Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.
UNIDADE 1
A mediação tecnológica chega à Escola dos Cajueiros
Conteúdo: Planejamento, implantação, monitoramento e avaliação de um projeto de mediação tecnológica em sala de aula
UNIDADE 2
Ensinando e aprendendo com o auxílio de uma rede social
Conteúdo: Processo de ensino e aprendizagem com a mediação de redes sociais
UNIDADE 3
Uma sala de aula “ao contrário”. Experiência de ensino híbrido com a utilização da metodologia da sala de aula invertida
Conteúdo: Conceitos e características do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Sugestões para a utilização dessa metodologia
UNIDADE 4
Aprender utilizando o telefone celular? Tecnologias móveis e mediação pedagógica
Conteúdo: Conceito e características da “aprendizagem móvel” (m-Learning). Aplicação na prática educacional
METODOLOGIA:
O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções, apresentado de maneira agradável e voltado para a prática cotidiana de professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos, com organização de cada uma das quatro unidades do Módulo apresentando um caso prático de aplicação de mediação tecnológica em atividades educacionais.
RECURSOS:
• Criação de um cenário nos quais acontecerão os casos.
• Personagens criados para o Módulo 1 (Professores Danilo, Helena e Antônio) e criação de outros, necessários a este módulo.
• Vídeos.
• Ilustrações.
• Infográficos.
AVALIAÇÃO:
Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.
CRÉDITOS
NOME DA CONTEUDISTA: Eloiza Oliveira
docentes e estudantes
docentes
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.15.3