Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Setembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: IV FESTIVAL DE PIANO DE NATAL
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 250
Período do Evento: 25/09/2019 a 29/09/2019
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: ESCOLA DE MÚSICA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Escola de Música da UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2019 - EDITAL UFRN/PROEX/PROGRAD/PPG/PROPESQ 02/2019 (EVENTOS INTEGRADOS PARA 2019))
Tipo do Evento: FESTIVAL Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 250
Responsável pela Ação: TARCISIO GOMES FILHO
E-mail do Responsável: tarcisiogfilho@gmail.com
Contato do Responsável: 84991083196
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91811428

Resumo

Resumo:

IV Festival de piano de Natal

Este projeto tem por finalidade buscar apoio por meio do EDITAL UFRN/PROEX/PROGRAD/PPG/PROPESQ/ 002/2019 SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS para a realização do IV Festival de piano de Natal, evento aberto ao público interno e externo da UFRN e que já está fazendo parte do calendário de eventos artísticos e educacionais da região nordeste.  Enquadrado na linha de ação 4, o evento terá uma estrutura multifacetada na qual dialogam o fazer artístico, o ensino e a pesquisa. Para isso, objetiva reunir membros da comunidade artística e científica para a socialização de experiências, conhecimentos e produtos. O evento contará com a presença de professores de renome no cenário nacional e internacional que ministrarão palestras, seminários e master class, além de recitais e concertos diários abertos ao público e aos alunos de extensão, técnico e graduação da EMUFRN.

Introdução: A origem da Escola de Música da UFRN está fortemente ligada com uma escola pianística de altíssimo nível. Waldemar de Almeida (1904 – 1975), grande pianista e compositor, foi um dos fundadores da Escola e responsável pela formação de toda uma geração de músicos do Rio Grande do Norte (GALVÃO, 2015). Dentre seus discípulos destacamos Oriano de Almeida (1921-2004), pianista de carreira e fama internacional, além de gerações de professores e pianistas de sucesso, muitos dos quais atuaram como professores da Escola de Música da UFRN.

Até os dias de hoje pode-se notar a forte e frequente presença do piano na maioria dos eventos musicais, tanto na universidade quanto fora dela. Além disso, o ensino do piano vê-se presente como obrigatório na maioria dos currículos de formação de professores de música (licenciaturas em música e educação musical). O piano é instrumento solista, acompanhador, colaborador e ferramenta de ensino. A disposição física linear das notas musicais ao longo do teclado facilita o entendimento de vários conceitos da estrutura musical. Seu caráter melódico-harmônico faz do piano um instrumento solista completo e, ao mesmo tempo, colaborador, quando substitui orquestras ou auxilia o ensino do canto coral. Faz-se parceiro de outros instrumentos em formações instrumentais menores, interagindo de igual pra igual quando necessário.

O papel do piano na formação do pianista na atualidade e do músico em geral deixa de ser prioritariamente solística, individual, para abrir espaço para um papel multifacetado e muito mais versátil, onde a especialidade e o refinamento do solista não são descartados, mas necessitam da adição de outras várias habilidades. O evento, aqui proposto, visa contribuir para que esta formação seja enriquecida pela troca de vivências artísticas e acadêmicas entre os discentes, docentes e profissionais liberais da área.  O IV Festival de piano de Natal contará com profissionais especialistas nas diversas vertentes pianísticas que dividirão seus conhecimentos em mesas-redondas, master clases, palestras e concertos. Também fará parte da programação do evento o III Fórum de piano do Nordeste, evento com duas edições realizadas em João Pessoa.

O IV Festival de piano de Natal visa democratizar o acesso ao ensino e o contato com o instrumento, esclarecer sobre seus diferentes usos, funções e possibilidades, divulgar o trabalho artístico, com piano, realizado na Escola de Música da UFRN, seus projetos de extensão e fomentar a discussão sobre o ensino de piano na universidade diante das exigências contemporâneas do mercado artístico e de trabalho. Todas as atividades estão relacionadas e colaborarão com pesquisas existentes na UFRN, com a melhoria do ensino de graduação e curso técnico, realizarão interfaces com a pós-graduação e também com as atividades de extensão universitária presentes na EMUFRN.

Histórico dos eventos anteriores: O primeiro Festival de piano de Natal aconteceu nos dias 4 a 6 de setembro do ano de 2013 e contou com a presença dos pianistas Dr. Mauricy Martin (UNICAMP), Prof. Michael Uhde (MusikHochschule de Karlsruh - Alemanha), Dra. Claudia Deltrégia (UFSM) além dos professores da UFRN. A programação constou de Palestras e master classes durante a manhã e tarde e concertos à noite.

O II Festival de Piano de Natal aconteceu entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2015. Participaram desta edição os pianistas Dr. José Henrique Martins (UFPB), Dr. Enrique Graf (University of Charleston - EUA), Prof. Hercules Gomes (Artista Yamaha - SP), além dos professores da UFRN. A programação constou de palestras, oficinas, Master class e concertos noturnos.

O III Festival de piano de Natal aconteceu juntamente com o IV Encontro sobre Pedagogia do Piano, durante os dias 02 a 06 de outubro de 2017, e foi um evento de abrangência internacional. Foram oferecidas oficinas, workshops, palestras, recitais, mesas-redondas e masterclasses. Contou com a presença dos seguintes professores: Dra. Judit Gábos (Romênia), Dra. Claudia Deltrégia (UFSM), Dr. José Henrique Martins (UFPB), Dr. André Rangel (UNESP), Profa. Lena Johnson (Suécia – Örebro University), Vicente Della Tonia (EUA – Georgia State University), Durval Cesetti (UFRN). Para o evento recebemos participantes vindo dos estados de Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Piauí, Paraíba e Alagoas.

O objetivo principal do evento é proporcionar oportunidades de formação continuada e inicial para professores de piano que atuam em escolas, conservatórios ou estúdio particular e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em música, por meio da troca de experiências e estabelecimento de vínculos entre profissionais do mercado e professores formadores afiliados a universidades. O evento necessita de apoio justamente por não adotar uma visão autocentrada no academicismo, mas a partir das pesquisas e da reflexão teórica sobre o processo ensino-aprendizagem, voltar-se para o público alvo externo, ou seja, o profissional que atua como professor de piano, em um constante processo de retroalimentação das práticas pedagógicas. Há de salientar que a área da pedagogia do piano está em estágio inicial de desenvolvimento no Brasil, ao contrário de outros países. Nesse contexto, o evento será de fundamental importância para solidificar essa área de conhecimento e inserir o Brasil no circuito de congressos que discutem a área. O referido evento trará referências internacionais, professores e pesquisadores, que não somente se prontificaram a participar, mas também em estabelecer contato para fins de parcerias, pesquisa e intercambio. Esse planejamento tem um elevado custo, principalmente ao verificar que a área ainda está em início de desenvolvimento no país e que ainda não possui uma Associação que possa patrocinar parte dos recursos orçamentários.

Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento: Apesar do crescimento das pesquisas sobre pedagogia do piano, o número de ações que visam uma efetiva melhora da prática ainda é reduzido - um fato vivenciado por professores de piano que atuam em escolas, conservatórios ou aulas particulares. As ações desse evento visam criar oportunidades de formação continuada, sem a necessidade de vínculo acadêmico, para fins de proporcionar valorização profissional e melhor orientar sobre as diversas possibilidades na carreira. Segundo Slawsky (2011), professores de piano sem vínculo acadêmico sentem-se mais seguros e confiantes quando têm acesso a instituições ou associações formais que promovam a difusão do conhecimento – como é o caso dos ministrantes do evento. Várias contribuições são esperadas aos participantes, tais como:

 ● imersão em atividades de cunho teórico e prático, respaldadas por profissionais altamente qualificados na área da pedagogia do piano;

● promoção da autoestima e da dignidade do professor de piano, proporcionando apoio institucional, reconhecimento para suas ações e oportunidades de adquirirem conhecimentos sobre gestão e administração para que possam ser profissionais empreendedores e dinâmicos;

● promover a cooperação e a troca de conhecimentos entre os professores e alunos participantes;

● refletir sobre práticas pedagógicas que fomentem a melhora do ensino;

● investigar, compreender e planejar ações que contribuam para solucionar os mais variados problemas enfrentados por professores de piano que atuam na formação inicial de pianistas;

● Superar a dicotomia músico-professor: a realização de recitais abertos à comunidade por palestrantes convidados é essencial para essa superação. Afinal, o desejo de tocar ou ensinar melhor é sempre movido por atividades artísticas inspiradoras proporcionadas por aqueles que através de árduo trabalho tornam-se capazes de inspirar novas gerações;

● auxiliar a pensar e repensar o conteúdo programático de disciplinas direcionadas à preparação pedagógica de professores.

 

Convidados do IV Festival de piano de Natal:

 

Prof. Dr. Antonio Nigro – UFPE

 

Antonio Nigro é filho do Recife, capital do Estado de Pernambuco, Brasil. Nasceu em 13 de junho de 1975, numa família de imigrantes italianos, por parte do pai, e de brasileiros por sua mãe. Em 1986 iniciou seus estudos musicais com a professora Esther de Barros de Melo e Silva. Após interrupção de um ano, reiniciou-os com o Professor Flávio Medeiros, na extinta Escola de Música das Graças. Em 1991 ingressou no Curso de Capacitação profissional em Música do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, na classe do Professor Edson Magalhães Bandeira de Mello, e, em seguida prestou concurso vestibular para o curso superior naquela universidade. Seu debut como pianista aconteceu no Teatro Valdemar de Oliveira, aos 16 anos de idade. Em 1995 e 1996, partiu para a Europa, mais precisamente para a Alemanha.  Lá iniciou aulas  com a Profa. Flösner da Escola Superior de Música de Frankfurt am Main. Foi com nomes como Yara Bernete, Dayse de Lucca, Elzbieta Sternlicht, Tori Stødle, Carl Blake, Dinorah Varsi, Volker Banfield, Elgin Roth, Judit Jaimes, Andreia da Costa Carvalho e Josefina Aguiar que participou de master class.

Em 1996 e 1997, atuou como monitor de piano na UFPE e depois da conclusão do Bacharelado em Recife voltou para a Alemanha, onde obteve, em Hamburgo, a preparação para as provas da Universidade Martin-Luther Halle-Wittenberg, tendo como orientadora a Professora da Escola Superior de Música,  Elgin Roth. Em 1998, com o início de seu Mestrado, na referida universidade, na classe do Professor Dr. Marco Antonio de Almeida, como bolsista da Apartes-Capes e Elgin-Roth Stipendiat, obteve experiência como pianista acompanhador de cantores, participando de projetos de ópera como correpetidor. Eram novos rumos em sua carreira de professor de piano: começou com seu estágio e monitoria na própria escola, onde, depois do término de seu curso, foi chamado para dar aulas de interpretações de Lied e de piano. Como camerista apresentou-se com vários grupos instrumentais, com orquestras barrocas, tocando cravo, duos Piano-Violino, Piano-Violoncello, registrando, mais uma de suas formas de expressar seu ecletismo na música clássica. Em 2004 apresentou uma série de concertos no Brasil, iniciando sua tournée pelo Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meirelles, passando pelo Recife no Seminário Teológico Batista e no Teatro de Santa Isabel, finalizando em João Pessoa com a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Residiu em Leipzig, até o ano de 2011, atuando como artista autônomo, foi professor de piano do Conservatório G. F. Händel em Halle/Saale e professor de piano na Universidade Martin-Luther na mesma cidade de Halle/Saale e na Escola Superior de Música Sacra. Entre 1999 a 2011 realizou diversos recitais solo nas cidades: Hohenmölsen, Weissenfels, Quedlinburg, Halle/Saale, Hamburg, Leipzig, Aschersleben, Hettstedt, dentre outras.

Foi convidado em 2010 a fazer parte como jurado do concurso do Jugend Musiziert e participar em Recife do Festival “Chopin-Schumann 200 Anos – Música que permanece viva através dos tempos”. Em primeiro de janeiro 2011 retorna ao Brasil, à cidade do Recife, assumindo em 11 de abril deste ano o cargo de Professor Substituto do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco na disciplina de instrumento do curso de Bacharelado em Piano. Cria no Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco o Projeto Algo+q Piano, onde coordena cursos, palestras, workshops, recitais dentre outras atividades. Desde outubro de 2013 por Concurso de Provas e Títulos integra o corpo docente da UFPE e vem realizando cursos sobre Técnica Pianística e Pedagogia do Piano. Com o Duo de Viola e Piano, a convite do Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty), realizou juntamente com Sávio Santoro Concertos na Ásia, Europa e América Central. Ainda em 2013, se apresenta com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco sendo o solista do Concerto Nr. 23 de W. A. Mozart. Em 2014, com o Coro da Universidade Federal de Pernambuco e Orquestra Sinfônica apresentam a Grande Fantasia Coral de L. van Beethoven.  Em 2015, em um Recital Brahms/Liszt, acompanha o Opus 2 à quatro mãos com o pianista Bruno Mota as Liebeslieder Walzer opus 52 de J. Brahms, sob a regência de Flávio Medeiros. No ano seguinte, atua como diretor musical da Ópera Domitila de Guilherme Ripper em 8 récitas no Teatro Hermilo Borba Filho. No ano passado, em 2018 participou de Relicários – Memórias do Som com um Recital de Piano solo e conclui seu doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento na Universidade Federal de Pernambuco na subarea de Neurociências.

 

Profa. Dra. Luciana Noda – UFPB

 

Luciana Noda é pianista paulista, Doutora e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina. Ao longo de sua formação, estudou com Maria José Carrasqueira, Yara Bernette, Ney Fialkow, Cristina Capparelli Gerling e David Korevaar. Na Europa, estudou com Dalia Ouziel, Roy Rowat e Luis Carlos de Moura Castro.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra de Cambra de L’Empordá (Espanha), Orquestra L’Estro Armonico de São Paulo, Orquestra de Câmara do Instituto de Artes da UNESP, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica da UFPB. Pianista atuante em palcos por todo país, Luciana Noda tem realizado estreias de renomados compositores contemporâneos brasileiros como Liduíno Pitombeira, José Orlando Alves e Antonio Ribeiro.

Em 2015-2016 foi contemplada com bolsa de estudos da CAPES/Fulbright para realizar pós-doutoramento na University of Colorado-Boulder (EUA), tendo como supervisor o pianista David Korevaar.

Luciana Noda é professora de piano da Universidade Federal da Paraíba desde 2008 e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música desta instituição desde 2010. Colabora desde 2016 como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN, onde atualmente também integra o quadro docente do mesmo.

Tem se apresentado regularmente os resultados de suas pesquisas em congressos nacionais e internacionais. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e membro-fundadora da Associação Brasileira de Performance Musical.

 

Prof. Dr. Mauricy Martin - UNICAMP

Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Itália, Sérvia, Hungria, Argentina e Paraguai. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues. Seu estilo pianístico é reconhecido pelo seu "som claro, limpo e bonito". Sua apresentação da Sonata I de Alberto Ginastera em Raleigh (EUA) foi aclamada como “um das melhores apresentações..., mostrando musicalidade profunda e compreensão da alma interior da música, bem como uma facilidade técnica de mais alto nível”. Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação nacional e internacional como professor e julgador em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música na Jacob’s School of Music da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura. Mauricy Martin também é Diretor Artístico do Backa Palanka Internacional Piano Festival na Sérvia e curador da série de concertos da Sala Watari em Campinas.

 

Profa. Dra. Carla Reis – UFSJ

Carla Reis é natural de Varginha (MG), graduou-se em piano pela Escola de Música da UFMG e obteve o título de Mestre na UFRJ. Como bolsista Capes, aperfeiçoou-se também na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Em 2014, concluiu o Doutorado em Educação pela UFMG – com estágio doutoral na Universidade do Porto (Portugal) – apresentando tese sobre trajetórias de estudantes de piano em cursos superiores a partir de uma perspectiva sociológica. Desde 2006, integra o corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del Rei (Minas Gerais) nos cursos de graduação e pós-graduação. Além da atividade docente, apresenta-se como solista e camerista regularmente. É idealizadora e coordenadora do Projeto de Extensão"Piano.Pérolas” que visa a formação de professores de piano, bem como o registro e divulgação de obras didáticas de compositores brasileiros.


Programação

Programação:

Programação:

25 de setembro - quarta-feira

09h – credenciamento – Hall da EMUFRN

17h – Solenidade de abertura – Conferência com o professor Claudio Galvão “Waldemar de Almeida – O nosso maestro” (Auditório Onofre Lopes)

19h – Recital de abertura

 

26 de setembro - quinta-feira

09h às 12h – Conferências – Pianistas convidados – Recital palestra e Workshop Profa. Carla Reis (Auditório Oriano de Almeida)

14h às 17h – Master classes (Auditório Oriano de Almeida e Sala 4)

17h – Master class para crianças/alunos de extensão (Sala 4)

19h – Recital – Prof. Dr. Antonio Nigro

 

27 de setembro – sexta-feira

09 às 12h – Palestras e Workshop (Auditório Oriano de Almeida)

14h às 17h – Master classes (Auditório Oriano de Almeida e Sala 4)

17h – Recital Mario Marochi e Cleber Dessoles (Auditório Oriano de Almeida)

19h – Recital – Prof. Dr. Mauricy Martin

 

28 de setembro – sábado

09 às 12h – Palestras e Workshop (Auditório Oriano de Almeida)

14h às 17h – Master classes (Auditório Oriano de Almeida e Sala 4)

19h – Recital – Profa. Dra. Luciana Noda

 

29 de setembro - domingo

09 às 12h – Recital Palestra Nan Qi e Durval Cesetti (Auditório Oriano de Almeida)

14h às 16h – Master classes (Auditório Oriano de Almeida e Sala 4)

17h – Encerramento e recital de alunos. 

Objetivos Gerais:

Proporcionar aos alunos dos projetos de extensão da EMUFRN novas oportunidades para aquisição de conhecimentos e estimular a continuidade dos estudos musicais.

Compartilhar experiências nas áreas de ensino, pesquisa e performance do piano.

Divulgar para o público externo a arte pianística nas suas variadas vertentes.

Proporcionar aos alunos de graduação e pós-graduação contato com pesquisas recentes na área da pedagogia do piano.

Proporcionar aos alunos de extensão, graduação e Pós-graduação a oportunidade de tocar para grandes mestres de reconhecida competência.


Públicos Alvo

Interno:

Professores e alunos de piano da UFRN


Externo:

Músicos profissionais, estudantes e apreciadores do piano



Membros da Equipe

  NAN QI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  DURVAL DA NOBREGA CESETTI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOYCE MAIARA RIBEIRO DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  LUCIANA NODA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  EMILLY CUNHA DA GRAÇA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  CARLA SILVA REIS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  GABRIELA ARAÚJO TORQUATO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  JOANA CUNHA DE HOLANDA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MAURICY MATOS MARTIN
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  ANTONIO CARLOS RABELO NIGRO FILHO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  TIAGO VILELA FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ANTONIO GUILHERME CARDOSO RODRIGUES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  JUNIOR FERNANDES DE SOUZA FILHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  TARCISIO GOMES FILHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  PAULO CESAR BEZERRA VITOR
Categoria: SERVIDOR
Função : MINISTRANTE



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

I Festival de piano de Natal - Cartaz

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Oficina profa. Elvira Drummond

[Foto não Encotrada!]

I Festival de piano de Natal - Conferência Michael Uhde (Alemanha)

[Foto não Encotrada!]

II Festival de piano de Natal - Alunos participantes de uma master class

[Foto não Encotrada!]

II Festival de piano de Natal - Cartaz do recital do convidado internacional

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Conferência de Abertura - Prof. Claudio Galvão

[Foto não Encotrada!]

II Festival de piano de Natal - Cartaz do recital de abertura

[Foto não Encotrada!]

I Festival de piano de Natal - Master Class Dr. Mauricy Martin (UNICAMP)

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Master class alunos de extensão - Dr. Vicente Della Tonia

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Palestras por vídeo conferência

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Cartaz

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Conferências

[Foto não Encotrada!]

III Festival de piano de Natal - Master class Dr. André Rangel (UNESP)

[Foto não Encotrada!]

Solenidade de encerramento do festival - Prof. Dr. Tarcísio Gomes

[Foto não Encotrada!]

I Festival de piano de Natal - Master Class Dr. Mauricy Martin (UNICAMP)

[Foto não Encotrada!]

II Festival de piano de Natal - Master Class Dr. Enrique Graf (URUGUAI-EUA)

[Foto não Encotrada!]

I Festival de piano de Natal - Mesa redonda professores convidados

[Foto não Encotrada!]

II Festival de piano de Natal - recital Hercules Gomes



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.14.7