Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Educação mediada por Tecnologias na prática
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 1100
Período do Curso: 27/04/2020 a 11/12/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório da SEDIS
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 1100
Responsável pela Ação: MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
E-mail do Responsável: carmemrego@ufrnet.br
Contato do Responsável: (84) 99193-6323
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91815224

Resumo

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.


Programação

UNIDADE 1

A mediação tecnológica chega à Escola dos Cajueiros

Conteúdo: Planejamento, implantação, monitoramento e avaliação de um projeto de mediação tecnológica em sala de aula

UNIDADE 2

Ensinando e aprendendo com o auxílio de uma rede social

Conteúdo: Processo de ensino e aprendizagem com a mediação de redes sociais

UNIDADE 3

Uma sala de aula “ao contrário”. Experiência de ensino híbrido com a utilização da metodologia da sala de aula invertida

Conteúdo: Conceitos e características do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Sugestões para a utilização dessa metodologia

UNIDADE 4

Aprender utilizando o telefone celular? Tecnologias móveis e mediação pedagógica

Conteúdo: Conceito e características da “aprendizagem móvel” (m-Learning). Aplicação na prática educacional

METODOLOGIA:

O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções, apresentado de maneira agradável e voltado para a prática cotidiana de professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos, com organização de cada uma das quatro unidades do Módulo apresentando um caso prático de aplicação de mediação tecnológica em atividades educacionais.

 

RECURSOS:

• Criação de um cenário nos quais acontecerão os casos.

• Personagens criados para o Módulo 1 (Professores Danilo, Helena e Antônio) e criação de outros, necessários a este módulo.

• Vídeos.

• Ilustrações.

• Infográficos.

AVALIAÇÃO:

Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.

CRÉDITOS

NOME DA CONTEUDISTA: Eloiza Oliveira

 


Públicos Alvo

Interno:

docentes e estudantes


Externo:

docentes



Membros da Equipe

  MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21