O curso tem como objetivo propor referenciais teóricos para se pensar o ensino da metafísica europeia (tanto na educação básica, quanto no ensino superior) e seus impactos formativos a partir de duas inflexões: a) as possibilidades de desenvolvimento de competência filosófica nos estudantes, por meio do contato com teorias tradição de pensadores que permitem o trato com conceitos abstratos e raciocínio filosófico profundo, e b) o efeito da reprodução de teorias que fortalecem a colonialidade entre nós.
PROGRAMA:
Aula 1 - Competência filosófica ou competência histórica? Ensinar filosofia no Brasil: a filosofia e seu sentido histórico e geográfico Ensinar a tradição ou ensinar com a tradição? O que os filósofos podem fazer por nós? Forma e conteúdo O conceito de colonialidade em A. Quijano Relendo a história da Filosofia a partir da perspectiva decolonial de E. Dussel Aula 2 - Genialidade, grandes sistemas teóricos, teses estruturantes do modo de ser no Ocidente e... sexismo, racismo nazismo. Ensinar Kant Ensinar Hegel Ensinar Heidegger Aula 3 - Entre a produção e a reprodução do pensamento filosófico Um balanço sobre os modelos de pesquisa em Filosofia e seus limites Metafísica e método: aprender a pensar, não a repetir teses O uso de operadores conceituais no ensino de Filosofia como saída A superação da colonialidade por meio da prática filosófica: em defesa da probidade intelectual
Estudantes de filosofia e áreas afins
Professores do ensino médio de filosofia e areas afins
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