Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 29 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: AVASUS: Ações na Atenção Básica para Identificação Precoce da Deficiência Auditiva
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 1100
Período do Curso: 01/01/2019 a 31/12/2019
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 1500
Responsável pela Ação: RICARDO ALEXSANDRO DE MEIROS VALENTIM
E-mail do Responsável: ricardo.lahb@gmail.com
Contato do Responsável: 84991116551
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91809575

Resumo

Este curso foi desenvolvido visando preparar agentes comunitários de saúde para promoverem o acompanhamento da audição e linguagem de crianças nos primeiros anos de vida. A Atenção Básica tem um papel essencial no apoio para a identificação precoce da deficiência auditiva. Esse material está organizado em 4 unidades, totalizando 13 aulas. O curso foi elaborado para autoaprendizagem, para que cada um possa seguir o seu ritmo de estudo.


Programação

UNIDADE 1 (8 h/a)

Identificação, diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva na Rede de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde

Aula 1 – Reflexões sobre a deficiência auditiva e seus impactos

Aula 2 – Identificação da deficiência auditiva

Aula 3 – Diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva

 

UNIDADE 2 (8 h/a)

A audição, a deficiência auditiva, suas causas, indicadores de risco e como preveni-los

Aula 1 – Como funciona a audição

Aula 2 – Toda Deficiência Auditiva (DA) é igual? Conhecendo os tipos e graus de DA

Aula 3 – O que pode causar uma DA? Vamos conhecer os riscos que a criança pode ter antes, durante ou após o nascimento e como preveni-los

 

UNIDADE 3  (8 h/a)

Acompanhamento do desenvolvimento auditivo e da linguagem nos primeiros anos de vida – uso de questionário e observações nas visitas domiciliares

Aula 1– Desenvolvimento auditivo e da linguagem nos primeiros anos de vida

Aula 2 – É necessário acompanhar o desenvolvimento auditivo e da linguagem de todas as crianças?

Aula 3 – Como o ACS pode realizar o acompanhamento do desenvolvimento auditivo e da linguagem?

 

UNIDADE 4 (6 h/a)

Crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos no contexto familiar 

Aula 1 – Cuidados com os dispositivos eletrônicos (AASI e IC)

Aula 2 – Soluções de problemas do dia a dia com os dispositivos eletrônicos (AASI e IC)

Aula 3 – Orientações sobre estimulação da audição e da linguagem e estratégias de comunicação


Públicos Alvo

Interno:

Comunidade acadêmica interessada.


Externo:

Agentes comunitários de saúde



Membros da Equipe

  HELIO ROBERTO HEKIS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  KARILANY DANTAS COUTINHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  DANILO ALVES PINTO NAGEM
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Módulo AVASUS



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.15