Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Fevereiro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Educação mediada por Tecnologias na prática
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 1100
Período do Curso: 27/04/2020 a 11/12/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório da SEDIS
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 1100
Responsável pela Ação: MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
E-mail do Responsável: carmemrego@ufrnet.br
Contato do Responsável: (84) 99193-6323
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91815224

Resumo

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.


Programação

UNIDADE 1

A mediação tecnológica chega à Escola dos Cajueiros

Conteúdo: Planejamento, implantação, monitoramento e avaliação de um projeto de mediação tecnológica em sala de aula

UNIDADE 2

Ensinando e aprendendo com o auxílio de uma rede social

Conteúdo: Processo de ensino e aprendizagem com a mediação de redes sociais

UNIDADE 3

Uma sala de aula “ao contrário”. Experiência de ensino híbrido com a utilização da metodologia da sala de aula invertida

Conteúdo: Conceitos e características do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Sugestões para a utilização dessa metodologia

UNIDADE 4

Aprender utilizando o telefone celular? Tecnologias móveis e mediação pedagógica

Conteúdo: Conceito e características da “aprendizagem móvel” (m-Learning). Aplicação na prática educacional

METODOLOGIA:

O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções, apresentado de maneira agradável e voltado para a prática cotidiana de professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos, com organização de cada uma das quatro unidades do Módulo apresentando um caso prático de aplicação de mediação tecnológica em atividades educacionais.

 

RECURSOS:

• Criação de um cenário nos quais acontecerão os casos.

• Personagens criados para o Módulo 1 (Professores Danilo, Helena e Antônio) e criação de outros, necessários a este módulo.

• Vídeos.

• Ilustrações.

• Infográficos.

AVALIAÇÃO:

Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.

CRÉDITOS

NOME DA CONTEUDISTA: Eloiza Oliveira

 


Públicos Alvo

Interno:

docentes e estudantes


Externo:

docentes



Membros da Equipe

  MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.16.5