Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Acolhendo quem acolhe: Um projeto de intervenção com os residentes da Maternidade Escola Januário Cicco (renovação)
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 62
Período de Realização: 01/03/2018 a 31/12/2018
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO Unidades Envolvidas:
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA / RES/GINECOL , PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA / RES/GINECOL
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2018 - EDITAL UFRN/PROEX Nº 010/2017 (RENOVAÇÃO E NOVOS PROJETOS COM BOLSAS E FINANCIAMENTO PARA 2018))
Responsável pela Ação: ANA KARLA MONTEIRO SANTANA DE OLIVEIRA FREITAS
E-mail do Responsável: akafreitas7@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99402-8798
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91807302


Resumo

A residência em saúde é um processo de desenvolvimento no qual o residente deve fazer um balanço entre o desejo de cuidar e o desejo de curar, lidar com sentimentos de desamparo em relação ao complexo sistema assistencial e constituir os limites de sua identidade pessoal e profissional. Diante do contexto de residência médica, no qual são mobilizados sentimentos, que necessitam de um cuidado e atenção para esses residentes, surgiu a demanda para um acolhimento com suporte psicológico. Por isso, foi formatado no ano de 2017 o projeto "Acolhendo quem acolhe": uma intervenção com os residentes da Maternidade Escola Januário Cicco. Como pontos positivos da primeira edição, destaca-se o fortalecimento grupal e trocas de experiências e como pontos a melhorar pontua-se baixa adesão do grupo em decorrência da sobrecarga de trabalho alegada pelos residentes. Apesar de relacionada a Síndrome de Burnout e a diminuição nos níveis de Qualidade de Vida, a residência em saúde é um período de crescimento e amadurecimento profissional, com aquisição de habilidades. Sendo assim esse projeto visa dar um suporte para que essa experiência seja ainda mais rica e proveitosa, como já foi constatada na primeira edição. A metodologia do trabalho será através de atividades coletivas e individuais. As primeiras ocorrerão por meio de grupos operativos de periodicidade mensal, envolvendo dinâmicas coletivas e ferramentas do Teatro do Oprimido/Psicodrama/Educação Popular. Já a abordagem pessoal consistirá em plantão para escuta ativa de angústias/demandas psíquicas por estagiários da psicologia. Espera-se fortalecer os vínculos entre os residentes das diversas áreas da saúde, além de contribuir para uma formação profissional e pessoal.A residência em saúde é um processo de desenvolvimento no qual o residente deve fazer um balanço entre o desejo de cuidar e o desejo de curar, lidar com sentimentos de desamparo em relação ao complexo sistema assistencial e constituir os limites de sua identidade pessoal e profissional. Diante do contexto de residência médica, no qual são mobilizados sentimentos, que necessitam de um cuidado e atenção para esses residentes, surgiu a demanda para um acolhimento com suporte psicológico. Por isso, foi formatado no ano de 2017 o projeto "Acolhendo quem acolhe": uma intervenção com os residentes da Maternidade Escola Januário Cicco. Como pontos positivos da primeira edição, destaca-se o fortalecimento grupal e trocas de experiências e como pontos a melhorar pontua-se baixa adesão do grupo em decorrência da sobrecarga de trabalho alegada pelos residentes. Apesar de relacionada a Síndrome de Burnout e a diminuição nos níveis de Qualidade de Vida, a residência em saúde é um período de crescimento e amadurecimento profissional, com aquisição de habilidades. Sendo assim esse projeto visa dar um suporte para que essa experiência seja ainda mais rica e proveitosa, como já foi constatada na primeira edição. A metodologia do trabalho será através de atividades coletivas e individuais. As primeiras ocorrerão por meio de grupos operativos de periodicidade mensal, envolvendo dinâmicas coletivas e ferramentas do Teatro do Oprimido/Psicodrama/Educação Popular. Já a abordagem pessoal consistirá em plantão para escuta ativa de angústias/demandas psíquicas por estagiários da psicologia. Espera-se fortalecer os vínculos entre os residentes das diversas áreas da saúde, além de contribuir para uma formação profissional e pessoal.


Públicos Alvo

Interno:

Pós-graduandos da Residência Médica e Multiprofissional da MEJC


Externo:

Pós-graduandos da Residência Médica de psiquiatria do Hospital Colônia João Machado



Membros da Equipe

  HELIDA MACHADO CUNHA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  MARIANA CARVALHO DA COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ELAINE CRISTINA ALVES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  NIVIA MARIA RODRIGUES ARRAIS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOSÉ MEDEIROS DO NASCIMENTO FILHO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANA KARLA MONTEIRO SANTANA DE OLIVEIRA FREITAS
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)

  LARISSA SAIONARA FERNANDES ROCHA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  MARIA DA CONCEICAO DE MESQUITA CORNETTA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MONIQUE PIMENTEL DIÓGENES
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  TERESA NEUMANN BESERRA DANTAS FABRICIO
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  RAIANNA PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  NIEDSON JOSÉ DE SIQUEIRA MEDEIROS
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR

  DAIANY DINAMERICO PINHEIRO LACERDA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MICHELLY NOBREGA MONTEIRO
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)



Ações das quais faz parte

2018 - Integração das ações educativas, ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação, dos alunos do curso de medicina, sobre saúde da mulher na área de abrangência das comunidades e escolas de Brasília Teimosa, Afrika, Redinha, Bom pastor, Aparecida em Natal RN

2018 - Barriguda: saúde materno-infantil em comunidade quilombola e estratégia para desenvolvimento de competência multicultural na formação em saúde.

2019 - Aprendendo a aprender: estratégia de inserção do aluno no contexto das metodologias ativas de ensino.

2019 - Barriguda: saúde materno-infantil em comunidade quilombola e estratégia para desenvolvimento de competência multicultural na formação em saúde.

2019 - Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Lista de Fotos

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