O “III Seminário de Psicologia e Políticas Sociais” será uma realização do Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (GPM&E), coordenado pelas professoras Dra. Isabel Fernandes de Oliveira e Dra. Ilana Lemos de Paiva e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN. Historicamente o GPME através dos seus pesquisadores, docentes e discentes da graduação e pós-graduação tem ganhado relevância nacional no âmbito da produção científica no que tange a formação (graduada e pós-graduada) em psicologia, além da atuação da psicologia no âmbito das políticas sociais, dentre elas, saúde, assistência social, educação, sistema socioeducativo, segurança pública entre outras. Contribuições que extrapolam os muros da academia e permite uma articulação mais próxima com os profissionais que estão atuando na ponta da rede do diversos equipamentos das políticas sociais. Para tanto, a 3ª edição do seminário objetiva dialogar com os profissionais inseridos no campo das políticas sociais debatendo a conjuntura que se apresenta no atual cenário em nosso país, permeado pelo avanço ultraneoliberalismo que vem destruindo conquistas históricas da classe trabalhadora, o conservadorismo minando as minorias sejam elas LGBTQ+, mulheres, negros (as), indígenas e quilombolas, além da precarização de trabalho vivenciadas pelos (as) trabalhadores (as) da política social. Dessa forma, o evento, com inscrições gratuitas visa proporcionar aos profissionais de psicologia e estudantes um espaço de discussão qualificada sobre o trabalho do psicólogo nas políticas de saúde pública e de assistência social, especialmente em tempos de retração dos investimentos em ações sociais.
III Seminário de Psicologia e Políticas Sociais
Psicologia e políticas sociais: conservadorismo em tempos de capital barbárie
11/09 (QUARTA-FEIRA)
08h - Credenciamento
09h - Conferência de abertura: Entre milícias, fé e família: O Estado brasileiro na contramão da democracia - Prof. Dr. Fernando Lacerda (UFG)
10h - Mesa redonda 1: A serviço de quem está o trabalho na política social?
- Prof. Dr. Filipe Boechat (UFRJ) - Os limites estruturais das políticas sociais;
- Profa. Dra. Ilana Lemos de Paiva (UFRN) – Direitos humanos e emancipação humana em tempos de capital barbárie;
- Prof. Dr. Fellipe Coelho-Lima (UFRN) - O trabalhador da política social e a precarização do trabalho: limite para a consolidação da proteção social?
12h – Intervalo
14h - Minicursos
· Minicurso 1: Processos grupais nas políticas públicas – Ms. Avrairan Fabrícia (GPME/UFRN)
· Minicurso 2: Violência urbana – Ms. Gabriel Miranda (UFRN)
· Minicurso 3: Patriarcado, feminismo materialista e violência doméstica e familiar – Profa Dra. Ilidiana Diniz (UFRN)
· Minicurso 4: Contribuições da Psicologia da Libertação para a implicação da/o profissional de psicologia nas políticas sociais - Prof. Dr. Fernando Lacerda (UFG);
· Minicurso 5: Proteção Integral e a rede atendimento de Crianças e Adolescentes - Ms. Tabita Aija Moreira (UFRN/OBIJUV).
· Minicurso 6: O trabalho do psicólogo e a militância no dia a dia das políticas públicas – Ms. André Luís Leite (UFRGS).
12/09 (QUINTA-FEIRA)
09h - Mesa redonda 2: Familismo: desafios da matricialidade sociofamiliar nas políticas sociais
- Profª Dra. Regina Célia Tamaso Mioto (UFSC)
- Profª Dra. Silvana Mara (UFRN)
- Profª Ms. Nívia Andrade (UNP)
12h - Intervalo
14h– Minicursos
· Minicurso 1: Suicídio na sociedade: diálogos intersetoriais sobre a prevenção e o cuidado – Profª. Ms. Vânia Calado (UNP) e Dra. Ana Izabel Lima (UNP)
· Minicurso 2: Estado, ideologia e políticas sociais - Prof. Dr. Filipe Boechat (UFRJ);
· Minicurso 3: Diálogo entre Criminologia Crítica e Feminista: particularidades latino-americanas – Ms. Rebecka Tannus (UFRN) e Ms. Nara Fernandes (UFRN);
· Minicurso 4: Políticas sobres drogas, RAPS: perspectivas de cuidado – Prof. Dr. Pedro Costa (UnB);
· Minicurso 5: Instrumentalidade do psicólogo no SUAS – Profa. Ms. Nívia Andrade (UNP).
13/09 (SEXTA-FEIRA)
08:30h – Mesa redonda 3: Os alvos do capitalismo de choque
Profª. Dra. Luciana Boiteux (UFRJ) – Seletividade penal, encarceramento em massa e o recorte de gênero;
Prof. Dr. Pedro Costa (UNB) - Políticas sobre drogas;
Prof. Dr. Pablo de Sousa Seixas (UFRN/ Facisa) – Questões sobre Educação.
11h- Conferência de encerramento: Balanço das Políticas Sociais desde o século XXI: Entre a Filantropia, a cidadania regulada e o ódio de classe. - Profa. Dra. Isabel Fernandes de Oliveira (UFRN).
Psicólogos, Assistentes Sociais e estudantes do curso de Psicologia, Serviço Social e áreas afins.
Profissionais de psicologia
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.16.17