Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: CINEMA e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A COMUNIDADE PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 1000
Período do Curso: 04/03/2019 a 22/03/2019
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: CCHLA UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2019 - (5) SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL (ANO 2019))
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 16 Quantidade de Vagas: 200
Responsável pela Ação: LISABETE CORADINI
E-mail do Responsável: lisacoradini@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99192-1950
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91810759

Resumo

O curso de extensão CINEMA e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, A COMUNIDADE PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA será ministrada pelos protagonistas do Projeto Por Telas. O PorTelas é um Projeto Social sem fins lucrativos que busca proporcionar a democratização do acesso a produção audiovisual através de oficinas de formação, além do acesso a bens culturais, tudo de forma gratuita, para Jovens e Adultos de Comunidades Carentes e Áreas com Altos Índices de Violência. O objetivo desse projeto é possibilitar cidadania gerando mão-de-obra especializada que possa inserir-se no mercado de trabalho, além de novos empreendedores e novos agentes multiplicadores de cultura nas comunidades. Ao final do processo de formação, os alunos produzem filmes retratando a realidade dos espaços ondem vivem, contribuindo assim para preservação de memória. Esse projeto já atuou no Rio de Janeiro, financiada através de recursos doados pelos artistas Paulinho da Viola e Marisa Monte. Essa primeira experiência aconteceu em parceria com a Escola de Samba Portela e foi realizada nos bairros de Oswaldo Cruz, Madureira, Marechal Hermes, Campinho e Vaz Lobo. O saldo foram 22 alunos beneficiados e 3 filmes realizados.

 

 


Programação

Curso de extensão contará com a participação do cineasta André da Costa Pinto e a produtora cultural Cecília Rabello, idealizadores do projeto Por Telas. É o encontro e a troca entre alunos e profissionais gabaritados do cenário nacional. O curso visa além da qualidade técnica e artística das produções, o intercambio entre visões de estreantes no audiovisual com mão de obra técnica e artística qualificada para ajudar a contar as historias e os cotidianos dos moradores da cidade de Natal, RN .A partir da escolha das histórias que seriam filmadas, os alunos terão aulas sobre o que é um argumento, roteiro, edição, fotografia, som, pesquisa e até direito de imagem.

Curso acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março  16 horas, com a participação dos cineastas .

Faremos um contato inicial com os inscritos nas primeiras semanas do mes março e o envio de apostilhas e material didático.

Também estamos planejando algumas projeções aberta ao público, com os filmes já realizados pelo projeto Por Telas.


Públicos Alvo

Interno:

estudantes, pesquisadores e profissionais


Externo:

sociedade em geral



Membros da Equipe

  MARIA ANGELA PAVAN
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LISABETE CORADINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.12.15