As mulheres ainda são minoria em bolsas de pesquisa, em cargos de liderança em universidades, empresas e associações de pesquisa. São minoria em cursos superiores, mestrados e doutorados concentrados na área das ciências exatas, tecnologia e engenharias. Nos livros didáticos, recurso mais usado nas aulas de ciências pelos professores/as, e às vezes até o único recurso utilizado, a história, o trabalho das mulheres é invisibilizado.Dessa forma, percebemos a necessidade de mudanças estruturais para a construção da igualdade e da equidade, dentro do campo científico. Analisar os discursos que caracterizam a ciência como uma narrativa, implica perceber que os entendimentos sobre a participação feminina e masculina na produção científica não pode ser compreendidos fora dos contextos sociais e culturais em que estão inseridos, uma vez que a História das Ciências está intensamente conectada com a história da humanidade. A educação científica crítica tem um papel nessa desconstrução.Pensando em tudo isso, desenvolvemos esta OFICINA PEDAGÓGICA. Produto educacional de uma pesquisa no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-PPGECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, a OFICINA busca propiciar uma reflexão sobre as relações de gênero nas ciências, evidenciar questões que contribuíram e podem ainda contribuir para a não visibilidade das mulheres e suas contribuições; a desconstrução de estereótipos que pairam sobre as mulheres; torná-las visíveis e relevantes na construção e desenvolvimento da ciência.Na perspectiva da educação científica crítica, e com o objetivo de discutir a invisibilidade das mulheres na história das ciências de forma contextualizada, a OFICINA PEDAÓGICA será ministrada de forma remota, com momentos síncronos e assíncrono, entre os dias 16 e 30/03/2021, para licenciandos/as em química da UFRN. Concebida como uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, a OFICINA se baseará no tripé sentir-pensar-agir, como objetivos pedagógicos. Espera-se que ocorram apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva, contribuindo para a formação de licenciandos/as em química.
PROGRAMAÇÃODia 16/03 - MOMENTO I: Gênero e Ciências: Por que as mulheres não são citadas na História das Ciências e da Química? Momento síncrono, no horário M3456, por meio de plataforma virtual e outros recursos tecnológicos digitais.Nesse momento, será realizada a SENSIBILIZAÇÃO dos/as licenciandos/as no que toca às inter-relações gênero e ciências; também a COMPREENSÃO, REFLEXÃO e ANÁLISE, por meio de materiais escritos e audiovisuais a serem disponibilizados pela professora ministrante. De 23 a 29/03 - MOMENTO II: As mulheres no Prêmio Nobel de Química.Momento assíncrono – será disponibilizada aula gravada, no horário 3M; interações ocorrerão por e-mail, WhastApp ou outro recurso tecnológico digital.Nesse momento, serão disponibilizados conteúdos e questões sobre as mulheres na química, para ampliar o processo de compreensão, reflexão e análise. Dia 30/03 - Momento III: Construção de biografias.Momento síncrono, no horário M3456, por meio de plataforma virtual e outros recursos tecnológicos digitais.Nesse momento os/as licenciandos/as trabalharão com biografias, plano de aula e avaliarão a OFICINA. Serão os momentos de AÇÃO E AVALIAÇÃO.
Licenciandos em química
professores de química das redes municipal e estadual.
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