A experimentação animal tem contribuido de forma significativa para o aumento do conhecimento sobre a biologia das espécie huma e animal, esclarecendo os mecanismos patológicos, auxiliando no desenvolvimento de diagnósticos e aplicações terapêutica. O IV Curso de Ciência de Animais de Laboratório - UFRN, desenvolverá habilidades e competências mínimas necessárias aos usuários dos biotérios de criação, manutenção e experimentação. O curso possui caracteristica multidisciplinar capaz de atender as áreas das ciências biológicas, agrárias e da saúde, abordando conteúdos de fisiologia, genética, biologia molecular, biologia animal, farmacologia e etc..., possibilitará ao aluno de graduação, pós-graduação, técnicos e docentes um melhor entendimento sobre a ciência de animais de laboratório e suas inter-relações na prática científica. Este projeto tem como objetivo a capacitação de alunos de pós-graduação, graduação e técnicos.
O curso será realizado no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Curso tem caráter presencial com duração de 16 horas, divididas em 02 módulos de 8 horas, as vagas serão ofertadas gratuitamente aos alunos da pós-graduação, graduação e técnicos. Os participantes serão avaliados através de prova objetiva, sendo considerado aprovado o aluno que atingir a média 7,0. Conteúdo programático: 1 - Ética e Legislação sobre o uso de animal em experimentação. 1.1 Ética - Princípios internacionais que norteiam a pesquisa utilizando animais de laboratório 1.2 Legislação Nacional Internacional 1.3 O Papel do Biotério na Universidade. 2 - Fisiologia e Conforto Ambiental. Micro e Macroambiente Controle das variações ambientais e sua interferência no resultado da pesquisa. 3 - Saúde Animal e Zoonoses. 3.1 Controle das condições de saúde dos animais: métodos de profilaxia e Barreiras 3.2 Relação das principais doenças de acordo com a espécies animal: agentes parasitários e agentes infecciosos. 4 - Genética animal. 4.1 Animais geneticamente definidos (inbred, outbred, coisogênico, congênico, F1 e mutante) 4.2 Animais modelos de doenças humanas 4.3 Monitorização Genética 4.4 Nomenclatura 5 – Manipulação e manutenção das diferentes espécies e linhagens; 5.1 Parâmetros reprodutivos das diferentes espécies; 5.2 Sistemas de acasalamento; 5.3 Manuseio, Contenção e Sexagem 5.4 Identificação e registros durante a experimentação. 6 – Fundamentação teórica de procedimentos experimentais. 6.1 Analgesia 6.2 Anestesia 6.3 Vias de administração de drogas 6.4 Eutanásia 6.5 Elaboração de protocolos utilizando animais 7 – Classificação dos Biotérios Quanto a Finalidade 8 – Classificação dos animais de laboratório quanto ao status sanitário 8.1 Animais Gnotobióticos 8.2 Specific Pathogen Free 8.3 Animais Convencionais. O curso será avaliado pelo público participante e pela equipe executora, através de um questionário com 10 perguntas abordando aspectos de satisfação quanto ao conteúdo, didática, assiduidade e relevância do curso para a formação.
Servidores, discentes de pós-graduação e graduação das áreas de saúde, ciências biológicas e ciências agrárias.
discentes de pós-graduação e graduação das áreas de saúde, ciências biológicas e ciências agrárias
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.15.3