Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Escrita científica: da leitura crítica à escrita de artigos científicos
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 25
Período do Curso: 11/03/2019 a 31/12/2019
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CERES - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: CAICÓ - RN
Espaços de Realização: Laboratório Didático de Geociências - LADGEO
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 120 Quantidade de Vagas: 20
Responsável pela Ação: JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA
E-mail do Responsável: jjlelis@gmail.com
Contato do Responsável: 84986603988
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91811269

Resumo

É comum que pessoas em início da carreira científica encontrem dificuldade com a escrita científica. Com objetivo de minimizar esse problema, propõe-se um curso de capacitação de escrita científica no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), campus Caicó. O curso objetiva: a) aperfeiçoar as habilidades de redação de artigos para publicação em periódicos especializados; b) cdesenvolver habilidades para uma redação eficiente e efetiva de artigo ; c) desenvolver habilidades na revisão de artigos; d) fornecer informações sobre como fazer e receber uma resposta construtiva de artigos; e) finalizar um artigo para submissão a um periódico..Para tanto, incluem-se atividades téoricas e práticas em sala, e também no Laboratório Didático de Geociências do Departamento de Geografia. Os alunos se limitam a vinte e cinco vagas, cinco dessas reservadas a egressos da UFRN. O curso será ministrado com 2 h semanais, totalizando 120 h, sendo ofertado em 2019.1 e em 2019. Como produto, espera-se que os discentes e egressos sejam capazes de analisar e redigir textos científicos.


Programação

Escrita como expressão de ideias - 22 de março a 12 de abril

Por que escrever?

Estilos de escrita

Tipos de publicação

Guia de estilo para autores

Erros comuns de redação

Obstáculos na redação



Analisando artigos publicados - 15 de abril a 7 de julho

O que faz um bom ‘resumo’?

Quais elementos devem estar incluídos na Introdução?

Descrição do ‘Material e Métodos’

Resultados

Apresentando seus dados em forma de figuras e tabelas

Discutindo a relevância de seus resultados

O que posso concluir?

Agradecimentos, material suplementar e dados não apresentados



Artigos científicos - 5 de agosto a 13 de setembro

Primeira versão de um artigo

Versões seguintes de um artigo

A importância em seguir as instruções, revisões, comentários e da leitura final de artigos

  

Processos de citação - 13 de setembro a 29 de novembro

Selecionando os jornais adequados

Fator de impacto e outras medidas de impacto

A submissão de artigos

Apresentação de artigos, revisão e auto-avaliação

Submissão de artigos para revisão


Públicos Alvo

Interno:

Discentes do curso de graduação em Licenciatura em Geografia, discentes do curso de graduação em bacharelado em Geografia, discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOCERES)


Externo:

Egressos da UFRN.



Membros da Equipe

  MIKAEL DA SILVA ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.20