As análises sobre livros didáticos de História, na sua grande maioria, se concentraram na ausência ou no tratamento errado de determinados conteúdos. Trata-se, no entanto, de uma discussão que ocorre de forma fragmentada, em muitos casos subsumidas em trabalhos com escopo de pesquisa focado em temáticas específicas. Neste evento, fruto da produção de textos específicas para esta ocasião, propomos um trabalho de análise crítica que se estruture considerando as particularidades dos livros didáticos, que continuam organizando a História de forma cronológica, integrando a História Geral (Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea) aos conteúdos relativos à História do Brasil (Colônia, Império e República), abordando obrigatoriamente a História da áfrica, História e Cultura da Afro-brasileira e Indígena, além e questões relativas à igualdade de gênero, atendendo demanda dos movimentos e secretarias dedicadas às políticas públicas para as mulheres.
Avaliamos que é possível avançar ainda mais nesse debate. Embora sem desconhecer a importância desses trabalhos focados em evidenciar as fragilidades desses materiais, os debates proporcionados, principalmente, pelas versões da BNCC, demonstram a urgência de os profissionais de História se posicionarem a partir de suas especialidades sobre os conteúdos apresentados pelos livros didáticos. é necessário, portanto, esquadrinhar novas perspectivas de abordagem que viabilizem a revisão e atualização da historiografia apresentada nos livros didáticos.
Dia/horário
Temática
Participantes
09/09/2020 14 horas
Pelo direito a diferença e outras narrativas dos povos indígenas
Lígio Maia (UFRN)
Mauro Coelho (UFPA)
Comentador: Magno Francisco de Jesus Santos
Mediação:Juliana Souza
09/09/2020 16 horas
Para além da nostalgia do Império Brasileiro
Juliana Souza (UFRN)
Paulo Terra (UFF)
Juliana Andrade (UFRPE)
Humberto (UFRPE)
Comentador: Renilson Rosa
Mediação:Magno Francisco de Jesus Santos
09/09/2020 19 horas
O mundo contemporâneo e o ensino-aprendizagem de História
Wesley Garcia (UFPA)
Alexandre Cruz (UNIFAP)
João Maurício (UFRO)
Haroldo Carvalho (UFRN)
Comentador: Dilton Maynard
Mediação: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Junior
10/09/2020 14 horas
O desafio da renovação do que se ensina e do que se aprende em História
Margarida Dias (UFRN)
Itamar Freitas (UFS)
Flavia Caimi (UPF)
Letícia Mistura
Tiago Gil (UnB)
Comentador: Magno Francisco de Jesus dos Santos
Mediação: Juliana Souza
10/09/2020 16 horas
Antiguidade e Medievo em discussão
Marcia Vasques (UFRN)
Lyvia Vasconcelos (UFRN)
Denise Nascimento (UFJF)
Gilvan Ventura (UFES)
Nilton Mulet (UFRGS)
Comentador: Roberto Airon (UFRN)
Mediação: Margarida Maria Dias de Oliveira
10/09/2020 19 horas
Relações étnico raciais – ensino e escrita da História
Susana Guerra (UFRN)
Carlos Eduardo de Araújo (UFU)
Tulio Henrique Pereira
Zenaide Inês Schmitz
Comentador: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Junior
Graduandos e pós-graduandos e pesquisadores de História e Ciências Humanas e Sociais
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.6_1