Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 25 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Museu expandido: novas tecnologias em projetos curatoriais e expográficos
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 60
Período de Realização: 01/10/2018 a 31/10/2018
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ARTES Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Museu Câmara Cascudo da UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2018 - EDITAL UFRN PROGRAD PPG PROPESQ PROEX 004/2018 (APOIO A EVENTOS INTEGRADOS 2018))
Tipo do Evento: WORKSHOP Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: EVERARDO ARAÚJO RAMOS
E-mail do Responsável: everardoramos@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99193-6294
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91808285

Resumo

O desenvolvimento de novas tecnologias vem criando inúmeras e diversificadas possibilidades no campo da Museologia, principalmente no que se refere à interação dos museus com o público.

Graças aos novos meios tecnológicos, a ideia de museu como um lugar fechado, destinado principalmente a conservar e preservar acervos, vem sendo cada vez mais substituída pelo conceito de um lugar aberto, acessível, receptivo, dinâmico, que oferece diferentes meios de interação com seus visitantes, possibilitando uma comunicação prática, rápida, eficaz, diversificada, inteligente e agradável.

Com a internet, a própria noção espaço-temporal da instituição museal se expandiu de forma vertiginosa. Hoje, já não é mais preciso estar nas dependências de um museu, em suas horas de abertura, para apreciar seu acervo: graças a aplicativos e sites web, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, pode fazer visitas virtuais por coleções de grandes instituições, admirando suas obras e acessando informações diversas, sobre as próprias obras ou diversos assuntos correlatos.

Por outro lado, as interfaces tecnológicas também permitem aos visitantes presenciais viverem novas experiências no próprio espaço dos museus. Graças aos dispositivos móveis (smartphones, tablets), por exemplo, é possível baixar aplicativos que, permitindo acessar uma variedade infinita de material, aumenta sobremaneira as possibilidades de interação, fruição, aprendizado e acessibilidade nos ambientes expositivos, sobre inúmeros temas.

Infelizmente, no entanto, isso ainda é uma realidade pouco comum nos museus brasileiros e praticamente inexistente nos museus potiguares. O presente projeto visa à realização de um workshop sobre o uso de novas tecnologias em museus, ministrado pelo Prof. Dr. Cleomar de Sousa Rocha, coordenador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas-MEDIA LAB da Universidade Federal de Goiás e coordenador de vários projetos tecnológicos para museus.

O workshop, a se realizar no Museu Câmara Cascudo em outubro de 2018 (datas a serem definidas) será gratuito e se destinará aos profissionais das unidades que integram a Rede Universitária de Museus-RUMUS da UFRN (Museu Câmara Cascudo, Museu de Ciências Morfológicas e Museu do Seridó), além do público em geral.


Programação

MUSEU EXPANDIDO: NOVAS TECNOLOGIAS EM PROJETOS CURATORIAIS E EXPOGRÁFICOS

 

Ministrante: Prof. Dr. Cleomar de Sousa Rocha (Universidade Federal de Goiás)

 

Carga horária: 12h

 

Período: outubro de 2017 (datas a definir)

 

Ementa: Novas tecnologias em museus: marcos e conceitos. Dispositivos tecnológicos em espaços expositivos. Mídias interativas: acessibilidade, experiência e vivência em museus.

 

 

Conteúdo:

_ Dispositivos tecnológicos em exposições;

_ Mídias Interativas;

_ Museus do futuro;

_ Mostras interativas;

_ Acessibilidade;

_ Estudo de casos.

 


Públicos Alvo

Interno:

Docentes, discentes e técnicos administrativos


Externo:

Público em geral



Membros da Equipe

  VALERIA PALHETA DA SILVA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  EVERARDO ARAUJO RAMOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.18