Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 05 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: O ensino de metafísica: entre o desenvolvimento de competência filosófica e a manutenção da colonialidade
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 60
Período do Curso: 01/03/2019 a 31/05/2019
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2019 - (5) SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL (ANO 2019))
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 15 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: FEDERICO SANGUINETTI
E-mail do Responsável: sanfede@hotmail.it
Contato do Responsável: (84) 98116-4631
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91810304

Resumo

O curso tem como objetivo propor referenciais teóricos para se pensar o ensino da metafísica europeia (tanto na educação básica, quanto no  ensino superior) e seus impactos formativos a partir de duas inflexões:  a) as possibilidades de desenvolvimento de competência filosófica nos  estudantes, por meio do contato com teorias tradição de pensadores que 
permitem o trato com conceitos abstratos e raciocínio filosófico
profundo, e b) o efeito da reprodução de teorias que fortalecem a 
colonialidade entre nós.


Programação

PROGRAMA:


Aula 1 - Competência filosófica ou competência histórica?
Ensinar filosofia no Brasil: a filosofia e seu sentido histórico e 
geográfico

Ensinar a tradição ou ensinar com a tradição?

O que os filósofos podem fazer por nós? Forma e conteúdo
O conceito de colonialidade em A. Quijano
Relendo a história da Filosofia a partir da perspectiva decolonial de E. Dussel

Aula 2 - Genialidade, grandes sistemas teóricos, teses estruturantes do 
modo de ser no Ocidente e... sexismo, racismo nazismo.
Ensinar Kant
Ensinar Hegel
Ensinar Heidegger

Aula 3 - Entre a produção e a reprodução do pensamento filosófico
Um balanço sobre os modelos de pesquisa em Filosofia e seus limites
Metafísica e método: aprender a pensar, não a repetir teses
O uso de operadores conceituais no ensino de Filosofia como saída
A superação da colonialidade por meio da prática filosófica: em defesa 
da probidade intelectual
 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de filosofia e áreas afins


Externo:

Professores do ensino médio de filosofia e areas afins



Membros da Equipe

  FEDERICO SANGUINETTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SUZE DE OLIVEIRA PIZA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  BRUNO ALVES PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  GABRIEL DE OLIVEIRA BRITO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ITAIARA IZA SIMPLÍCIO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  MATHEUS MATIAS CORTEZ TRIGUEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  PAMELA CAROLAYNE OLIVEIRA DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  SABRINA ISABEL DE FARIAS CABRAL
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)


Lista de Fotos

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