Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Técnica de Experimento Aleatório Controlado para Avaliação de Programas Educacionais
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 50
Período do Curso: 10/06/2019 a 14/06/2019
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Laboratório de Planejamento/Departamento de Políticas Públicas/CCHLA/UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 35
Responsável pela Ação: SANDRA CRISTINA GOMES
E-mail do Responsável: sgomes.vaughan@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99636-3302
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91810358

Resumo

ATENÇÃO: as inscrições para este curso, com vagas limitadas, devem ser realizadas por meio deste link (somente inscrições com informações completas serão consideradas). Após análise, você receberá um email informando o deferimento ou indeferimento de sua inscrição. 

https://forms.gle/uJtswgNWGs6H9MTp7


CONTEÚDO: Teoria e prática da avaliação experimental de políticas públicas 

 

 A avaliação de programas sociais é um importante instrumento para aferir a eficácia e efetividade de políticas públicas, servindo de insumo para a adoção de ajustes e correções tanto no desenho quanto no modo de implementação de políticas.

 

Como podemos, então, saber se uma política pública atingiu seus objetivos? Por exemplo, como saber se um programa implementado nas escolas de fato melhora o aprendizado dos alunos? No geral, avaliações quantitativas que simplesmente comparam resultados “antes e depois” da intervenção não são suficientes para aferir com precisão os efeitos particulares de um programa e, assim, têm ação limitada para guiar a tomada de decisões ou produzir acúmulo de conhecimento. Esse curso de 5 dias introduz técnicas experimentais que facilitam uma avaliação rigorosa de políticas públicas. O curso cobrirá os fundamentos teóricos dos experimentos em políticas públicas, assim como os aspectos práticos do desenho e execução de avaliações experimentais. Terá também algumas sessões de análise de dados usando o software gratuito R e noções iniciais a outras técnicas (chamadas de quais-experimentais) que podem ser utilizadas como uma alternativa quando um experimento não é possível. 

 

O Curso também prevê exercícios de aplicação realizados em grupos pelos alunos participantes.

 

Tendo em vista os efeitos que o acesso a uma educação de qualidade tem na redução das desigualdades sociais por meio da equalização de oportunidades, aprender técnicas de avaliação de políticas torna-se um potencial instrumento para a melhoria das políticas públicas de modo que estas alcancem, efetivamente, os objetivos esperados.

O curso almeja atrair gestores, especialmente das Secretaria de Educação do Estado e dos Municípios do Rio Grande do Norte e em conformidade com o Projeto Pedagógico do Bacharelado em Gestão de Políticas Pública, que propõe a interação permanente com o poder público nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O curso será ministrado por Guillhermo Toral (doutorando do Massachusetts Institute of Technology – MIT – dos Estados Unidos) que tem desenvolvido atividades colaborativas com a Profa Sandra Cristina Gomes (Departamento de Políticas Públicas/UFRN) durante seu trabalho de campo no Brasil e no Rio Grande do Norte. Especialista nesta técnica, o curso é uma oportunidade ímpar de conhecer essa ferramenta de gestão.


Programação

PROGRAMAÇÃO:

• Dia 1 – Segunda, 10 de junho (das 13h às 17h) - Introdução à avaliação de políticas públicas. O problema da inferência causal — porque é difícil estabelecer se A (e.g. uma política pública) causou B (e.g. uma melhora do aprendizado dos alunos). O paradigma dos “resultados potenciais” e como ele nos ajuda a desenhar avaliações rigorosas. Panorama geral de desenhos experimentais e quasiexperimentais.

• Dia 2 – Terça, 11 de junho (das 13h às 17h) - Experimentos / Ensaios controlados aleatorizados. Como um experimento soluciona o problema da inferência causal. Ingredientes essenciais de um experimento. Ameaças à validade dos experimentos. Como desenhar e analisar experimentos. 

• Dia 3 – Quarta, 12 de junho (das 13h às 17h) - Os 4 principais desenhos quasiexperimentais: matching, regressão descontínua, variáveis instrumentais e diferença-em-diferenças.

• Dia 4 – Quinta, 13 de junho (ATENÇÃO: das 9h às 13h) - Desafios comuns na avaliação de políticas públicas: coleta de dados, poder estatístico, aleatorização, amostragem, questões éticas. Quinta à tarde: Oficina em grupos — desenhando avaliações experimentais ou quais-experimentais para programas sociais.

• Dia 5 – Sexta, 14 de junho (das 13h às 17h) - Laboratório de análise de dados experimentais e quasi-experimentais com R.

 


Públicos Alvo

Interno:

Pesquisadores, Alunos de Iniciação Científica, Alunos de Pós-graduação, Gestores da UFRN


Externo:

Gestores das Secretarias Estadual e Municipal do RN, técnicos de órgãos de controle e de Justiça do RN, Ativistas de movimentos sociais ou organizações da sociedade civil



Membros da Equipe

  SANDRA CRISTINA GOMES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  VIANA PATRICIO BARBOSA NETO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LORYS MARIA RIBEIRO SHIMOSAKI
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  GUILLHERMO TORAL
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  YASMIM MARQUES DE MELO
Categoria: DISCENTE
Função : AUXILIAR
  CICERA DAMIANA DE OLIVEIRA SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : AUXILIAR



Lista de Fotos

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