Antônio Roseno de Lima, nascido na cidade de Alexandria (RN), mudou-se para Campinas (SP), onde trabalhou como fotógrafo e artista plástico, falecendo nessa cidade, em 1998.
Sua produção plástica remete à “arte bruta”, caracterizando-se por uma liberdade extrema, tanto em relação às temáticas, quanto à estética, com formas e cores de forte impacto visual, muitas vezes misturando imagem e texto. Admirada por muitos, a arte de Roseno passou a figurar no acervo de importantes museus, como a famosa “Collection de L’Art Brut”, de Lausanne, na Suíça. No RN, no entanto, ele permanece praticamente desconhecido.
O evento pretende reverter essa situação, apresentando a vida e a obra de Roseno para o público potiguar e além dele, reconhecendo e celebrando um grande artista brasileiro.
Geraldo Porto, professor da UNICAMP e autor de um Mestrado e um Doutorado sobre Roseno, falará sobre a trajetória e a obra do artista, em um encontro mediado pelos pesquisadores Antônio Marques e Everardo Ramos, da UFRN.
O evento acontece no âmbito do Festival CORES DO INTERIOR, promovido pela Sociedade dos Amigos da Pinacoteca do RN, e do MCC VIRTUAL, a versão online do Museu Câmara Cascudo da UFRN, em 25/05/2021, às 20h, com certificado para os participantes que se inscreverem.
O evento será transmitido simultaneamente pelos Facebook da Sociedade dos Amigos da Pinacoteca e pelo YouTube e Facebook do Museu Câmara Cascudo.
professores, técnicos e estudantes do MCC
Comunidade acadêmica e sociedade em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.15.13