Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Saúde e Bem-estar vocal: aprimoramento da voz e da competência comunicativa
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 60
Período de Realização: 01/03/2022 a 30/12/2022
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: plataformas digitais - siga e Google Meet
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2022 - (1) EDITAL Nº 007/2022-UFRN/PROEX (SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO - NOVAS PROPOSTAS E RENOVAÇÃO PARA 2022))
Responsável pela Ação: LARISSA THAIS DONALONSO SIQUEIRA
E-mail do Responsável: larissa.siqueira@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99968-4648
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91819362


Resumo

Os professores desempenham um importante papel social na formação educacional e no desenvolvimento humano. Essa classe de profissionais é a mais estudada na área de Voz da Fonoaudiologia por apresentar maior prevalência de risco para o desenvolvimento de problemas vocais, denominados de disfonia. A presença de disfonia comportamental em professores reduz as atividades de ensino, limita o desempenho profissional e as interações sociais, pois há um grande número de licenças médicas, afastamentos e readaptações de funções, o que gera prejuízos na carreira e aumento nos custos financeiros e sociais. Além disso, prejudica a qualidade de vida nos aspectos social, emocional e físico. Uma vez que a disfonia compromete a transmissão natural e equilibrada da mensagem verbal e emocional, consequentemente haverá um comprometimento no desempenho e eficácia do ensino. Dessa forma, o objetivo de intervenções fonoaudiológicas é propiciar melhora da qualidade de vida do professor, bem como aprimoramento da competência comunicativa, promovendo saúde vocal e prevenindo disfonias futuras. Uma das formas de intervenção que pode ser utilizada para essa finalidade é a abordagem vocal indireta, composta por ações educativas que auxiliam o profissional da voz a compreender a anatomofisiologia da produção vocal, identificar a presença de comportamentos e hábitos vocais inadequados, orientar sobre os hábitos de saúde e bem-estar vocal, bem como assessorar na criação de estratégias adequadas às necessidades vocais do dia a dia para mudança de comportamento vocal. Dessa forma, esse projeto tem por objetivo promover à saúde e bem-estar vocal e aprimoramento da competência comunicativa e saúde vocal para professores. Tal projeto será desenvolvido com professores da cidade de Natal e região, os quais receberão intervenções vocais na abordagem indireta e de forma remota, ou seja, com atividades síncronas e assíncronas, o que compõe a promoção em saúde vocal por Telefonoaudiologia. Serão realizados 6 encontros on-line, com duração de 1 a 2 horas, para discussões, orientações, reflexões e práticas para aprimorar a voz e comunicação. Além disso serão disponibilizados materiais gravados e por escrito para auxiliar na mudança de comportamento e aprimoramento da comunicação dos professores na sala de aula, bem como nas atividades diárias. Essas atividades serão realizadas por discentes do curso de Fonoaudiologia com supervisão e participação da docente coordenadora, bem como de reuniões entre a equipe executora. Os professores participantes do projeto também serão avaliados em relação ao comportamento vocal e comunicativo. Ao ser constatada alteração vocal após o término das atividades, os professores serão encaminhados a atendimento fonoaudiológico gratuito na clínica escola de Fonoaudiologia. Espera-se que esse projeto possa promover melhora da qualidade de vida e da saúde vocal, bem como aprimoramento da comunicação de professores da Universidade e da cidade do Natal, com consequente diminuição das alterações vocais e melhora do desempenho docente nas salas de aula, seja de forma presencial ou remota. Além disso, objetiva-se com este projeto formar e construir profissionais e cidadãos que contribuam no enfrentamento de problemas e questões sociais, principalmente no âmbito da voz e comunicação humana, impactando positivamente a saúde e qualidade de vida da sociedade.


Públicos Alvo

Interno:

discentes do curso de Fonoaudiologia


Externo:

professores da cidade de Natal e região



Membros da Equipe

  CAIO ROBSON DANTAS COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  IZA MARIANNA DE CASTRO SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  LARISSA THAIS DONALONSO SIQUEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  JAMILE LUCY NUNES MORAES DE ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  WILTHON NUNES DE MEDEIROS FILHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  LARA LIANE DE QUEIROZ PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  FABIO IRAN ASSIS DE ARAUJO JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  THAYNAR RICELLY SILVA MARINHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  PATRICIA DOMINGUEZ CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE

  CAIO MATEUS DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  FELIPE SILVA DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  JULIANA FERNANDES GODOY
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JAÍRLE LAÍS ALVES DO NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)


Lista de Fotos

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