No âmbito do Ensino Superior, é frequente ouvir dos alunos relatos e desabafos que expressam a dificuldade que esses apresentam quanto às atividades de leitura e produção textual, em particular, com relação à produção escrita no domínio acadêmico. É através da escrita que circulam as publicações científicas, o que implica na elaboração de textos escritos dos mais variados gêneros.
Essa realidade é facilmente constatada, conforme podemos verificar em trabalhos como os de Pellegrini (1996), Sampaio e Santos (2002), Ribeiro (2010), Paiva (2019), entre outros. De modo geral, os estudos desses autores reforçam as dificuldades que os estudantes evidenciam quanto às manobras discursivas e textuais para fornecer ao leitor a clara compreensão de seu projeto de dizer.
Considerando a complexidade demandada pela produção textual escrita na esfera acadêmica, o curso de extensão “Escrita acadêmica: desatando alguns nós” visa discutir as práticas de leitura e produção de textos acadêmicos com o intuito de ampliar a competência comunicativa dos discentes quanto à redação acadêmica. Para isso, são exploradas questões que envolvem a preparação para a produção textual (como a curadoria da literatura de referência), o processo de produção textual de diferentes gêneros discursivos, a normatização e a divulgação dos textos acadêmicos.
A idealização da presente ação é oriunda de um diálogo e parceria entre a Coordenação de Letras - Português e Inglês do CERES – Currais Novos e a diretoria acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA – UFRN). Configurando-se como um curso semipresencial, com carga horária de 20h, a proposta visa atender um público-alvo de até 50 estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia da FACISA. Assim, serão realizados quatro encontros presenciais, no período de abril a maio do ano corrente, às sextas-feiras, no turno matutino, conforme programação a seguir.
Fundamentalmente, entendemos que é essencial conceber práticas de leitura e de produção de textos que envolvam a dimensão textual/discursiva, a reflexão gramatical nas práticas efetivas de uso da língua e os propósitos discursivos-pragmáticos atrelados às práticas sociais situadas, como é o caso da esfera acadêmica. Desse modo, assumir um olhar investigativo sobre os fenômenos linguísticos exige uma postura didática que alie teoria e prática, bem como uma visão não discriminatória das expressões linguísticas, considerando as diversas possibilidades, mais ou menos monitoradas, que a língua em toda sua complexidade fornece (KOCH; ELIAS, 2010).
Tomando por base o fato de que à universidade cabe não apenas o papel de formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também o de levar para além de suas fronteiras o conhecimento e a divulgação das pesquisas realizadas em seu âmbito, este curso intenta colaborar com a formação científica dos estudantes, na medida em que podem ter a oportunidade de discutir livremente sobre aspectos da redação científica, aliando os saberes construídos nas disciplinas cursadas na instituição com as demandas linguísticas que ora apresentam.
Entre outros papéis, a extensão é responsável por levar à comunidade/sociedade os resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos na e pela universidade. É por meio dela que a universidade pode verificar se, e em que medida, sua produção científica, tecnológica, cultural ou de outra natureza contribui para a resolução de problemas enfrentados pela sociedade a que ela deve servir e para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a extensão permite a troca de saberes sistematizados e o diálogo entre o saber acadêmico e o popular (FORUM, 2011).
Portanto, a escolha por uma ação de extensão, como esta que se apresenta, justifica-se, pois, pelo fato de que a extensão, compreendida como prática acadêmica e pedagógica, interliga a universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as necessidades da comunidade. Além disso, para o aluno e para o docente, o trabalho integrado na tríade pesquisa – ensino – extensão é um estímulo à reflexão sobre a geração e o desenvolvimento científico.
Realizado na modalidade semipresencial, o curso possui carga horária de 20h, sendo 16h presenciais, distribuídas em quatro encontros, e 4h destinadas às atividades à distância, conforme discriminado no cronograma a seguir:
Dia/Mês
Tema
Horário
Carga Horária presencial
Carga Horária à distância (turma virtual)
Conteúdo programático
03/04/2020
Escrita acadêmica: uma atividade de alta performance.
8h – 12h
4h
1h
O mito do “não sei escrever”.
Para que servem os textos acadêmicos?
Curadoria de materiais bibliográficos: o que é isso?
Precisamos falar sobre autoria e plágio.
Atividade: “Quais as dificuldades que sinto ao escrever um texto acadêmico?” (questionário de autoavaliação)
17/04/2020
Especificidades da escrita acadêmica: os gêneros discursivos.
Gêneros discursivos acadêmicos.
Mecanismos de textualidade (coesão e coerência).
Componentes fundamentais de um texto acadêmico.
Resumir e resenhar: duas atividades essenciais.
Atividade: exercitando a produção de resenha.
24/04/2020
Estratégias retórico-discursivas em textos acadêmicos
Estratégias de argumentação em textos acadêmicos.
Os gêneros artigo científico, projeto de pesquisa e relatório de pesquisa.
Avaliação e crítica de um texto científico.
Atividades: exercitando a avaliação crítica de um texto acadêmico; reescrita de resenha.
08/05/2020
Organização de textos acadêmicos e o drama da ABNT.
Organização de títulos e seções de um trabalho científico.
Normatização de trabalhos: citações e referências.
Estilo na redação acadêmica.
Divulgação de textos acadêmicos.
Atividade: autoavaliação e avaliação do curso.
Carga horária total (20h)
16h
Discentes da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA)
Estudantes do nível superior de outras instituições
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