O “I Seminário de Estudos no campo da Sensorialidade: Educação e Direitos Humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas”, com público alvo previsto para 300 pessoas, entre os quais: professores, psicólogos, estudantes, pais, psicopedagogos entre outros profissionais que desejem participar, a realizar-se, em princípio, no Auditório e outros espaços do Centro de Educação da UFRN, tem como objetivo central: - Debater questões relativas ao fazer pedagógico na perspectiva da educação inclusiva e dos direitos humanos, com vistas à ampliação de políticas afirmativas que não só assegurem os direitos constitucionais das pessoas com deficiência sensorial, mas que garantam a execução de ações que promovam o reconhecimento de sua capacidade em contribuir significativa e qualitativamente em diversas áreas da sociedade. E, como objetivo específico: - Discutir sobre a educação escolar como um direito humano, também, de pessoas com deficiência sensorial em instituições de ensino no estado do RN. Sua proposição para concorrer ao Edital UFRN/PROEX/PROGRAD/PPG/PROPESC/002/2019, justifica-se pelas seguintes razões: a) O número de pessoas com deficiência visual no RN, pois é sabido que do total da população, conforme dados do IBGE (2010) 76.146 pessoas tem algum tipo de deficiência (intelectual, motora, visual auditiva), dos quais 59.183 declararam-se com deficiência visual (DV) e 22.762 com deficiência auditiva (DA), dentre estas 5.159 com surdez.. Do total de pessoas com DV, 16.540 são cegas e 42.643 tem baixa visão. Algumas dessas pessoas, entre 6 a 14 anos de idade, ainda em conformidade com os dados do IBGE (2010) vêm, paulatinamente, preenchendo vagas nas instituições de ensino dos diferentes níveis e modalidades de ensino da rede pública e particular, e se deparando com o despreparo de muitos dos profissionais e carência de ações afirmativas na área da educação escolar de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas e surdocegas; b) Por se configurar como um desdobramento de ações de extensão realizadas nos últimos quatro anos, relativas aos processos de ensinar e aprender de estudantes com deficiência visual, a saber, por ordem cronológica decrescente: “Tenho alunos com deficiência visual. E agora, o que fazer? (2018)”; “A criança com deficiência visual nos espaços do brincar, cantar e contar: corpos em movimento (2017)”, “A tríade brincar, cantar, contar em sala de aula: promoção da interação entre alunos com e sem deficiência visual (2016)”,“ A pessoa com deficiência visual na sociedade: percepções e comportamentos (2016)”, “Educação Inclusiva: Por uma escola sem exclusões (2015)”, LIBRAS Básico I para surdos e ouvintes na escola comum (2015)”, os quais têm fortalecido ações didáticas pertinentes às necessidades específicas dos estudantes, bem como mudanças no campo profissional escolar e pessoal dos que tiveram a oportunidade de participar. c) Também se faz respaldar pelas pesquisas que temos realizado na área da sensorialidade, nos últimos 15 anos, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, desta Universidade. Tais eventos por si mesmos respaldam a necessidade de ampla divulgação e discussão tanto das ações quanto dos resultados gerados, em um evento mais amplo com participantes internos e externos à UFRN. Como benefícios gerados pela execução do evento: se almeja a criação de um Fórum Estadual para discussão e proposição de políticas afirmativas em favor da educação de pessoas com deficiências sensoriais no RN; proposição de novos projetos de extensão voltados à formação continuada de professores da rede pública de ensino na área do evento; a publicação das palestras e dos trabalhos apresentados em Anais do evento; posterior publicação em periódicos da área da Educação Especial.
PROGRAMAÇÃO - Com palestrantes à confirmar
DATA
HORARIO
ATIVIDADE
LOCAL
21/08
8h
Credenciamento
9h – 11h
Abertura – Apresentação cultural
Mesa de Abertura
Conferencia – Deficiências Sensoriais: percepção e cognição na apreensão do mundo.
Conferencista:
Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini– PUC/SP
Auditório da Reitoria
11h às 12
Lançamento de Livro com música e coquetel
14h – 16h
Mesa Redonda – Acessibilidade, políticas e Direitos humanos na educação de pessoas com déficit sensorial
Mediador:
- Prof. Dr. Francisco José de Lima (UFPE)
-Profa. Dra. Rita de Cássia Paiva Magalhães (UFRN)
- Prof. Dr. Leonardo Freire (UFRN)/Presidente Instituto Caleidoscópio- Natal/RN (Confirmado)
INTERVALO
16h15 as 18h
Mesa redonda – Escolarização de pessoas surdocegas
Mediador: Juliana Magro (CAP)
- Shirley Rodrigues Maia – Grupo Brasil/SP
- Anizete da Silva Moreira (CAS)
22/08
8h às 10h
Atividade cultural (Dança – solo ou dupla/exposição de fotos/pinturas por pessoas cegas, surdas?????)
Painel: Arte, Música, Movimento e Deficiência Visual
Teatro - Dr. Jefferson Feranandes Alves – UFRN
10h15 – 12h
Sessão de Pôster (Eletrônico) –
Relatos de experiência e
Pesquisas em andamento
Salas Bloco de aulas do CE
14h às 16h
Mesa Redonda: Pesquisas em Educação – Escolarização de pessoas com deficiências sensoriais no RN
Coordenação: Prof. Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)
Profa. Ms. Linda Carter Souza da Silva (Mestra/SEEC)
Profa. Ms. Jane Cleide Bispo Dos Santos Silva – (CAENE/UFRN
Profa. Ms. Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto (NEI/UFRN)
Prof. Gueidson Pessoa de Lima – IFRN
16h15 às 18h
Roda de conversa: Histórias de Vida
A condição de deficiência na relação de Pais e filhos
- surdo
- baixa visão -
- cega – Vanessa/Talita Simplício / Arthur Cavalcante da Silva – ADEVIRN-RN / Weverton
- surdocega
20h
Jantar musical por adesão (grupo músicos do IERC)
23/08
8h às 9h
Palestra: As tecnologias assistivas em favor do ensino a estudantes cegos, surdos e surdocegos
Mediação: Juliana Magro Pinheiro
Palestrante: Flávia Roldan Viana – UFRN (Confirmado)
Auditório CE
9h15 às 12h
Comunicações orais – Pesquisas concluídas
Eixos:
Salas do bloco aulas do CE
Roda de Conversa: Responsabilidades sociais, éticas e educacionais das instituições de atendimento especializado e escolas comuns
Coordenação:
Palestrantes:
-Escola Pe. Miguelinho
- Instituto Federal do Rio Grande do Norte/ Unidade João Câmara Érica)
- Edlayne Christina Souza Cavalcanti Dias – CAP/Iapissara Aguiar (Confirmado)
- Tuiza Cristina (CAS)
Palestra: Educação Inclusiva como um direito humano.
Encerramento
· Encaminhamentos do Fórum
· Apresentação Cultural
Discentes e professores
professores da rede pública e privada, psicólogos, estudantes de Pedagogia e demais licenciaturas, pais, psicopedagogos entre outros profissionais que desejem participar
2019 - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
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