O monitoramento audiológico tem como objetivo avaliar o desenvolvimento comportamental e linguístico da criança, considerando a inter-relação destes aspectos na maturação das vias auditivas e de suas habilidades, propiciando a detecção e o diagnóstico da deficiência auditiva tardia e/ou progressiva e, consequentemente, a intervenção precoce. Considerando que a população de neonatos com Indicador de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) é mais suscetível a desvios ou distúrbios do desenvolvimento auditivo, a realização desta etapa de monitoramento torna-se indispensável nessas crianças. Resultados de estudos preliminares demonstraram que existe um elevado percentual de crianças com IRDA que não realizam de fato esta etapa de monitoramento, o que ocorre secundariamente a diversos motivos da evasão e também a limitação de vagas nos Serviços de Saúde Auditiva. Nesse sentido, faz-se necessário faz-se necessário ampliar a oferta de atendimentos na área. Neste contexto, o objetivo do presente projeto consiste em analisar como tem sido realizado o monitoramento audiológico e propor melhorias para a execução desta etapa no processo de identificação da deficiência auditiva. Trata-se de um projeto de extensão, vinculado a um projeto de iniciação científica aprovado em edital interno, para atendimento de pacientes regularmente matriculados na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para melhor delineamento, o projeto será proposto com quatro enfoques: 1 Análise dos encaminhamentos para realização do monitoramento audiológico. 2 Análise do acompanhamento da audição e linguagem na atenção básica conforme proposto nas Diretrizes de Atenção à Triagem Auditiva Neonatal. 3 - Monitoramento audiológico em crianças com indicadores de risco para deficiência auditiva e diagnóstico de pacientes com resultado falha na TAN. 4 Análise da ocorrência de perda auditiva adquirida e/ou progressiva e sua relação com os IRDA. Os dados serão submetidos à análise estatística descritiva e inferencial por meio de testes pertinentes, adotando o nível de significância de 5%.
Discentes do curso de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia
Crianças encaminhadas para diagnóstico ou monitoramento audiológico
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