Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Setembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: 3º Encontro Ampliado do Fórum de Educação Infantil do RN de 2019
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 100
Período do Evento: 01/10/2019 a 01/10/2019
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório da Biblioteca Central - UFRN - Campus Central
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: JACYENE MELO DE OLIVEIRA
E-mail do Responsável: jacyeneufrn2@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 3342-2270
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91813046

Resumo

Tema do Encontro: “Inclusão na Educação Infantil: avanços e desafios".

 A educação inclusiva tem sido reconhecida como um movimento mundial fundamentado na compreensão dos direitos humanos, numa perspectiva de respeito à diversidade e envolve dimensões sociais, políticas, culturais e educacionais. No âmbito da educação escolar brasileira, a Política Nacional de Educação na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) afirma: Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. (BRASIL, 2008, p. 15). Desse modo, cabe às instituições escolares e aos seus profissionais – gestores, coordenadores e professores – a elaboração de propostas e o desenvolvimento de práticas efetivas que considerem as especificidades dos sujeitos aprendizes identificados como público-alvo da Educação Especial. Essa perspectiva está afirmada como a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014): Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. A meta, portanto, já inclui as crianças de 4 a 5 anos – integrantes da Educação Infantil como – o que implica o desenvolvimento, por parte das pré-escolas, de trabalho pedagógico compatível com as exigências postas pelas características das crianças que têm seu desenvolvimento e suas vidas marcadas pela condição de deficiência ou transtornos referidos no documento citado. Objetivos e orientações para tais práticas encontram-se definidas nas Diretrizes Operacionais para o atendimento especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, homologadas em 2009. Embora a meta se refira à faixa etária de 4 e 5 anos, relativa à pré-escola, os princípios das Diretrizes envolvem a creche – integrante da Educação Infantil que é etapa inicial da Educação Básica. Desse modo, a educação de crianças de zero a cinco anos e onze meses encontra-se contemplada e demanda ações efetivas que materializem as definições negociadas socialmente. Em que pese a consistência e potencial desses documentos, persiste a necessidade da compreensão de seus princípios e orientações por parte dos profissionais implicados nas práticas que envolvem as crianças público-alvo da Educação Especial numa perspectiva inclusiva, de respeito às diferenças – necessidades e possibilidades – e, ao mesmo tempo e, sobretudo, de avanço de suas capacidades. Esse tem sido um desafio para as instituições e profissionais, demandando, de modo persistente, reflexões e discussões qualificadas sobre a temática que possam mobilizar transformações de ideias e práticas e servir à formação continuada de profissionais e estudantes – futuros profissionais da educação e, portanto, da formação continuada.


Programação

PROGRAMAÇÃO 01/10/2019 - DAS 8H ÀS 12H (4HORAS)


8H - CREDENCIAMENTO


8:30H - ABERTURA


9:00H - PALESTRA: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS E DESAFIOS
MINISTRANTE: PROFA.DRA. MARIA DE FÁTIMA CARVALHO (UNIFESP)


11:40H - ENCAMINHAMENTOS
MEDIADORES: COMITÊ GESTOR DO FEIRN


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e Discentes dos cursos de graduação e pós-graduação


Externo:

Profissionais da Educação das Redes públicas e privadas



Membros da Equipe

  JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  TERESA REGIA ARAUJO DE MEDEIROS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SARAH DE LIMA MENDES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SARA ESPINHEIRA DE ARAÚJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  VANESSA DA ROCHA OLIVEIRA BAIER WENDOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JOSELIDIA DE OLIVEIRA MARINHO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  HELES CRISTINA FERREIRA DE SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  NAIRE JANE CAPISTRANO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  RITA SAMUEL BEZERRA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ELIANA TORRES DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  RAFAEL ARAÚJO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  PATRICIA DE SOUZA AZEVEDO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  MILENA PAULA CABRAL DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)


Lista de Fotos

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