimentos acerca das manifestações culturais dos Congos e do Bambelô da Vila de Ponta Negra na sociedade civil representa um elemento essencial para a sua preservação. Neste sentido o curso está sendo pensado conjuntamente com a Escola Popular Vir-a-Vila e com os Mestres Pedro Correia (Congo de Calçolas) e Pedro de Lima (Bambelô). Num momento em que as novas gerações estão muito mais voltadas para as redes sociais e para uma cultura globalizada e há pouco acesso à vivência na cultura popular, este curso oferecerá a possibilidade de estabelecer uma conexão com estes grupos, fazendo com que mais pessoas venham a conhecer, despertem interesse e se envolvam nos movimentos. Além disso, o curso conta com o apoio dos grupos culturais e das organizações da comunidade, tais como a Escola Popular Vir-a-Vila e o Forum Vila em Movimento. Graças a estas parcerias, o grupo será amplamente divulgado, especialmente na própria Vila de Ponta Negra, e algumas atividades terão lugar em espaços da comunidade, tais como o Centro Pastoral da Vila de Ponta Negra, com a finalidade de visibilizar e fortalecer os movimentos em geral e os grupos específicos em particular.

ARTICULAÇÃO COM A POLÍTICA DE EXTENSÃO DO DEFIL: Cabe destacar que esta iniciativa está estritamente vinculada a outras iniciativas do DEFIL, se inserindo perfeitamente na política de extensão do departamento:

  • Primeiro, o curso dialoga com grupo de estudo "Pensadorxs Brasileirxs", que no sexto (2022.1) e sétimo (2022.2) semestre de atividade focará em figuras centrais do pensamento negro brasileiro (Abdias Nascimento e Beatriz Nascimento) e do pensamento indígena (Daniel Munduruku, Márcia Kambeba, Graça Graúna, e Aline Pachamama entre outrxs) – tradições de pensamento que estão na base das manifestações culturais dos Congos e do Bambelô.

  • Segundo, o curso dialoga com a linha de pesquisa "Tópicos da filosofia da cidade" do projeto "AMBIENTE, CIDADE E SAÚDE NO RN – DESAFIOS E ESTRATÉGIAS CONTRA OS DESASTRES", em colaboração entre o PPGFIL e o PPECO, aprovado pela FAPERN. Com este curso pretende-se fortalecer o vínculo entre a pesquisa e produção acadêmica, de um lado, e a realidade urbana de Natal, de outro – especificamente com manifestações culturais e de pensamento da Vila de Ponta Negra, tendo em vista a perspectiva desta comunidade, sua inserção no contexto urbano natalense, suas lutas e seus desafios.

  • Terceiro, o curso dá continuidade às atividades da XXX Semana de Filosofia (Novembro 2021), cujo título foi "Arte, cultura e política no Brasil". Com efeito, entende-se que Congos e Bambelô, como formas artísticas, se configuram como formas de resistência cultural e política, que se enraízam na própria história da Vila de Ponta Negra.

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES: Cabe acrescentar que o curso contribui com a obtenção de objetivos estratégicos do PPI (tais como "a disseminação da flexibilidade curricular", o "estímulo ao desenvolvimento de práticas pedagógicas [...]”, a "interação dialógica da academia com a sociedade // formação cidadã", a "formação didático-pedagógica permanente dos docentes" e a "adoção de práticas inovadoras").
Em particular, cabe ressaltar que o curso fomenta a interdisciplinaridade e a cooperação entre universidade e comunidade. De fato, ele conta com o apoio de professorxs e alunxs de áreas diferentes bem como organizações da comunidade ligadas à sociedade civil e à saúde, tendo o entendimento amplo que a saúde de um povo também passa pelo acesso à cultura.


REFERÊNCIAS:

Almeida, M. G. D. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

Alves, T. Herdanças de corpos brincantes: os saberes da corporeidade/africanidade em danças afro-brasileiras. Natal: EDUFRN, 2003.

Alves, T. Encantos da Vila, vivenciando saberes: uma experiência com arte, cultura e educação. Natal: EDUFRN, 2010.

De Carvalho, J. J. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e pesquisa. Cadernos de inclusão 8, pp. 5-13, 2016.

De Carvalho, J. J.; Águas, C. Encontro de saberes: um desafio teórico, político e epistemológico. Atas do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte, e Norte-Sul. Ed. B. De Sousa Santos e T. Da Cunha. Vol. I. 2015, pp. 1017-1027.

Galdino V.; Medeiros, C. (Orgs.). Experimentos de filosofia pós-colonial. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2020.

Lara. L. M. O sentido ético-estético do corpo na cultura popular e a estruturação do campo gestual. Movimento, v. 13, n. 03, p. 111-129, setembro/dezembro de 2007.

Latour, B. Down to Earth: Politics in the New Climatic Regime. Cambridge: Polity Press, 2018.

Meagher, S. Philosophy and the City. Albany, NY: SUNY Press, 2008.

Ribeiro, K. O futuro é ancestral. Le monde diplomatique (Brasil). 19 de Novembro 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-futuro-e-ancestral/

Santos, B. De Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.



 


Programação

O curso conta com três tipos de atividades:

  1. Grupo de estudo, em que serão discutidos textos, dissertações e materiais audiovisuais sobre os Congos de Calçola da Vila de Ponta Negra e sobre o Coco em geral e o Bambelô em particular. O contato com pesquisas e materiais audiovisuais objetiva fornecer uma base de conhecimento prévio ao público e oferecerá a oportunidade de discutir e debater alguns temas filosóficos centrais, tais como: identidade (comunitária, nacional, cultural); memória e ancestralidade; temas de estética e filosofia da arte (em particular, relativos às artes populares) e sua relação com a educação e a política; relação filosofia/cidade; relação local/global no pensamento; modalidades e metodologias de produção de conhecimento; conceito de filosofia; ecologia de saberes.

  2. Encontros de formação e roda de conversa com os mestres de Congos e Bambelô da Vila de Ponta Negra. Nestes encontros de formação os próprios mestres proporcionarão uma iniciação sobre os Congos e o Bambelô, compartilhando seu conhecimento e suas trajetórias, e conversarão com o público. Novamente, nas exposições e no debate serão abordados os temas filosóficos mencionados acima. Os mestres envolvidos no projeto são Mestre Pedro Correia e Mestre Pedro de Lima, além de outrxs integrantes dos grupos tradicionais.

  1. Oficinas práticas de Congos e Bambelô com os mestres, com ensinamentos de práticas associadas (cantigas, dança, coreografias, construção de instrumentos, etc.).


Haverá 1 encontro por semana, durante 8 semanas entre Abril e Maio 2022.


Encontro 1 [duração 2h] -- Grupo de estudos 

Encontro 2 [duração 2h]-- Grupo de estudos

Encontro 3 [duração 2h] – Encontro de formação com os Mestres 

Encontro 4 [duração 2h] – Oficina Congos

Encontro 5 [duração 2h] -- Grupo de estudos

Encontro 6 [duração 2h] – Grupo de estudos

Encontro 7 [duração 2h] -- Encontro de formação com os Mestres

Encontro 8 [duração 2h] -- Oficina Bambelô



Carga horária para participantes = 16h

As leituras e os conteúdos de cada encontro do grupo de estudos serão divulgados posteriormente. A programação pode sofrer alterações nos dias, nos locais e nos horários. Eventuais alterações serão notificadas para xs inscritxs.



BIBLIOGRAFIA E MATERIAIS AUDIOVISUAIS:

Dos Santos, I. S. Memórias nos corpos e lugares de memória: sob o olhar da dança dos Congos de Calçola da Vila de Ponta Negra. Dissertação de Mestrado. Natal: UFRN, 2017.

Alves. T. Herdanças de corpos brincantes: os saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras. Natal: EDUFRN, 2006.

Alves, T. Encantos da Vila, vivenciando saberes: uma experiência com arte, cultura e educação. Natal: EDUFRN, 2010.

Andrade, M. Os cocos. Editora Itatiaia, 2002.

Caminhos do coco. Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=WVP_vXb_GLk

Memorial Pedro C. Lima. Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=Lwn834NEa_o

Curta os Congos. Curta os Congos: CURTA OS CONGOS - YouTube

Não estamos à venda. Filme: Não Estamos à Venda (filme completo) - YouTube




Públicos Alvo

Interno:

Discentes de filosofia e áreas afins, comunidade universitária em geral


Externo:

Professorxs de ensino médio de filosofia e áreas afins, pessoas interessadas na cultura popular



Membros da Equipe

  PEDRO SANTOS CORREIA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  RANAH DANTAS DUARTE
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  RAQUEL CARDOZO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  RICELLY PEREIRA DE SOUSA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FELIPE DA SILVA NUNES
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  VALDICLEY EUFRAUSINO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ELIANA COSTA GUERRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EDUARDO ANIBAL PELLEJERO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  PEDRO CARLOS DE LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  FEDERICO SANGUINETTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

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