Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Palestra sobre Trabalho social com Famílias
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 60
Período de Realização: 30/08/2017 a 30/08/2017
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL - DESSO Unidades Envolvidas:
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL / PPGSS/CCSA
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório 1 do NEPSA II - CCSA - Campus Universitário
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: PALESTRA Carga Horária: 3 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: IRIS MARIA DE OLIVEIRA
E-mail do Responsável: irisoliv@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 99989-1366
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91805636

Resumo

A matricialidade sociofamiliar é um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Assistência Social-SUAS. Sabe-se que a presença da família no processo de implementação das políticas sociais no Brasil é algo recorrente e não constitui uma particularidade da Política de Assistência Social. Mas, ao tomar a centralidade na família como um dos eixos estruturantes, esta política o faz na perspectiva da garantia da garantia de direitos.

Nesta linha os programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais passam a serem pensados, estruturados e operacionalizados na perspectiva do atendimento a necessidades sociais da família, rompendo com uma tradição do atendimento por segmentos sociais e centrado no indivídio.

Entretanto esta definição do SUAS tem sido operacionalizada num contexto de políticas de ajuste neoliberal no qual o apelo a família nas políticas sociais em geral normalmente caminha na direção de transferência de responsabilidades, de sobrecarregar as famílias que passam a assumir responsabilidades que deveriam ser do Estado e da Sociedade.

A efetivação desse princípio ordenador das ações no âmbito do SUAS, ocorre sobretudo, a partir do “TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS”, o qual constitui uma das principais demandas para o trabalho de assistentes sociais que atuam na rede de serviços socioassistenciais.

Isso impõe a este profissional o desafio de decifrar o real e da aquisição de competência teórica, ética e técnico-perativa para desenvolver sua ação junto às famílias na perspectiva da afirmação de direitos e atendimento a necessidades sociais. Ao mesmo tempo impõe o desafio de enfrentar uma herança conservadora na qual se reatualiza um modelo idealizado de família, a prevalência de expectativas de obrigações e funcionamento das famílias que são próprios das famílias burguesas, desconsiderando o lugar social e de classe das famílias atendidas nos serviços socioassisnteciais, a culpabilização das famílias pelas situações de vulnerabilidade social que enfrentam, o reforço ao individualismo dentre outras questões.

Estes são desafios  que se repõe cotidianamente no trabalho profissional do assistente social com toda a sua complexidade e atualidade do tema seja no que concerne as configurações familiares, as relações da família com a sociedade, com o Estado, com o mercado. O exposto até aqui justifica a necessidade de dialogar com a PROFESSORA SOLANGE MARIA TEIXEIRA, uma das intelectuais da área do serviço social que tem desenvolvido pesquisas e socializado uma rica produção teórica em torno do tema.

O evento proposto através da PALESTRA com a referida professora trará uma contribuição aos estudos sobre o tema no âmbito do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFRN, para a formação profissional. Ao mesmo tempo constitui uma importante oportunidade para promover a troca de saberes e práticas entre pesquisadores, estudantes e assistentes sociais, sobretudo aqueles que tem no SUAS o seu espaço ocupacional.


Programação

PROGRAMAÇÃO:

14:30 – Abertura

14:35 – Palestra: Trabalho social com famílias

           Professora Solange Maria Teixeira (UFPI)

16:00 – Debate

 

17:00 – Encerramento.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de pós-graduação e de graduação em serviço social e áreas afins interessados na temática


Externo:

Supervisores de campo de estágio do Curso de Serviço Social, Assistentes Sociais que trabalham no Sistema Único de Assistência Social - SUAS em Natal e na grande Natal



Membros da Equipe

  ANNY KAROLLYNE COSTA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  IRIS MARIA DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SOLANGE MARIA TEIXEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  EDLA HOFFMANN
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.18