O presente curso de extensão almeja apresentar algumas ferramentas de criação de podcasts com o objetivo de contribuir na formação inicial e continuada dos (futuros) profissionais da educação. Dessa forma, o curso será realizado a partir da exposição dialogada sobre os referidos recursos, mostrando suas funcionalidades, vantagens, desvantagens e modos de uso. Ao final, os participantes irão produzir, editar e divulgar podcasts voltados para a educação, utilizando alguma das ferramentas apresentadas, com o intuito de evidenciar a habilidade do uso de tais ferramentas pelos participantes.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
As atividades acontecerão em formato síncrono e assíncrono. A parte assíncrona será via Google Meet, para a exposição das ferramentas digitais de produção de audiovisuais, envio de questionários Google Forms e compartilhamento das produções dos participantes. A elaboração da produção audiovisual acontecerá em formato assíncrono, assim como o atendimento individualizado (em caso de dúvidas).
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: Data
Atividade
CH
Formato
11/08
Explanação interativa, com uso em aula das ferramentas de produção de áudio (Anchor e Discord) e suas aplicações no ensino
3
Síncrono, via Google Meet
12/08
Produção do podcast (com acompanhamento individual via WhatsApp)
Assíncrono
13/08
Apresentação em das produções e ajustes da versão final
4
Síncrono, via Whatsapp
RECURSOS UTILIZADOS:
A atividade será oferecida no formato remoto, sendo necessária a disponibilidade de computador e celular com acesso à internet.
AVALIAÇÃO:
─ Assiduidade nos encontros síncronos
─ Envio de atividades via Whatsapp no prazo estabelecido.
─ Produção do roteiro e do podcast utilizando alguma das ferramentas apresentadas durante o curso.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Ana Amélia A. Os Podcasts no Ensino Universitário: Implicações dos Tipos e das Duração na Aceitação dos alunos. In: CARVALHO, Carlos Vaz de; NISTAL, Martín Llamas; SILVEIRA, Ricardo (Coord.). TICAI 2008: TIC’s para a Aprendizagem da Engenharia. Porto: Editora Politema, 2008.
CARVALHO, Saulo Rodrigues; OLIVEIRA, Ilena Aparecida; OLIVEIRA, Sabrina Aparecida de. PODCAST COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO. v.2. Guarapuava, PR: Revista aproximação, 2020.
CRUZ, Sónia Catarina. O Podcast no Ensino Básico. Tese de doutorado. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd. 2009. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf>. Acesso em 25 de junho de 2021.
Alunos das licenciaturas da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - Currais Novos
Professores das redes estadual, municipal e privada de ensino, bem como interessados em geral no tema proposto
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.18