Diante de um quadro social de crescente produção e consumo em um planeta de recursos finitos é necessária à implementação de práticas sociais sustentáveis. Precisamos estimular a redução do consumo dos recursos naturais não-renováveis e diminuição na geração de resíduos sólidos. Dessa forma, saímos da seara do discurso e adentramos na prática, com ações lúdicas visando sensibilizar para educar, pois a medida que nos sensibilizamos despertamos a consciência, temos a possibilidade de transformar nossas atitudes. A educação, portanto, é vista como elemento transformador, auxiliando na tomada de consciência crítica, permitindo ao ser humano que ele transforme a realidade vivente (FREIRE, 1983). Destarte, a educação ambiental pode nos auxiliar na conscientização dos indivíduos propondo-se a reduzir o consumo (evitando desperdícios), reutilizar objetos (reaproveitando para a mesma ou outra função) e reciclar materiais (transformar para dar novos usos, novas utilidades a velhos objetos). Este é um tema cada vez mais presente na formação de professores e alunos, porém, não deve se restringir apenas a discussões em sala de aula. Nesse contexto, nos utilizamos do uso do lúdico, do brincar como estratégia prática de sensibilização humana, com vista à educação ambiental na perspectiva de preservação do local em que vivem. Para tal, faremos o resgate de brinquedos e brincadeiras populares, por meio de práticas ambientais baseadas no brincar, e com atividades voltadas para o reuso de materiais, utilizando recursos de baixo impacto ambiental. Assim, utilizaremos a área do Parque Educacional Raimundo Teixeira da Rocha (Parque do Museu Câmara Cascudo) em parceria com o projeto Parque das Ciências NECM (Núcleo para Ensino de Ciências e Matemática) como local de construção do conhecimento da educação ambiental, voltado para alunos da educação básica das redes pública e privada bem como, para a formação de professores. Espera-se com o desenvolvimento do projeto promover maior atratividade da área verde do Museu aumentando o número de visitantes, por meio de atividades lúdicas. Com a continuação da revitalização do espaço esperamos resultados no que diz respeito à conscientização do público visitante à preservação do meio ambiente. Pretendemos ainda, atender a demanda de cursos de graduação quanto à disponibilidade para práticas de Educação Ambiental, bem como esperamos prestar o serviço à formação continuada de profissionais da área de educação e aumentar a visibilidade e o uso do Parque do Museu Câmara Cascudo.
Funcionários do Museu Câmara Cascudo (técnicos e terceirizados) e estudantes de graduação.
Alunos do Ensino Básico de escolas públicas e particulares e professores e visitantes do Museu Câmara Cascudo
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