Esse curso de iniciação/divulgação consiste numa ação de extensão que está em sua 3ª edição e que se propõe a oferecer atividades de formação ligadas ao exercício da docência, particularmente, para formação e inicial e continuada de professores de matemática de modo a promover ciclos de palestras, oficinas e minicursos relacionados às tendências atuais em educação matemática, bem como, outros temas inerentes a ação docente tendo em vista amplitude de possibilidades apontadas pelas pesquisas que impulsionam o campo da educação matemática no tocante aos processos de ensino e aprendizagem dessa ciência, sobretudo, vinculadas aos anseios metodológicos de abordagens recentes nas aulas de matemática. Assim, considera a atuação supracitada na perspectiva do professor pesquisador que ancora sua prática em fundamentos como os trazidos por Kranz (2015) sobre desenho universal, Gil (2008) sobre pesquisa social, Borba e Penteado (2019) sobre uso da informática na educação matemática, em Lorenzato (2006) e Smole et. al. (2007 e 2008) sobre uso de jogos e materiais manipulativos, em Miguel e Miorim (2019) a respeito do uso da História da Matemática no ensino, em D´Ambosio (1993) no tocante a etnomatemática, e Ponte, Brocardo e Oliveira (2019) quanto a investigação matemática, em Biembengut (2005) sobre modelagem matemática, assim como, em Allevato e Onuchic (2011) para resolução de problemas, entre outras referências. Para mais, almeja contemplar às demandas de atualização do professor, em especial, de matemática, para atuar no modelo remoto e/ou híbrido emergencial exigido pela situação de pandemia da COVID-19 em que fomos atingidos, bem como, em outras modalidades de ensino como o presencial. Desse modo, conta com rede de pesquisadores e experientes professores inclusive, egressos da UFRN, como também, de programas como PIBID e RP, que retornam a instituição para relatar/compartilhar suas experiências profissionais, abrindo espaço para diálogo entre atores da docência matemática em diferentes âmbitos, sejam na formação inicial (licenciandos), formação continuada (professores da educação básica e professores da UFRN), formadores de professores, entre outros, numa consonância de partilha de saberes e conhecimentos.
O curso será composto de três encontros síncronos, de 3hs cada, envolvendo atividades como oficinas e minicursos, além de atividades assíncronas de desdobramento dos encontros síncronos, com carga de 2h. Desse modo, envolverá:
· Oficina de construção de Artigo Científico – atividade síncrona pelo google meet (3hs):
Proferida por: Dr. Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas e Monica Lhamas Mira da Silva de Melo
Data: 20/07/2021 das 8hs às 10hs
· Atividade de prática sobre escrita científica (2hs) – atividade assíncrona
Data: 21/07/2021
· Mesa redonda de relatos de experiência de egressos– atividade síncrona pelo google meet (3hs):
Participantes: Claudionara Brenda Mendes Galdino, Francisco Cleiton Soares Barbosa, Jobson Hugo de Sousa Soares
Data: 03/08/2021 das 8hs às 10hs
· Atividade de prática reflexiva sobre tópicos discutidos na mesa (2hs) – atividade assíncrona
Data: 04/08/2021
· Palestra sobre Educação Matemática Inclusiva – atividade síncrona pelo google meet (3hs):
Ministrada por: Dra. Claudia Kranz
Data: 17/08/2021 das 8hs às 10hs
· Atividade de prática dos recursos estudados na oficina (2hs) – atividade assíncrona
Data: 18/08/2021
licenciandos, alunos da pós-graduação e professores da UFRN
Licenciandos e professores de Matemática (professores do estado das escolas das RP e PIBID e outras escolas de educação básica, licenciandos de matemática da UFERSA, etc)
CARTAZ FERNANDO
CARTAZ CLAUDIA
CARTAZ MESA
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1