Dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser um marco na luta pela garantia de direitos civis, políticos, sociais e econômicos. O dia 10 de dezembro, contudo, também nos faz lembrar que a efetivação plena de direitos humanos na América Latina é sistematicamente desafiada pelas profundas desigualdades de classe, gênero e raça, que estruturam a realidade dos países latino-americanos. Nos últimos anos, essas desigualdades estruturais foram aprofundadas e escancaradas, tanto pela pandemia, quanto pela ascensão de forças políticas de extrema direita. Essas forças políticas colocam em xeque as frágeis democracias da região, por meio de novas formas de golpes contra a ordem democrática, a exemplo do que ocorreu na Bolívia e no Brasil. Mas, o que significam esses novos golpes e como eles impõem novos desafios aos direitos humanos na América Latina?
Discutir a questão é o propósito deste evento, que reúne pessoas que refletem e atuam em prol dos direitos humanos na América Latina, no Brasil e no Rio Grande do Norte.
A atividade é organizada pelos Observatórios das Desigualdades e da Juventude (OBIJUV) e pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da UFRN. Durante o debate será, ainda, lançado o Glossário das Desigualdades, resultado de uma ampla parceria do Observatório das Desigualdades com defensoras e defensores dos direitos humanos das universidades e dos movimentos sociais.
“Novos golpes na América Latina e os desafios para os direitos humanos”
Debatedoras/es: Larissa Jacheta Riberti (UFRN), Daniel Valença (UFERSA) e Marcos Tolentino (UNICAMP)
Coordenação: Ilana Paiva (UFRN), Mariana Mazzini (UFN) e Cândida Souza (UFRN)
No evento será lançado o Glossário das Desigualdades!
A palestra/live será transmitida pelo canal no youtube do Observatório das Desigualdades (https://bit.ly/3k6eJqA)
Obs. Para as inscritas e os inscritos será certificada a presença, mas a atividade também aberta ao público.
discentes, docentes e demais pessoas interessadas da comunidade universitária
discentes e docentes de outras universidades e movimentos sociais
2022 - Observatório das Desigualdades (DAPGS/UFRN)
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.12