Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 28 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Escrita acadêmica: desatando alguns nós
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 50
Período do Curso: 03/04/2020 a 08/05/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE LETRAS - CERES Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SANTA CRUZ - RN
Espaços de Realização: Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA - UFRN)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: NEDJA LIMA DE LUCENA
E-mail do Responsável: lucenedja@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 98758-5078
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91814931

Resumo

No âmbito do Ensino Superior, é frequente ouvir dos alunos relatos e desabafos que expressam a dificuldade que esses apresentam quanto às atividades de leitura e produção textual, em particular, com relação à produção escrita no domínio acadêmico. É através da escrita que circulam as publicações científicas, o que implica na elaboração de textos escritos dos mais variados gêneros.

Essa realidade é facilmente constatada, conforme podemos verificar em trabalhos como os de Pellegrini (1996), Sampaio e Santos (2002), Ribeiro (2010), Paiva (2019), entre outros. De modo geral, os estudos desses autores reforçam as dificuldades que os estudantes evidenciam quanto às manobras discursivas e textuais para fornecer ao leitor a clara compreensão de seu projeto de dizer.

 Considerando a complexidade demandada pela produção textual escrita na esfera acadêmica, o curso de extensão “Escrita acadêmica: desatando alguns nós” visa discutir as práticas de leitura e produção de textos acadêmicos com o intuito de ampliar a competência comunicativa dos discentes quanto à redação acadêmica. Para isso, são exploradas questões que envolvem a preparação para a produção textual (como a curadoria da literatura de referência), o processo de produção textual de diferentes gêneros discursivos, a normatização e a divulgação dos textos acadêmicos.

A idealização da presente ação é oriunda de um diálogo e parceria entre a Coordenação de Letras - Português e Inglês do CERES – Currais Novos e a diretoria acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA – UFRN). Configurando-se como um curso semipresencial, com carga horária de 20h, a proposta visa atender um público-alvo de até 50 estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia da FACISA. Assim, serão realizados quatro encontros presenciais, no período de abril a maio do ano corrente, às sextas-feiras, no turno matutino, conforme programação a seguir.

Fundamentalmente, entendemos que é essencial conceber práticas de leitura e de produção de textos que envolvam a dimensão textual/discursiva, a reflexão gramatical nas práticas efetivas de uso da língua e os propósitos discursivos-pragmáticos atrelados às práticas sociais situadas, como é o caso da esfera acadêmica. Desse modo, assumir um olhar investigativo sobre os fenômenos linguísticos exige uma postura didática que alie teoria e prática, bem como uma visão não discriminatória das expressões linguísticas, considerando as diversas possibilidades, mais ou menos monitoradas, que a língua em toda sua complexidade fornece (KOCH; ELIAS, 2010).

Tomando por base o fato de que à universidade cabe não apenas o papel de formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também o de levar para além de suas fronteiras  o conhecimento e a divulgação das pesquisas realizadas em seu âmbito, este curso intenta colaborar com a formação científica dos estudantes, na medida em que podem ter a oportunidade de discutir livremente sobre aspectos da redação científica, aliando os saberes construídos nas disciplinas cursadas na instituição com as demandas linguísticas que ora apresentam.

Entre outros papéis, a extensão é responsável por levar à comunidade/sociedade os resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos na e pela universidade. É por meio dela que a universidade pode verificar se, e em que medida, sua produção científica, tecnológica, cultural ou de outra natureza contribui para a resolução de problemas enfrentados pela sociedade a que ela deve servir e para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a extensão permite a troca de saberes sistematizados e o diálogo entre o saber acadêmico e o popular (FORUM, 2011).

     Portanto, a escolha por uma ação de extensão, como esta que se apresenta, justifica-se, pois, pelo fato de que a extensão, compreendida como prática acadêmica e pedagógica, interliga a universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as necessidades da comunidade. Além disso, para o aluno e para o docente, o trabalho integrado na tríade pesquisa – ensino – extensão é um estímulo à reflexão sobre a geração e o desenvolvimento científico.

 


Programação

Realizado na modalidade semipresencial, o curso possui carga horária de 20h, sendo 16h presenciais, distribuídas em quatro encontros, e 4h destinadas às atividades à distância, conforme discriminado no cronograma a seguir:

 

Dia/Mês

Tema

Horário

Carga Horária presencial

Carga Horária à distância (turma virtual)

Conteúdo programático

03/04/2020

Escrita acadêmica: uma atividade de alta performance.

8h – 12h

4h

1h

O mito do “não sei escrever”.

Para que servem os textos acadêmicos?

Curadoria de materiais bibliográficos: o que é isso?

Precisamos falar sobre autoria e plágio.

Atividade: “Quais as dificuldades que sinto ao escrever um texto acadêmico?” (questionário de autoavaliação)

17/04/2020

Especificidades da escrita acadêmica: os gêneros discursivos.

8h – 12h

4h

1h

Gêneros discursivos acadêmicos.

Mecanismos de textualidade (coesão e coerência).

Componentes fundamentais de um texto acadêmico.

Resumir e resenhar: duas atividades essenciais.

Atividade: exercitando a produção de resenha.

24/04/2020

Estratégias retórico-discursivas em textos acadêmicos

8h – 12h

4h

1h

Estratégias de argumentação em textos acadêmicos.

Os gêneros artigo científico, projeto de pesquisa e relatório de pesquisa.

Avaliação e crítica de um texto científico.

Atividades: exercitando a avaliação crítica de um texto acadêmico; reescrita de resenha.

08/05/2020

Organização de textos acadêmicos e o drama da ABNT.

8h – 12h

4h

1h

Organização de títulos e seções de um trabalho científico.

Normatização de trabalhos: citações e referências.

Estilo na redação acadêmica.

Divulgação de textos acadêmicos.

Atividade: autoavaliação e avaliação do curso.

Carga horária total (20h)

16h

4h

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA)


Externo:

Estudantes do nível superior de outras instituições



Membros da Equipe

  ALISSON MAIA DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ILAMARQUE SILVA DE AZEVEDO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RAFAELA DOS SANTOS SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ANNE JAMILE BEZERRA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ALLECIA NADLA DO NASCIMENTO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  NEDJA LIMA DE LUCENA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

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