A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais).
Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 59,1 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, neste ano as crianças menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) também serão vacinadas, até o ano de 2018 a vacina estava disponível para as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Nesta campanha, oportunamente, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante, esta ação busca o resgate e vacinação de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público. A estratégia será realizada considerando, momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:
ü No período de 10 a 12 de abril, na Região Sul, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
ü No período de 15 a 19 de abril, em todo o país, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
ü A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Estima-se o funcionamento de cerca de 41.858 mil postos de vacinação, com o envolvimento de 196.526 mil pessoas e a utilização de 21.515 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).
Para isso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Escola de Saúde da UFRN foi convidada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal na pessoa da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Alyne Delgado e da coordenadora do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Vaneska para imprimir esforços no sentido de ajudar a SMS a ampliar a cobertura vacinal dessa campanha por meio do envolvimento dos alunos e professores dessa Escola em todo o período da campanha, especialmente aos finais de semana, ocasião em que o NAI/SMS abrirá salas de vacinas em shopping de Natal para conseguir melhorar o acesso da população as vacinas oferecidas nesse período de campanha. Essa ajuda se dará com a adesão voluntária dos alunos para, sob a supervisão de enfermeiros também voluntários, participarem da vacinação da população alvo da campanha em todo período da campanha, especialmente aos finais de semana. Dessa forma, como está previsto em termo de Convênio instituído entre a UFRN e a SMS de Natal/RN, temos como forma de contrapartida em sua cláusula décima primeira: da contrapartida do convenente, no item I: prestar colaboração técnica para a elaboração de projetos estruturantes e de qualificação profissional, conforme necessidades definidas pelo Plano Municipal de Saúde da SMS Natal, sentimo-nos na obrigação social de fazermos frente a essa necessidade e, para isso, organizamos essa atividade como evento de extensão no sentido de oficializar essas ações de contrapartida que terá como objetivos:
- Integração do Ensino/Serviço através da atividade da contribuição na Campanha de multivacinação contra influenza nas unidades e serviços de saúde em Natal/RN;
- Contribuir através da contrapartida de apoio logístico e de pessoal (alunos dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação) na Campanha de multivacinação contra influenza nas unidades e serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN.
- Contribuir para o aprendizado dos alunos através da integração ensino/serviço (UFRN aos serviços de saúde do município) através da participação ativa na Campanha de multivacinação contra influenza nas unidades e serviços de saúde em Natal -RN.
- Vacinar os grupos considerados de risco e prioritários nos serviços de saúde e demais instituições públicas e privadas de acordo com a solicitação do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN.
- Contribuir nas atividades de vacinação dos serviços de saúde no sentido de ajudar no alcance das metas de 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.
Nesse sentido, buscaremos trazer nossa contribuição no sentido de proporcionar a integração ensino/serviço e desenvolver nossa responsabilidade ética e social com a sociedade que, democraticamente, financia a universidade pública e gratuita da qual fazemos parte.
As atividades serão organizadas em diferentes períodos e locais conforme planejamento da equipe do NAI e da Vigilância em Saúde:
ü No período de 12 a 19 de abril (inclusive nos finais de semana), nas unidades de saúde e nas maternidades pública e privadas do município de Natal/RN serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Horário: 08h00 às 18h00.
ü No período de 20 a 31 de maio (inclusive nos finais de semana), nas unidades de saúde da SMS e salas organizadas em shopping (Midway Mall, Shopping Cidade Jardim e Partage Norte Shopping) do município de Natal/RN, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Horário: 08h00 às 18h00
DISCENTES, DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS.
GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1