Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Oficina Pedagógica “Mulheres nas Ciências”
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 60
Período do Curso: 16/03/2021 a 30/03/2021
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Oferta remota
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Remoto Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: CARLA GIOVANA CABRAL
E-mail do Responsável: carla.gio.cabral@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99612-4972
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91817591

Resumo

As mulheres ainda são minoria em bolsas de pesquisa, em cargos de liderança em universidades, empresas e associações de pesquisa. São minoria em cursos superiores, mestrados e doutorados concentrados na área das ciências exatas, tecnologia e engenharias. Nos livros didáticos, recurso mais usado nas aulas de ciências pelos professores/as, e às vezes até o único recurso utilizado, a história, o trabalho das mulheres é invisibilizado.

Dessa forma, percebemos a necessidade de mudanças estruturais para a construção da igualdade e da equidade, dentro do campo científico. Analisar os discursos que caracterizam a ciência como uma narrativa, implica perceber que os entendimentos sobre a participação feminina e masculina na produção científica não pode ser compreendidos fora dos contextos sociais e culturais em que estão inseridos, uma vez que a História das Ciências está intensamente conectada com a história da humanidade. A educação científica crítica tem um papel nessa desconstrução.

Pensando em tudo isso, desenvolvemos esta OFICINA PEDAGÓGICA. Produto educacional de uma pesquisa no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-PPGECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, a OFICINA busca propiciar uma reflexão sobre as relações de gênero nas ciências, evidenciar questões que contribuíram e podem ainda contribuir para a não visibilidade das mulheres e suas contribuições; a desconstrução de estereótipos que pairam sobre as mulheres; torná-las visíveis e relevantes na construção e desenvolvimento da ciência.

Na perspectiva da educação científica crítica, e com o objetivo de discutir a invisibilidade das mulheres na história das ciências de forma contextualizada, a OFICINA PEDAÓGICA será ministrada de forma remota, com momentos síncronos e assíncrono, entre os dias 16 e 30/03/2021, para licenciandos/as em química da UFRN. Concebida como uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, a OFICINA se baseará no tripé sentir-pensar-agir, como objetivos pedagógicos. Espera-se que ocorram apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva, contribuindo para a formação de licenciandos/as em química.


Programação

PROGRAMAÇÃO

Dia 16/03 - MOMENTO I: Gênero e Ciências: Por que as mulheres não são citadas na História das Ciências e da Química?            
Momento síncrono, no horário M3456, por meio de plataforma virtual e outros recursos tecnológicos digitais.
Nesse momento, será realizada a SENSIBILIZAÇÃO dos/as licenciandos/as no que toca às inter-relações gênero e ciências; também a COMPREENSÃO, REFLEXÃO e ANÁLISE, por meio de materiais escritos e audiovisuais a serem disponibilizados pela professora ministrante.

 
De 23 a 29/03 - MOMENTO II: As mulheres no Prêmio Nobel de Química.
Momento assíncrono – será disponibilizada aula gravada, no horário 3M; interações ocorrerão por e-mail, WhastApp ou outro recurso tecnológico digital.
Nesse momento, serão disponibilizados conteúdos e questões sobre as mulheres na química, para ampliar o processo de compreensão, reflexão e análise.
 

Dia 30/03 - Momento III: Construção de biografias.
Momento síncrono, no horário M3456, por meio de plataforma virtual e outros recursos tecnológicos digitais.
Nesse momento os/as licenciandos/as trabalharão com biografias, plano de aula e avaliarão a OFICINA. Serão os momentos de AÇÃO E AVALIAÇÃO.

 


Públicos Alvo

Interno:

Licenciandos em química


Externo:

professores de química das redes municipal e estadual.



Membros da Equipe

  CARLA GIOVANA CABRAL
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LAYS LILIANE DA SILVA ARAÚJO FONSÊCA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  JOSIVANIA MARISA DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.18