A residência em saúde é um processo de desenvolvimento no qual o residente deve fazer um balanço entre o desejo de cuidar e o desejo de curar, lidar com sentimentos de desamparo em relação ao complexo sistema assistencial e constituir os limites de sua identidade pessoal e profissional. Diante do contexto de residência médica, no qual são mobilizados sentimentos, que necessitam de um cuidado e atenção para esses residentes, surgiu a demanda para um acolhimento com suporte psicológico. Por isso, foi formatado no ano de 2017 o projeto "Acolhendo quem acolhe": uma intervenção com os residentes da Maternidade Escola Januário Cicco. Como pontos positivos da primeira edição, destaca-se o fortalecimento grupal e trocas de experiências e como pontos a melhorar pontua-se baixa adesão do grupo em decorrência da sobrecarga de trabalho alegada pelos residentes. Apesar de relacionada a Síndrome de Burnout e a diminuição nos níveis de Qualidade de Vida, a residência em saúde é um período de crescimento e amadurecimento profissional, com aquisição de habilidades. Sendo assim esse projeto visa dar um suporte para que essa experiência seja ainda mais rica e proveitosa, como já foi constatada na primeira edição. A metodologia do trabalho será através de atividades coletivas e individuais. As primeiras ocorrerão por meio de grupos operativos de periodicidade mensal, envolvendo dinâmicas coletivas e ferramentas do Teatro do Oprimido/Psicodrama/Educação Popular. Já a abordagem pessoal consistirá em plantão para escuta ativa de angústias/demandas psíquicas por estagiários da psicologia. Espera-se fortalecer os vínculos entre os residentes das diversas áreas da saúde, além de contribuir para uma formação profissional e pessoal.A residência em saúde é um processo de desenvolvimento no qual o residente deve fazer um balanço entre o desejo de cuidar e o desejo de curar, lidar com sentimentos de desamparo em relação ao complexo sistema assistencial e constituir os limites de sua identidade pessoal e profissional. Diante do contexto de residência médica, no qual são mobilizados sentimentos, que necessitam de um cuidado e atenção para esses residentes, surgiu a demanda para um acolhimento com suporte psicológico. Por isso, foi formatado no ano de 2017 o projeto "Acolhendo quem acolhe": uma intervenção com os residentes da Maternidade Escola Januário Cicco. Como pontos positivos da primeira edição, destaca-se o fortalecimento grupal e trocas de experiências e como pontos a melhorar pontua-se baixa adesão do grupo em decorrência da sobrecarga de trabalho alegada pelos residentes. Apesar de relacionada a Síndrome de Burnout e a diminuição nos níveis de Qualidade de Vida, a residência em saúde é um período de crescimento e amadurecimento profissional, com aquisição de habilidades. Sendo assim esse projeto visa dar um suporte para que essa experiência seja ainda mais rica e proveitosa, como já foi constatada na primeira edição. A metodologia do trabalho será através de atividades coletivas e individuais. As primeiras ocorrerão por meio de grupos operativos de periodicidade mensal, envolvendo dinâmicas coletivas e ferramentas do Teatro do Oprimido/Psicodrama/Educação Popular. Já a abordagem pessoal consistirá em plantão para escuta ativa de angústias/demandas psíquicas por estagiários da psicologia. Espera-se fortalecer os vínculos entre os residentes das diversas áreas da saúde, além de contribuir para uma formação profissional e pessoal.
Pós-graduandos da Residência Médica e Multiprofissional da MEJC
Pós-graduandos da Residência Médica de psiquiatria do Hospital Colônia João Machado
2018 - Integração das ações educativas, ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação, dos alunos do curso de medicina, sobre saúde da mulher na área de abrangência das comunidades e escolas de Brasília Teimosa, Afrika, Redinha, Bom pastor, Aparecida em Natal RN
2018 - Barriguda: saúde materno-infantil em comunidade quilombola e estratégia para desenvolvimento de competência multicultural na formação em saúde.
2019 - Aprendendo a aprender: estratégia de inserção do aluno no contexto das metodologias ativas de ensino.
2019 - Barriguda: saúde materno-infantil em comunidade quilombola e estratégia para desenvolvimento de competência multicultural na formação em saúde.
2019 - Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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