Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: As novas tecnologias da informação e comunicação no capitalismo globalizado: impactos sobre a indústria, o trabalho, a finança, a guerra e o território
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 200
Período de Realização: 01/08/2018 a 30/11/2018
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA - DEPEC Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: UFRN - Campus Lagoa Nova
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2018 - EDITAL UFRN PROGRAD PPG PROPESQ PROEX 004/2018 (APOIO A EVENTOS INTEGRADOS 2018))
Tipo do Evento: SEMINÁRIO Carga Horária: 17 Quantidade de Vagas: 200
Responsável pela Ação: ESTHER MAJEROWICZ GOUVEIA
E-mail do Responsável: estherzinhamj@yahoo.com.br
Contato do Responsável: (21) 98422-1042
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91808357

Resumo

Buscando romper com a perspectiva da neutralidade e da autonomia da tecnologia, a presente proposta de seminário visa situar o desenvolvimento, a aplicação, a difusão e o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito da economia política internacional e do desenvolvimento econômico. A proposta de seminário objetiva conjugar e divulgar pesquisas científicas recentes sobre o desenvolvimento e o impacto das novas TIC sobre as relações de trabalho contemporâneas, a finança, o moderno sistema industrial, a guerra contemporânea e as dinâmicas regionais. Por meio de análises críticas do progresso técnico materializado nas novas TIC, a presente proposta de seminário fornece uma perspectiva ampla do desenvolvimento e impacto das novas TIC calcada nas relações entre Estados, classes e acumulação de capital no mercado mundial. Longe de esgotar esses temas, a proposta de seminário busca também fornecer um ponto de apoio para o desenvolvimento das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento Econômico (GEEPED, cadastrado no CNPq e sob liderança da Profa. Esther Majerowicz Gouveia), particularmente da linha de pesquisa em Economia Política Internacional, mas também na linha de Desenvolvimento Regional, e criar possibilidades para deflagrar cooperações nacionais em pesquisa sobre novas tecnologias com os pesquisadores externos convidados e suas instituições de origem.

O seminário contará com quatro palestras, uma mesa redonda, uma reunião fechada dos membros do GEEPED com os convidados externos para discutir agendas de pesquisa e possibilidade de cooperação e uma reunião de trabalho preparatória à reunião do grupo entre a líder e o vice-líder do grupo e os convidados externos.

Os impactos das novas TIC sobre as relações de trabalho contemporâneas serão abordados na palestra “Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho”, proferida pela Profa. Dra. Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes[1], que atua na Pós-Graduação de História da UFF e na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e que é autora dos livros “Reflexões Im-pertinentes” (2005) e “O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história” (2010).

A relação entre as novas TIC e o processo de financeirização da economia mundial será discutida na palestra “Finança Digitalizada, criptomoedas e blockchain”, realizada por Edemilson Paraná[2], doutorando em sociologia da UnB e autor do livro “A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional” (Insular, 2016), a ser publicado em língua inglesa pela Coleção Historical Materialism da Editora Brill em 2018.

Os impactos das novas TIC sobre a guerra contemporânea e o moderno sistema industrial serão abordados por meio da análise da indústria de circuitos integrados enquanto tecnologia estratégica para o poderio industrial e militar das nações na era da informação, na palestra “Tecnologias de uso civil-militar: a indústria global de microchips e a guerra contemporânea”, realizada pela Profa. Dra. Esther Majerowicz Gouveia. Essa última palestra constitui a divulgação dos resultados da pesquisa de pós-doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRN entre 2016 e 2017, materializados no artigo “Chinese Industrial Policy in the Geopolitics of the Information Age: the case of semiconductors”, a ser publicado este ano na Revista de Economia Contemporânea da UFRJ, em coautoria com o Prof. Dr. Carlos Aguiar de Medeiros.  

Os impactos das novas TIC sobre a inserção regional periférica e seus desafios serão abordados por meio da análise das estruturas produtivas das economias periféricas, bem como na identificação dos desafios que essas mudanças geram para o sistema nacional e os sistemas regionais de inovação, na palestra “Novas Tecnologias e desenvolvimento regional: os impactos nas indústrias periféricas e os desafios para os sistemas de inovação”, realizado pela Prof. Dra. Ana Cristina Fernandes[3], professora titular do Departamento de Geografia da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) e pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território (GRITT). Também é autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre Território e Inovação e Políticas pública de C&T. 

Por fim, a mesa redonda propõe a questão “Indústria 4.0: uma nova revolução industrial?”. Com a participação dos quatro palestrantes supramencionados e do Prof. Cassiano Trovão (vice-líder do GEEPED), a mesa tem como objetivo problematizar o conceito da Quarta Revolução Industrial, submetendo-o a uma análise crítica e lançando bases para o aprofundamento e desenvolvimento das pesquisas do GEEPED, bem como para a possível deflagração de cooperação acadêmica nacional com os pesquisadores convidados e suas instituições de origem.




Programação

PROGRAMAÇÃO

Dia

Horário

Atividade

 

5/11

19h-21:30h

Palestra de abertura: “Finança Digitalizada, criptomoedas e blockchain

 

Edemilson Paraná (Doutorando em sociologia da UNB)

 

6/11

10h-12h

Reunião fechada de trabalho preparatória às reuniões do grupo entre a líder e o vice-líder do GEEPED e os convidados externos

 

19h-21:30h

Palestra: “Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho”

 

Profa. Dra. Virgínia Fontes (Professora da pós-graduação em História da UFF)

 

7/11

10h-12h

Reunião fechada dos membros do GEEPED com os convidados externos

 

19h-21:30h

Palestra: Tecnologias de uso civil-militar: a indústria global de microchips e a guerra contemporânea

 

Profa. Dra. Esther Majerowicz (Professora do Departamento de Economia e colaboradora do PPECO/UFRN)

 

8/11

9h-12h

Mesa redonda: “Indústria 4.0: uma nova revolução industrial?”

 

Participantes: Virgínia Fontes, Edemilson Paraná, Ana Cristina Fernandes, Esther Majerowicz e Cassiano Trovão

 

19h-21:30h

Palestra: "Novas Tecnologias e desenvolvimento regional: os impactos nas indústrias periféricas e os desafios para os sistemas de inovação"

 

Profa. Dra. Ana Cristina Fernandes (Professora titular da pós-graduação em geografia da UFPE)

 


Públicos Alvo

Interno:

aos discentes de graduação e pós-graduação e docentes das ciências sociais aplicadas e das ciências humanas, bem como aos demais docentes da UFRN


Externo:

Público em geral



Membros da Equipe

  LUZIENE DANTAS DE MACEDO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  FABRICIO PITOMBO LEITE
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARCONI GOMES DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MARCIA MARIA DE OLIVEIRA BEZERRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARIANO FRANCISCO LAPLANE
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ANA CRISTINA DE ALMEIDA FERNANDES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  MARIA LUSSIEU DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  RODRIGO LIMA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  EDEMILSON CRUZ SANTANA JUNIOR
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  VIRGÍNIA MARIA GOMES DE MATTOS FONTES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ELLITAMARA ALVES DE OLIVEIRA MELO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  CAIO CEZAR FERNANDES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  ESTHER MAJEROWICZ GOUVEIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CASSIANO JOSE BEZERRA MARQUES TROVAO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JULIANA BACELAR DE ARAUJO
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Cartaz de divulgação (programação atualizada)



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.18