Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: EU, MINHA ESCOLA E MINHA UNIVERSIDADE: ENSINO-APRENDIZAGEM COMO AÇÃO DA PRÁTICA E PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 92
Período de Realização: 01/03/2020 a 31/12/2020
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA E CIENCIAS ATUARIAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Em salas da escola e da UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2020 (Nº1) - EDITAL UFRN/PROEX No 007/2019 (Apoio a projetos de Extensão para 2020))
Responsável pela Ação: MOISÉS ALBERTO CALLE AGUIRRE
E-mail do Responsável: calle@ccet.ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99822-4253
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91814438


Resumo

Os indicadores sobre a educação básica pública brasileira põem à mostra uma situação preocupante segundo informe do INEP, 2018. Nesse sentido, este projeto toma como base as experiências dos trabalhos de Azevedo (2013), Estácio (2014), Aguirre (2015), Costa (2015), Santos (205), Silva (2015), Lima (2016) e Carvalho (2017), dissertações e teses que foram desenvolvidos no âmbito do projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da região metropolitana de Natal” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que teve apoio do programa Observatório de Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), suma-se a isso o Projeto “Redes pessoais e sucesso escolar na região metropolitana de natal - RN“ nesses trabalhos, observa-se a inserção direta do pesquisador no campo de pesquisa, fato que tem promovido uma rica compreensão acerca da Educação Básica da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Natal. Nesse âmbito, o objetivo do projeto é promover, na escola de educação básica do ensino médio do município de Natal, práticas e produções de tecnologias pedagógicas referentes aos conhecimentos de português, matemática, educação alimentar e nutricional para desenvolver ambientes participativos voltados ao ensino-aprendizagem e contribuir no aprimoramento do letramento, numeramento e habitus de estudo de alunos de escolas públicas da Educação Básica da Região Metropolitana de Natal. A estratégia metodológica que será usada para dar conta do objetivo proposto está dividida nas seguintes etapas: Na primeira será dedicado ao aprofundamento do relacionamento entre os agentes dos três segmentos institucionais privilegiados por este projeto: escola, universidade e pais de alunos. Na segunda serão, programadas oficinas e encontros direcionadas aos estudantes da Educação Básica as quais serão ministradas por Estudantes de Pós-graduação e Professores da UFRN, em áreas do conhecimento: i) Matemática, ii) Português, iii) Educação alimentar e nutricional, iv) Física e outras áreas do conhecimento. Na terceira, serão realizadas visitas acadêmicas, nas quais os alunos das escolas públicas poderão conhecer as instalações da UFRN no intuito de fortalecer seu habitus de estudo e, especialmente, iniciarem a construção de seus projetos acadêmicos futuros. Na quarta, serão organizados encontros e palestras para professores e pais de alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. Na quinta etapa, os alunos da graduação do curso de Matemática e Letras, sob a coordenação de professores da UFRN, utilizarão recursos didáticos, direcionados a gerar disposições para apreender conceitos matemáticos e linguísticos nos estudantes da escola básica da Região Metropolitana de Natal. Resultados, i) concretizar relações entre representantes da universidade, escola e pais de alunos para promover ações de forma solidária em prol da melhoria do desempenho escolar dos estudantes de Educação Básica da escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes; ii) Estudantes da escola mais conscientizados, motivados e dispostos (via trocas intergeracionais) para estudar, estudantes com aspirações legítimas e reais para gerar habitus de estudar que enriqueçam suas disposições que os projete ao sucesso escolar; iii) Sensibilizar a pais dos alunos e professores para que possam contribuir melhor no desempenho escolar dos alunos; iv) Proporcionar instrumentos pedagógicos aprimorados para o ensino com direcionamento para estudantes da escola; v) Elaborar um conjunto de reflexões sobre os resultados para o fortalecimento das políticas da Educação Básica.


Públicos Alvo

Interno:

Professores e alunos de Pós-graduação e graduação


Externo:

Professores e alunos da escola publica do ensino médio



Membros da Equipe

  VALÉRIO BEZERRA DE LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  IVONE DA SILVA SALSA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JULIA VICTORIA TOLEDO BENAVIDES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ELIARDO GUIMARAES DA COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  BRUNO LOPES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  GISELY KARLA DE MEDEIROS CARVALHO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  WILMARA MARTINS DA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARIA DE JESUS XAVIER AGUIRRE
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  SARAH MARA SILVA LEÔNCIO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.18