O Ciclo de Debates em Economia Política do Audiovisual acontecerá nas quintas de 18 e 25 de fevereiro e 4 e 11 de março de 2021 remotamente pela plataforma Google Meet. Trata-se de uma atividade gratuita e aberta ao público mediante prévia inscrição. Ao todo serão ofertadas 60 vagas. Nesta edição, o ciclo reunirá pesquisadores de diferentes instituições brasileiras que apresentarão resultados de investigações científicas sobre o mercado audiovisual do futebol, as especificidades nacionais dos games, o futuro da TV por assinatura no país e o mercado de streamings. A atividade é uma iniciativa do EPA! - Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual e integra o conteúdo programático da disciplina de mesmo nome do Curso de Comunicação Social - Audiovisual.
18 de fevereiro de 2021, 19h
Estudos de Futebol e Mídia na EPC: relato sobre a apropriação midiática do esporte
Profº. Anderson Santos (UFAL)
Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente da Seção Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura. É autor do livro "Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol".
25 de fevereiro de 2021, 19h
Audiovisual Interativo no Brasil: um exame da indústria nacional de games
Profº. Ivan Mussa (Estácio)
Doutor em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Games da Intercom. Foi pesquisador convidado na IT University of Copenhagen, no Center for Computer Games Research. É autor da tese “O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft” e do livro Design de Jogos, projetado para o curso graduação em Jogos Digitais da Universidade Estácio de Sá.
04 de março de 2021, 14h
Futuro da TV por assinatura: financeirização, concentração e exclusividade no mercado
Profª. Denise Lopes (PEIC/UFRJ E COMUM/UFPI)
Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora do PEIC – Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação da UFRJ e do Comum – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade. Foi professora substituta da Universidade Federal do Piauí. É autora da tese “Estruturas e Dinâmicas do Mercado Brasileiro de TV por Assinatura no Processo de Reprodução do Capital” e é organizadora do livro “Political Economy of journalism”.
11 de março de 2021, 19h
Streamings
Profª. Melina Meimaridis (UFF) - a confirmar
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do Série Clube (2013-2018) e assistente de produção executiva da Segunda Feira Filmes. É associada ao TeleVisões (UFF). É autora da tese “Comfort series: elementos estruturais da Ficção Seriada Televisiva”.
Estudantes do curso de Comunicação Social - Audiovisual, pesquisadores e docentes
Realizadores, gestores e espectadores do audiovisual
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