Os indicadores sobre a educação básica pública brasileira põem à mostra uma situação preocupante segundo informe do INEP, 2018. Nesse sentido, este projeto toma como base as experiências dos trabalhos de Azevedo (2013), Estácio (2014), Aguirre (2015), Costa (2015), Santos (205), Silva (2015), Lima (2016) e Carvalho (2017), dissertações e teses que foram desenvolvidos no âmbito do projeto O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da região metropolitana de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que teve apoio do programa Observatório de Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), suma-se a isso o Projeto Redes pessoais e sucesso escolar na região metropolitana de natal - RN nesses trabalhos, observa-se a inserção direta do pesquisador no campo de pesquisa, fato que tem promovido uma rica compreensão acerca da Educação Básica da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Natal. Nesse âmbito, o objetivo do projeto é promover, na escola de educação básica do ensino médio do município de Natal, práticas e produções de tecnologias pedagógicas referentes aos conhecimentos de português, matemática, educação alimentar e nutricional para desenvolver ambientes participativos voltados ao ensino-aprendizagem e contribuir no aprimoramento do letramento, numeramento e habitus de estudo de alunos de escolas públicas da Educação Básica da Região Metropolitana de Natal. A estratégia metodológica que será usada para dar conta do objetivo proposto está dividida nas seguintes etapas: Na primeira será dedicado ao aprofundamento do relacionamento entre os agentes dos três segmentos institucionais privilegiados por este projeto: escola, universidade e pais de alunos. Na segunda serão, programadas oficinas e encontros direcionadas aos estudantes da Educação Básica as quais serão ministradas por Estudantes de Pós-graduação e Professores da UFRN, em áreas do conhecimento: i) Matemática, ii) Português, iii) Educação alimentar e nutricional, iv) Física e outras áreas do conhecimento. Na terceira, serão realizadas visitas acadêmicas, nas quais os alunos das escolas públicas poderão conhecer as instalações da UFRN no intuito de fortalecer seu habitus de estudo e, especialmente, iniciarem a construção de seus projetos acadêmicos futuros. Na quarta, serão organizados encontros e palestras para professores e pais de alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. Na quinta etapa, os alunos da graduação do curso de Matemática e Letras, sob a coordenação de professores da UFRN, utilizarão recursos didáticos, direcionados a gerar disposições para apreender conceitos matemáticos e linguísticos nos estudantes da escola básica da Região Metropolitana de Natal. Resultados, i) concretizar relações entre representantes da universidade, escola e pais de alunos para promover ações de forma solidária em prol da melhoria do desempenho escolar dos estudantes de Educação Básica da escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes; ii) Estudantes da escola mais conscientizados, motivados e dispostos (via trocas intergeracionais) para estudar, estudantes com aspirações legítimas e reais para gerar habitus de estudar que enriqueçam suas disposições que os projete ao sucesso escolar; iii) Sensibilizar a pais dos alunos e professores para que possam contribuir melhor no desempenho escolar dos alunos; iv) Proporcionar instrumentos pedagógicos aprimorados para o ensino com direcionamento para estudantes da escola; v) Elaborar um conjunto de reflexões sobre os resultados para o fortalecimento das políticas da Educação Básica.
Professores e alunos de Pós-graduação e graduação
Professores e alunos da escola publica do ensino médio
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.18