Os seminários de avaliação do desenvolvimento do projeto: Ferrovia e Centralidade nas Bocas de Sertão do Semiárido Brasileiro: Geografia Histórica Urbana, Dinâmica Socioespacial e Patrimônio faz parte das atividades inicialmente programadas na pesquisa, que conta com o auxílio financeiro do Edital Universal MCTI/CNPq – n. 01/2016. É um momento impar para se expor resultados sistematizados, intercambiar dados e informações, ajustar caminhos e análises e indicar novas abordagens e desdobramentos.
Tem a participação da maioria dos integrantes dos grupos envolvidos e de estudiosos consultores convidados, mas também de outros pesquisadores interessados no assunto. Para este II Seminário está previsto a presença dos consultores internacionais, professores Pedro Novo da Universidad del Pais Vasco (UPV/EHU-Espanha) e Perla Bruno da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP-Argentina), e a apresentação de trabalhos inscritos em seus 04 grupos temáticos que o estruturam – GT1: Cidade produto social: contexto das cidades – desenvolvimento econômico, social e político, GT2: Ferrovia e rede urbana, GT3: Cidade, ferrovia e expansão urbana – intraurbano, GT4: Patrimônio Ferroviário.
A pesquisa que fundamenta o seminário e nela se insere como uma de suas atividades tem possibilitado ampliar a discussão teórica e desvelar como as ferrovias foram adentrando o território brasileiro e atingindo as cidades bocas de sertão em diferentes regiões, com impactos diferentes nas atividades econômicas e na estruturação do urbano. No caso estudado mais especificamente em cidades localizadas na Região Nordeste (atual divisão administrativa), particularmente no território do Semiárido, muitas vezes fazendo parte de obras amenizadoras das consequências de estiagens prolongadas.
As cidades inicialmente eleitas para o estudo foram, após avaliação no primeiro seminário, redefinidas e estão situadas em diferentes unidades federativas: Mossoró, Rio Grande do Norte; Campina Grande, Paraíba; Caruaru, Pernambuco; Crato, Ceará. Todas essas cidades consistiram em “bocas de sertão” e se tornaram “pontas de trilho” ou cidades na beira da linha com seus pátios ferroviários. Foram escolhidas por sua representatividade nos respectivos territórios e pela centralidade que se revela desde o início do século XX; centralidade e dinâmica econômica destacadas mas não com a mesma intensidade. As consonâncias e as dissonâncias da repercussão da ferrovia nestas cidades fazem parte da análise. Acrescenta-se que a memória das cidades brasileiras é pouco elucidada e quando se trata de cidades interioranas que não são capitais e nem estão inseridas nos circuitos internacionais mais amplos do turismo, pouco se conhece sobre a sua história e o seu patrimônio. Os espaços ferroviários que ainda se encontram cravados nas malhas urbanas podem ser testemunhos da atividade humana e da história da operação e da técnica ferroviária no Brasil. Um dos intuitos da pesquisa é fazer o registro destes espaços para então afirmar ou não, o seu significado histórico, cultural e arquitetônico.
A pesquisa tem como coordenadora geral a profa Doralice Sátyro Maia (UFPB) e a nível local a profa Angela Lúcia Ferreira. Constitui mais uma parceria que consolida a Rede de Pesquisa História Urbana e do Território da qual integram os grupos (HCUrb/UFRN, GPUR/UFERSA, GeUrb/UFPB, HUPyP/UPV e GECyPU/UNMdP) e os pesquisadores participantes do projeto e do presente Seminário, como apresentadores ou consultores-avaliadores. Este segundo evento está sendo organizado pelo grupo de pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo – HCUrb, vinculado ao Depto de Arquitetura da UFRN e será realizado de forma virtual.
II Seminário de Pesquisa - Ferrovias nas Cidades Bocas de Sertão - Semiárido Brasileiro
1º dia - 28/07 (quarta-feira)
MANHÃ: 09h-13h
9h-10h
Checagem e confirmação das inscrições dos participantes, apresentadores de trabalho e ouvintes.
10h-13h
Abertura do evento e apresentação dos grupos com informes dos andamentos das pesquisas nos diferentes grupos e eixos de análises.
13h-14h - Intervalo para o almoço
TARDE: 14h-17h
GT1: Cidade produto social: contexto das cidades – desenvolvimento econômico, social e político
Título: Realidade Socioeconômica e Política do Nordeste – a política econômica algodoeira no Nordeste na primeira metade do século XX (de 1920 até 1945).
Autor: Fritz Miguel Morais Moura (UFRN)
Título: A boca do sertão na beira do mar: os portos e a circulação viária nordestina.
Autor: Yuri Simonini (UNI-RN)
Título: A Ferrovia e as secas de início do século XX: estudo da relação entre a via férrea e o combate à estiagem no Oeste Potiguar.
Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Isabelle Pereira Soares (UFERSA)
Debates e encaminhamentos
GT2: Ferrovia e rede urbana
Título: A Estrada de Ferro de Baturité e a consolidação de uma rede urbana cearense (1872-1930).
Autor: Igor Carlos Feitosa Alencar (UFPB)
Título: Do Atlântico ao Sertão: a ferrovia de Mossoró a Sousa e o processo de estruturação territorial da região Oeste Potiguar (1875-1950).
Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Luiz Antônio Ferreira Soares, Milena Dutra, Laura Beatriz Arruda (UFERSA)
Título: Rede Urbana e a Centralidade Ferroviária de Campina Grande (1907 – 1913).
Autoras: Elizangela Justino de Oliveira (UFRN) e Maria Simone Morais Soares (IFSE)
2º dia - 29/07 (quinta-feira)
09h-10h
Abertura da sala checagem das apresentações dos trabalhos da jornada.
GT3: Cidade, ferrovia e expansão urbana – intraurbano
Título: Dinâmica e expansão urbana no Crato-CE a partir da chegada da ferrovia: apontamentos iniciais.
Título: No movimento do trem: transformações e continuidades no espaço urbano de Mossoró (1915-1953).
Autores: Breno de Assis Silva Araújo; Paulo Vitor Pontes Cardoso; Angela Lúcia Ferreira. (UFRN)
Título: A ferrovia e as alterações no espaço urbano de Caruaru – PE.
Autores: Barbara França (UFPB) e Paula Dieb Martins (IFPB)
GT4: Patrimônio Ferroviário
Título: Uma ponte para o mundo: o patrimônio edificado das estações de trem da Estrada de Ferro Mossoró a Sousa – Inventário e crítica contemporânea.
Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Arthur Oliveira, Jassira Rodrigues, Juliana Castro (UFERSA)
Título: Descortinando a complexidade do patrimônio ferroviário.
Autora: Maria Emília Freire (IPHAN)
Avaliação do evento, desdobramentos da pesquisa e encerramento das atividades.
Participação dos consultores-avaliadores externos:
Profa Perla Bruno – Universidad Nacional de Mar del Plata (UMNdP-Argentina)
Prof. Pedro Novo – Universidad del País Vasco (UPV/EHU-Espanha)
pesquisadores (discente e docentes) das áreas de arquitetura, geografia, história e planejamento urbano e regional
público em geral interessado na história do sertão, de suas cidades e de sua ocupação
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