Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Epidemiologia aplicada à gestão do Sistema Único de Saúde
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 350
Período do Curso: 01/03/2021 a 17/12/2021
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: ESCOLA DE SAÚDE Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Escola de Saúde da UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL Nº 006/2020-PROEX/UFRN - CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO (CURSOS DE EXTENSÃO PARA 2021))
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 350
Responsável pela Ação: MATHEUS DE SOUSA MATA
E-mail do Responsável: matheusmata@ufrn.edu.br
Contato do Responsável: (84) 99401-3809
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91817025

Resumo

 

O Sistema Único de Saúde (SUS), política social desenhada para garantir os direitos à saúde dos brasileiros, é considerado uma política em construção, apesar dos seus quase trinta anos de existência. Dada a complexidade inerente ao setor saúde (CARVALHO et al, 2012), somada às forças que impelem movimentos ora favoráveis ao desenvolvimento do SUS, ora desfavoráveis à implantação plena das suas diretrizes, pode-se considerar o SUS uma política em constante construção (PAIVA; TEIXEIRA, 2014).

 

Dentre os fatores que contribuem para a dificuldade na sua consolidação, os problemas da gestão do sistema e de seus serviços são citados com frequência na literatura (CARVALHO et al, 2012; SOUZA, 2009). A eficiência e a eficácia, portanto, são questionamentos que surgem no debate sobre a condução do SUS (CARVALHO et al, 2012; SOUZA; COSTA, 2010).

 

Contudo, observa-se mais recentemente a tentativa de institucionalização de práticas inovadoras de gestão e a implantação de instrumentos que auxiliem os gestores a alcançarem melhor eficiência e qualidade nas ações (SOUZA, 2009; BRASIL, 2013). Essa mudança incipiente não se torna importante apenas pelo aumento dos gastos relacionados à crescente incorporação de novas tecnologias na saúde, mas também pela rápida mudança no perfil epidemiológico da população e a consequente mudança nas necessidades de saúde (CARVALHO et al, 2012).

 

Sendo assim, Carvalho et al (2012) destacam as características e qualidades dos sujeitos como elementos centrais na mudança institucional em direção à uma qualificação dos serviços, já que o problema de qualidade técnica é um fator que limita o alcance do SUS (SOUZA, 2009).

 

Visando ao aprimoramento das qualidades dos atores envolvidos na gestão em saúde, Tanaka (2006) propõe “despertar o interesse dos distintos sujeitos sociais em tornar mais racional, por meio da utilização de informações mais objetivas, no cotidiano das escolhas, [...] a tomada de decisão”. Para isso, há uma convergência da política do Ministério da Saúde em possibilitar a qualificação dos profissionais da área para esse “despertar”, contribuindo para uma gestão mais qualificada (SOUZA; COSTA, 2010).

 

 O Ministério da Saúde tem fomentado nacionalmente uma política de educação permanente, incluindo a estratégia de Educação à Distância, buscando minimizar o fosso existente entre a academia e os serviços, para superar limitações na busca de conhecimentos complementares que auxiliem o desempenho de funções, incluindo a gestão dos serviços (SOUZA; COSTA, 2010).

 


Programação

 

Curso: Epidemiologia aplicada à gestão do SUS / CH 40 HS

Modalidade: Curso autoinstrucional

Objetivo educacional do curso: Ofertar o conhecimento sobre a Epidemiologia como ferramenta para a gestão do Sistema Único de Saúde, criando caminhos para a resolução de problemas sanitários locais.

Perfil de ingresso (público alvo): Profissionais que atuam no SUS, prioritariamente os que atuam na gestão, e acadêmicos da área da saúde.

 

Perfil do egresso: Com a qualificação adquirida os profissionais terão condições de identificar os principais problemas de saúde do seu município/região através de indicadores e utilizar essas informações para a tomada de decisão na gestão.

UNIDADE 1 -  Epidemiologia: conceitos e principaisusos                    CH:15 H

Objetivo educacional: Definir o que é a Epidemiologia e reconhecer os usos dessa ferramenta para a gestão

Competências:

Descrever os principais usos da epidemiologia para a gestão;

Reconhecer os indicadores de saúde e suas aplicações para o SUS;

Identificar os processos de transição epidemiológica e demográfica.Conhecimentos:

Conceitos e usos da Epidemiologia. Papel da Epidemiologia como um instrumento de gestão. Dados, comportamento e tendências das variáveis demográficas.

Habilidades:

Identificar dados epidemiológicos no cotidiano;

 

Conhecer o perfil epidemiológico e demográfico brasileiro

Detalhamento do Conteúdo:

1)    Conceito de Epidemiologia;

 

2)    Usos da Epidemiologia;

     3)  Indicadores de saúde e transição epidemiológica e demográfica

Estratégias de avaliação: Questionário somativo (10 itens de avaliação de múltipla escolha), com 70% de aproveitamento.

UNIDADE 2:                   Sistemas de Informações em Saúde                                     CH: 15 H

Objetivo educacional: Identificar os principais Sistemas de Informações em Saúde e utilizá-los pala elaboração de indicadores relevantes para a tomada de decisões.

Competências:

Extrair dados dos principais Sistemas de Informações em Saúde (SIM, SINASC, SINAN, E-SUS(AB))

Elaborar indicadores de saúde a partir dos dados disponíveis em sites oficiais;

Identificar as fontes dos dados e suas limitações.

Conhecimentos:

                Sistemas de Informação em Saúde. Indicadores provenientes das bases de dados existentes no Brasil. Subnotificação e Subregistro

Habilidades:

Elaborar Indicadores de saúde a partir de base de dados oficiais;

 

Reconhecer os requisitos para a qualidade da informação em saúde.

Detalhamento do conteúdo:

1)    Sistemas de Informação em Saúde do SUS (SIM, SINASC, SINAN, E-SUS (AB))

2)    Elaboração de indicadores;

 

3)    Qualidade dos dados em saúde.Estratégias de avaliação: Questionário somativo (10 itens de avaliação de múltipla escolha), com 70% de aproveitamento

UNIDADE 3: Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde                      CH: 10 H

Objetivo educacional: Aplicar os fundamentos da Epidemiologia na gestão de serviços de saúde

Competências:

Reconhecer os principais indicadores de estrutura, processos e resultados;

Definir uso, oferta e acesso na saúde.

Conhecimentos:

 Indicadores de estrutura, processo e resultado. Uso, oferta e acesso na saúde. Critérios para alocação de recursos na saúde. Habilidades:

Reconhecer principais indicadores de estrutura, processo e resultado;

Reconhecer as desigualdades no uso, oferta e acesso na saúde.Detalhamento do conteúdo:

1)    Indicadores de estrutura, processo e resultado;

2)    Identificação e seleção de dados fundamentais para a gestão de serviços de saúde;

 

3)    Indicadores para alocação de recursos na saúde

Estratégias de avaliação: Questionário somativo (10 itens de avaliação de múltipla escolha), com 70% de aproveitamento

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes da área de saúde e de gestão pública


Externo:

Profissionais de saúde de nível médio e superior e gestores da área da saúde



Membros da Equipe

  MARIA JALILA VIEIRA DE FIGUEIREDO LEITE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MATHEUS DE SOUSA MATA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.6_1