Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específicos na elaboração dos referidos cursos, sejam presenciais, sejam híbridos, sejam on-line, no que se refere à comunicação com o aluno. Além disso, o curso traz reflexão e discussão sobre utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, mostrando os recursos mais utilizados e suas principais características, a fim de subsidiar o docente em suas decisões quanto ao uso da tecnologia. Finalmente, são apresentados fundamentos para o planejamento da avaliação do processo ensino-aprendizagem em cursos mediados por tecnologia.
CONTEÚDO
UNIDADE 1
Planejamento pedagógico e comunicação: duas faces da mesma moeda
Aula1 – Conhecendo os aspectos fundamentais do planejamento pedagógico de um curso
Aula 2 – Pensando a comunicação e a linguagem em cursos mediados por tecnologia
Aula 3 – Os reflexos do planejamento pedagógico e comunicacional no material didático para EaD
UNIDADE 2
Pensando sobre os recursos tecnológicos utilizados em cursos mediados por tecnologia
Aula 1 – Conhecendo recursos tecnológicos mais utilizados no ensino mediado por tecnologia
Aula 2 – Conhecendo algumas tecnologias interativas e colaborativas disponíveis
UNIDADE 3
Avaliação da aprendizagem e estratégias avaliativas usando as TICs no ensino a distância, híbrido ou presencial
Aula 1 – O conceito de avaliação e suas funções no processo de ensino-aprendizagem
Aula 2 – Implicações do uso das TICs no processo de avaliação da aprendizagem e estratégias para avaliação da aprendizagem
Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.15.3