Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Interculturalidade na escola: a didática e suas relações
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 40
Período do Curso: 04/03/2019 a 05/07/2019
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE LETRAS - CERES Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: CURRAIS NOVOS - RN
Espaços de Realização: Campus universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 100 Quantidade de Vagas: 40
Responsável pela Ação: LETÍCIA DOS SANTOS CARVALHO
E-mail do Responsável: lleticia_carvalho@hotmail.com
Contato do Responsável: (84) 98747-6589
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91809821

Resumo

O curso tenciona discutir sobre os elementos constitutivos de um planejamento centrado na aprendizagem como tarefa fundamental para a ação de qualquer professor(a). Tem como objetivos específicos de aprendizagem identificar os aspectos mais importantes do planejamento; construir coletivamente a ideia de planejamento centrado na aprendizagem; desenvolver procedimentos de leitura compartilhada (ler, entender, selecionar e organizar as informações); vivenciar uma estratégia de “ensinagem”; compreender os aspectos constitutivos do planejamento e a relação entre os itens; elaborar um plano de ensino. Além da discussão teórica sobre o ato de planejar, desenvolveremos atividades práticas com ênfase na construção coletiva. Parte-se do referencial teórico de Zabala (1998) no que se refere à prática educativa. Utiliza-se, ainda, conceitos com as estratégias de ensinagem, de Anastasiou e Alves (2003) e Leal (2005) para tratar das peculiaridades na elaboração de um planejamento. Para atender às especificidades da discussão, serão desenvolvidas estratégias calcadas nas metodologias ativas de aprendizagem. Como produto final, cada participante deverá elaborar um plano de ensino para que foque a aprendizagem e contemple a diversidade do contexto da sala de aula, respaldado nos direitos humanos e na interculturalidade,  com vistas à utilização da estratégi.


Programação

Descrição

As marcas da Educação que me atravessam/A aula como acontecimento 5h

Escolas com projetos educativos inovadores 5h

Da didática instrumental à Didática Intercultural 10h

Quadro enfoques da Didática 10h

Atividade de campo - Visita à escola 5h

Apresentação dos resultados 5h

Filme: O sorriso de Monalisa e sua relação com o planejamento 5h

O cotidiano da escola 5h

Objetivos e Conteúdos 5h

Estratégias metodológicas/ Recursos 5h

A Avaliação 5h

O planejamento como elemento da prática 5h

Análise de um plano de aula 5h

Elaboração plano de curso (individual) 5h

Elaboração plano de aula (em trio) 5h

Elaboração Unidade Didática (em trio) 5h

Apresentação Unidade Didática (em trio) 10h


Públicos Alvo

Interno:

Graduandos do curso de Letras da UFRN - CERES


Externo:

Professores da rede estadual e municipal de educação de Currais Novos



Membros da Equipe

  LETICIA DOS SANTOS CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.14.16_1