O Fórum de Supervisão de Estágio ocorre semestralmente e se constitui como um espaço de resistência e de luta para a defesa e consolidação da qualificação do Estágio Supervisionado. É um espaço privilegiado da formação profissional, de articulação entre formação e trabalho profissional a partir da interlocução entre profissionais, estudantes e docentes. O X Fórum visa à socialização e avaliação das experiências de estágio de discentes do Estágio nível II, momento em que estão finalizando suas experiências durante os dois semestres e todo processo vivenciado em diversas organizações conveniadas com a UFRN.
Para estudantes ingressantes no Estágio I em 2019/1 é uma oportunidade para conhecer as diferentes áreas e instituições conveniadas, além dos/as profissionais/as assistentes sociais, supervisores/as de campo. O que pode contribuir para facilitar a escolha por espaços e políticas que gostariam de estagiar, no próximo semestre. Somado a isso, compreender como tem se operacionalizado Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRN, bem como, o trabalho profissional de assistentes sociais, inseridos/as em equipe nas diversas políticas sociais públicas e espaços institucionais governamentais, de movimentos sociais e Terceiro Setor.
Para estudantes inseridos/as que encerram a atividade de estágio é uma oportunidade para sistematizar e avaliar o processo vivenciado em estágio, através de mediações teórico-práticas, destacando contribuições da profissão em suas diversas áreas de atuação e o reconhecimento do estágio, como um momento fundamental, político-pedagógico no processo de formação e no trabalho profissional.
Para gestores/as, profissionais supervisores/as de campo, supervisores/as acadêmicos/as é um momento de fortalecer o processo de supervisão e a defesa da indissociabilidade entre estágio- supervisão acadêmica-supervisão de campo, enquanto unidade teoria e realidade, da articulação entre Universidade e Sociedade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
Esse momento se efetiva como uma estratégia de fortalecimento da supervisão de estágio como atribuição privativa de assistentes sociais, e se constitui como um Lócus privilegiado de defesa do Projeto ético- político do Serviço Social e de atuação profissional nas diversas expressões da questão social, em defesa dos direitos sociais e das políticas sociais públicas, mediante o contexto de retrocessos que afrontam a classe trabalhadora.
A metodologia contempla momentos de apresentação oral sobre as experiências de estágio, contando com a interlocução de profissionais, gestores/as, discentes e docentes envolvidos/as. As apresentações são organizadas por políticas sociais e campos de estágio, com duração de 15 minutos com espaço para debate em blocos.
O evento é direcionado para o público interno e externo envolvido com estágio em Serviço Social, mas é aberto para demais áreas que compartilham com o curso a atuação em políticas sociais públicas, sejam estudantes, como profissionais da equipe e gestores das organizações.
Programação
Manhã das 8 horas às 12 horas.
Acolhimento
Apresentação das experiências dos campos de estágio das políticas de assistência social, educação, segurança pública, justiça social e saúde.
Debate em blocos.
Tarde das 14h às 18 horas
Apresentação das experiências dos campos de estágio da política de saúde.
Avaliação e fechamento.
estagiários/as, discentes, professores/as e supervisores/as acadêmicos/as do curso de Serviço Social.
Gestores/as, trabalhadores/as da área e supervisores/as de campo.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.19.6_1