As festas Juninas são um dos festivais mais comemorados no Brasil e atualmente vem ganhando bastante espaço no mercado nacional com eventos cada vez mais conhecidos, como o São João de Campina Grande, o Mossoró Cidade Junina e o São João de Caruaru. Hoje a comemoração representa um momento anual de aquecimento e de forte impacto na economia local e nacional e é de fundamental importância trabalhar para fortalecer essa manifestação cultural como um produto turístico nacional, pois no momento de dificuldade que o país vem enfrentando, o São João chega não apenas para alegrar, mas, principalmente para movimentar a economia. Segundo a Innovare (2018), o destino preferido dos turistas brasileiros no São João é o Nordeste com 49,3% e a recompensa também é alta, Caruaru e Campina Grande, juntas, movimentam cerca de R$ 320 milhões e criam até 25 mil empregos diretos e indiretos, sem contar com a taxa de ocupação dos hotéis que é muito grande, recebendo turistas de todo o Brasil e também de outros países como Espanha, França e EUA.
É nesse sentido que o AlavanTUR vem discutir a importância turística das festas de São João para Brasil e, em especial, para o Nordeste e o estado do Rio Grande do Norte. Consiste em uma proposta de atividade prática da disciplina de Gestão de Eventos do curso de Bacharelado em Turismo, envolvendo os discentes regularmente matriculados nas atividades de planejamento, organização e operacionalização de eventos, tal qual aprenderam em sala de aula, em uma prática estendida à comunidade civil e acadêmica. O evento é totalmente gratuito com participação mediante inscrição, contando com palestras, exposição de figurinos juninos, atividades lúdicas e debates sobre a importância de eventos culturais no cenário turístico regional, oportunizando discussões com o poder público e a iniciativa privada a cerca das aspirações de novos modelos de turismo para o estado.
Programação
Atividades
Data
Hora e Local
Atividade de lazer: sanfona e repente
05/06/2018
14:30 corredor do setor V
Cerimônia oficial de abertura
06/06/2018
Auditório do Nepsa I, com início previsto para 13:00, com duração de 30 minutos.
Palestra com a Prof. Me. Sônia Regina de Mâcedo, abordando o festejo junino como atrativo Turístico.
Auditório do Nepsa I, com início previsto para 13h30, com duração aproximada de 50 minutos e 30 minutos para perguntas.
Palestra com representante e participante das quadrilhas, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos dançarinos e a importância cultural do festejo.
Auditório do Nepsa I, com início previsto para 14h50, com duração aproximada de 50 minutos e 30 minutos para perguntas.
Coffe Break com sanfoneiro como atração musical.
Comidas típicas do festejo Junino, oferecida no auditório do Nepsa I, no horário 16h10, com duração 20 minutos.
Oficina de dança, com dois professores do ritmo forró.
Corredor G, sala 3 e 4 no setor V da UFRN, a partir 16:30 com duração aproximada de 1 hora.
Encerramento do AlavanTUR
Quadrilha Junina improvisada pelos integrantes do evento com a participação do público com início 17:30 com duração aproximada de 30 minutos.
Discentes do curso de Bacharelado em Turismo, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e técnicos administrativos do DETUR e CCSA.
Estudantes de turismo de outras IES do município, além do Poder Público Municipal, Estadual e o trade turístico local.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.16.21