O Núcleo de Educação da Infância – NEI – CAp/UFRN vem contribuindo, ao longo dos seus 42 anos, com a formação dos professores da rede pública de ensino que tem a infância como centro de seu fazer pedagógico. Sabendo que o NEI – CAp/UFRN é uma instituição que desenvolve sua prática pedagógica baseada na tríade ensino, pesquisa e extensão, é necessário que a nossa proposta, seja articulada a esses três eixos que sustentam a filosofia nos termos teóricos e práticos da UFRN. Nesse sentido, é fundamental que o professor contribua com a formação, o aprendizado e o desenvolvimento da criança em uma perspectiva indissociável ao ensino, pesquisa e extensão, ao produzir conhecimentos no exercício do saber, fazer, refletir e dialogar coletivamente no âmbito escolar. Nessa perspectiva, compreendendo que a maioria dos docentes pedagogos não tiveram acesso durante sua formação inicial à área de conhecimento de teatro, o Núcleo de Educação da Infância – NEI-CAp/UFRN investe na formação continuada de professores docentes internos da UFRN, como também externos, no caso, professores da rede pública municipal e estadual, para efetivar o ensino de teatro na sala de aula, por meio de jogos, possibilitando a construção de práticas coletivas ao levar as crianças envolvidas a pensar, refletir, construir saberes, na e pela linguagem teatral. Nessa dinâmica, entre os anos de 2018 a 2020, desenvolvemos a 1ª edição do curso de extensão Linguagem Teatral na Educação da Infância (180h), tendo como desdobramento desta ação a realização do I Seminário de Linguagem Teatral na Educação da Infância. Em 2020, vivenciamos o enfrentamento pandêmico frente ao Corona-Vírus (COVID-19), seguindo a suspensão das atividades presenciais e reestruturando nossa proposta, ofertando a 2ª edição do curso intitulado “Linguagem Teatral na Infância: múltiplos olhares, múltiplas vivências”, desenvolvida na modalidade remota através da plataforma Google Meet, de acordo com a Portaria nº452/2020-R da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando o decurso de atividades síncronas e assíncronas para a realização dos 08 módulos temáticos. Assim, temos a intencionalidade de ofertar e consolidar para 2021 a 3ª oferta deste curso, desta vez intitulado “Ler, pensar e fazer a Linguagem Teatral na escola da infância”. O curso aludido tem como objetivo promover ações de formação continuada de professores sobre o Ensino do Teatro na infância, ampliando os conhecimentos sobre essa área de conhecimento, possibilitando que essa linguagem enquanto manifestação simbólica do indivíduo, contribua com as diferentes áreas da vida da criança como social, cognitiva e/ou estética. Vale ainda destacar que a escola como instituição é a que possibilita o acesso aos elementos da cultura, devendo oportunizar a criança a ler, apreciar, pensar e criar o seu próprio jeito de fazer teatro. O referido curso será uma ação do Projeto de Extensão “Ler, pensar e fazer a Linguagem Teatral na escola da infância”, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Infâncias (NEPI/NEI-CAp/UFRN), associado ao Programa de Formação Continuada do Centro de Educação da UFRN (PROFOCO). Esse programa compreende uma ação estruturante da UFRN no campo da formação docente, no que se refere ao papel da Universidade na contribuição com a qualidade da Educação Básica, especialmente no que diz respeito à formação continuada de professores, essencial para a valorização do profissional do magistério e para a consequente melhoria do ensino básico público. O PROFOCO exerce ainda parceria com o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFRN (COMFOR/UFRN). Na UFRN, o COMFOR/UFRN foi criado pela Portaria n°2.420/13-R, de 11 de novembro de 2013, tendo a responsabilidade institucional de assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, bem como, a atribuição de desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica. O curso será estruturado a partir de estudos teóricos, relatos de experiências e proposição de múltiplas vivências, contribuindo, assim, com o processo de ação-reflexão dos docentes/cursistas em suas respectivas escolas, sendo organizados quinzenalmente, seguindo as devidas orientações frente a Pandemia que ainda se estende para o ano de 2021, na modalidade remota ancorando-se em atividades síncronas e assíncronas, conforme a resolução aprovada pelo CONSEPE conforme a Resolução de Nº 023/2020, que rege esta Universidade. Metodologicamente, esse curso ancora-se na Abordagem Triangular (BARBOSA, 1998), a qual propõe a articulação entre a Contextualização, a Leitura e o Fazer Artístico, como ações intrínsecas ao processo de ensino e aprendizagem da linguagem teatral, buscando contribuir com a formação inicial e continuada de discentes das licenciaturas da UFRN e dos professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual do Rio Grande do Norte e professores da UFRN. O projeto que desencadeia esta ação tem parceria com o Núcleo de Educação da Infância – NEI-CAp/UFRN, Centro de Educação da UFRN – CE/UFRN, bem como o Departamento de Arte (DEART/UFRN), no sentido de uma interlocução dialética sobre os saberes teóricos e práticos da linguagem teatral.
PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS TEMÁTICOS
MÓDULOS
MINISTRANTE
CARGA HORÁRIA*
01
Aula Inaugural Linguagem Teatral na Educação da Infância
Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. (CE/UFRN)
08 horas
02
O entrelace entre as artes visuais e o teatro
Prof. Ms. Rivaldo Bevenuto e Profa. Dra. Uiliete Márcia Mendonça (NEI-CAp/UFRN)
03
A musicalidade no teatro
Prof. Ms. Laiany Rodrigues de Sousa (NEI-CAp/UFRN)
04
Vivenciando a audiodescrição no teatro
Prof. Ms. Anna Karolina Nascimento
05
O encontro do corpo no teatro I
Prof. Ms. Joyce Mariana
Prof. Ms. Sára Maria Pinheiro (NEI-CAp/UFRN
06
O encontro do corpo no teatro II
Profa Ms. Marcilécia Bezerra de Araújo (UDESC)
07
Aprendendo com o riso:a Palhaçaria no Teatro
Prof. Dr. André Carrico (DEART/UFRN)
08
A sensorialidade no teatro
Prof. Ms. Everson Oliveira Cruz (SEEC/UFRN)
09
Jogos improvisacionais: construção de uma narrativa teatral
Profa. Ms. Hianna Camilla Gomes
10
O teatro e as manifestações da cultura popular
Prof. Gláucio Teixeira da Câmara
11
O drama no teatro na Educação da Infância
Prof. Dra Heloíse Baurich Vidor (UDESC)
12
Projeto de Intervenção Pedagógica
Prof. Ms. Ana Catharina Bagolan
Prof. Dra. Uiliete Mendonça
Prof. Ms. Sára Maria Pinheiro
(NEI/CAp/UFRN)
30 horas
13
Trabalho de Conclusão do Curso
14
Webinário: II Seminário de Linguagem teatral: múltiplos olhares, múltiplas vivências
Todos os ministrantes e cursistas
04 horas
TOTAL
160 horas
Docentes, bolsistas, auxiliares de creche do NEI/CAp/UFRN, e discentes de graduação e/ou pós-graduação do curso de pedagogia e/ou teatro e áreas correlatas.
Coordenadores, docentes e estagiários das redes municipal e estadual da Educação infantil e anos iniciais.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.19.6_2