Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: LUDICIDADE SUSTENTÁVEL: Aprender Brincado a Cuidar do Meio Ambiente
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 1250
Período de Realização: 01/03/2019 a 20/12/2019
Área Principal: MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Agrárias
Unidade Proponente: MUSEU CÂMARA CASCUDO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Museu Câmara Cascudo
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2019 - (2) SELECAO PUBLICA PARA APOIO A *PROJETOS* DE EXTENSAO (Apoio a novas propostas de PROJETOS e renovação para 2019))
Responsável pela Ação: IRACEMA MIRANDA DA SILVEIRA
E-mail do Responsável: iracema_miranda@hotmail.com
Contato do Responsável: (84) 99986-3774
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91810598


Resumo

Diante de um quadro social de crescente produção e consumo em um planeta de recursos finitos é necessária à implementação de práticas sociais sustentáveis. Precisamos estimular a redução do consumo dos recursos naturais não-renováveis e diminuição na geração de resíduos sólidos. Dessa forma, saímos da seara do discurso e adentramos na prática, com ações lúdicas visando sensibilizar para educar, pois a medida que nos sensibilizamos despertamos a consciência, temos a possibilidade de transformar nossas atitudes. A educação, portanto, é vista como elemento transformador, auxiliando na tomada de consciência crítica, permitindo ao ser humano que ele transforme a realidade vivente (FREIRE, 1983). Destarte, a educação ambiental pode nos auxiliar na conscientização dos indivíduos propondo-se a reduzir o consumo (evitando desperdícios), reutilizar objetos (reaproveitando para a mesma ou outra função) e reciclar materiais (transformar para dar novos usos, novas utilidades a “velhos” objetos). Este é um tema cada vez mais presente na formação de professores e alunos, porém, não deve se restringir apenas a discussões em sala de aula. Nesse contexto, nos utilizamos do uso do lúdico, do brincar como estratégia prática de sensibilização humana, com vista à educação ambiental na perspectiva de preservação do local em que vivem. Para tal, faremos o resgate de brinquedos e brincadeiras populares, por meio de práticas ambientais baseadas no brincar, e com atividades voltadas para o reuso de materiais, utilizando recursos de baixo impacto ambiental. Assim, utilizaremos a área do Parque Educacional Raimundo Teixeira da Rocha (Parque do Museu Câmara Cascudo) em parceria com o projeto Parque das Ciências – NECM (Núcleo para Ensino de Ciências e Matemática) como local de construção do conhecimento da educação ambiental, voltado para alunos da educação básica das redes pública e privada bem como, para a formação de professores. Espera-se com o desenvolvimento do projeto promover maior atratividade da área verde do Museu aumentando o número de visitantes, por meio de atividades lúdicas. Com a continuação da revitalização do espaço esperamos resultados no que diz respeito à conscientização do público visitante à preservação do meio ambiente. Pretendemos ainda, atender a demanda de cursos de graduação quanto à disponibilidade para práticas de Educação Ambiental, bem como esperamos prestar o serviço à formação continuada de profissionais da área de educação e aumentar a visibilidade e o uso do Parque do Museu Câmara Cascudo.


Públicos Alvo

Interno:

Funcionários do Museu Câmara Cascudo (técnicos e terceirizados) e estudantes de graduação.


Externo:

Alunos do Ensino Básico de escolas públicas e particulares e professores e visitantes do Museu Câmara Cascudo



Membros da Equipe

  GILDO JOSE DOS SANTOS JUNIOR
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MOYSES MARCIONILO DE SIQUEIRA NETO
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  WAGNER DE FRANCA ALVES
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)

  ELLEN KEITY NOGUEIRA LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDERSON SALVADOR MOURA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ARISTON PEREIRA DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  DARLANE XAVIER DE LIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  IRACEMA MIRANDA DA SILVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.18