No dia 15 de setembro de 2017, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, concedeu uma liminar que, na prática, torna legalmente possível que psicólogos ofereçam pseudoterapias de reversão sexual, popularmente chamadas de cura gay. O juiz determina que o órgão altere a interpretação de suas normas de forma a não impedir os profissionais "de promoverem estudos ou atendimento profissional, de forma reservada, pertinente à (re)orientação sexual, garantindo-lhes, assim, a plena liberdade científica acerca da matéria, sem qualquer censura ou necessidade de licença prévia".
Esse fato causou reações de diversas entidades ligadas aos direitos humanos, do Conselho Federal de Psicologia, de Serviço Social e do Conselho Regional de Psicologia e de Serviço Social do RN.
Esse evento pretende discutir mais profundamente tal assunto, diante da polêmica criada e da necessidade de defender os direitos humanos da população LGBT, numa conjuntura francamente adversa.
Desse modo, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos da UFRN – Tirésias, apresenta a proposta de realização de uma palestra com a professora Berenice Bento, estudiosa nacionalmente reconhecida, a fim de discutir o processo de judicialização das sexualidades.
Palestra a ser realizada no dia 10/11/2017, as 18:00h, no auditório do Instituto Ágora, com a professora Berenice Bento. Na ocasião também será lançado o livro da professora denominadoTransviados.
Para o contato com estudantes de graduação e pós graduação, elaboraremos cartazes de divulgação e chamadas para participação no evento, via sigaa e redes sociais em geral.
As inscrições para o público interno serão realizadas via sigaa e no momento do evento.
alunos de graduação e pós graduação da UFRN
Profissionais e população em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.15.13