O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o Colóquio Internacional de Metafísica, evento que reúne pesquisadores nacionais e estrangeiros com o objetivo de por em debate temas e conceitos fundamentais da área da Metafísica. Em sua quinta edição, o Colóquio centra-se na seguinte questão: É a Metafísica espelho da vida? Pesquisadores e docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, alunos de pós-graduação e de graduação devem encontrar no evento a possibilidade de atualização e de intercâmbio de interpretações e perspectivas teóricas acerca da Metafísica e de suas contribuições para seus respectivos objetos de estudo.
O Colóquio Internacional de Metafísica foi organizado pela primeira vez em 2003, como forma de dar visibilidade aos projetos de pesquisa e às dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, cuja área de concentração era a Metafísica e de congregar pesquisadores nacionais e estrangeiros em torno a uma área fundamental da Filosofia. O evento foi também realizado em 2006, 2009 e 2012. Ressalta-se, ainda, que uma das diretrizes fundamentais da organização de todas as edições do Colóquio foi a seleção e publicação dos trabalhos apresentados, gerando uma fonte significativa de estudos críticos para a área de metafísica. Abaixo, se indicam as edições anteriores do evento em tela e suas respectivas publicações:
· I Colóquio Internacional de Metafísica, 2003 (Apoio PAEP/CAPES)
Tema: “Metafísica: história e problemas” (ISBN 978-85-7273-270-5, 2006, 330 p.)
· II Colóquio Internacional de Metafísica, 2006 (Apoio PAEP/CAPES)
Tema: “Metafísica: ontologia e história” (ISBN 978-85-7273-502-5, 2009, 463 p.)
· III Colóquio Internacional de Metafísica, 2009 (Apoio PAEP/CAPES)
Tema: “O que é Metafísica?” (ISBN 978-85-7273-730-2, 2011, 381 p.)
· IV Colóquio Internacional de Metafísica, 2012 (Apoio PAEP/CAPES)
Tema: “Natureza e Metafísica” (ISBN 978-85-425-0406-4 – versão digital, 2015, 565 p./ https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/19998/3/Natureza%20e%20Metaf%C3%ADsica.pdf).
PROGRAMAÇÃO*
7 NOVEMBRO
18:30 ABERTURA
19:00-21:00 Conferências
José Maria Zamora Calvo (Universidad Autónoma de Madrid): “De Aristóteles a Plotino: sobre o problema filosófico da mistura”
Ivana Costa (Universidad de Buenos Aires): “Arte, naturaleza y el espejo de la vida en Platón”
8 NOVEMBRO
9:30-12:00 Sessão de Comunicações
15:00-18:00 Sessão de Comunicações
19:30-21:30 Conferências
Alfonso Correa Motta (Universidad Nacional de Colombia):“El argumento pragmático en Metafísica Gamma”
Leonel Ribeiro dos Santos (Universidade de Lisboa/UFRN): “Jogos de espelhos. Variações sobre uma metáfora da reflexão e da subjetividade (de Charles de Bouvelles a Leibniz)”
9 NOVEMBRO
Ezequiel Ludueña (Universidad de Buenos Aires): “La metáfora de teatro en la historia de la metafísica”
Antonio Edmilson Paschoal (UFPR): “A metafísica como um espelho da vida em Nietzsche”
10 NOVEMBRO
Tito Marques Palmeiro (UERJ): “Metafísica hoje?”
Hector José González Ríos (Universidad de Buenos Aires): “La vida como representación en la metafísica de Arthur Schopenhauer”
*A programação indica os conferencistas convidados que confirmaram participação no evento.
INSCRIÇÕES DE PROPOSTAS DE TRABALHO
Uma chamada de trabalhos será veiculada pela ANPOF e no site do Programa, estabelecendo o prazo de inscrições de propostas de trabalho. As sessões de comunicações se destinam a apresentações de 20 min.(mais10 min. de debate). A Comissão Organizadora fez uma “pré-chamada” de inscrições junto ao corpo discente do PPGFIL/UFRN (abaixo relacionadas), a fim de estabelecer a estrutura do evento. Preferencialmente, se evitará a simultaneidade de exposição de trabalhos, razão pela qual o número de comunicações é limitado. Os interessados em participar com trabalhos deverão encaminhar Resumo (Fonte New Roman 12, espaço simples, 03 palavras-chave) até o dia 07/08/2017, para o vcoloquiometafisica@gmail.com. As propostas serão julgadas pelo Comitê Científico, considerando a pertinência do trabalho ao tema central do evento – É a Metafísica espelho da vida? –, observando-se a estrutura do evento. Os resultados serão publicados no site do PPGFIL/UFRN, até o dia 08 de Setembro de 2017.
Propostas de trabalhos discentes – PPGFIL-UFRN
Alfredo Henrique O.Marques (PPGFIL/UFRN): “O sentido ontológico da técnica em Martin Heidegger”
Daniel Freire Costa (PPGFIL/UFRN): “O questionamento heideggeriano sobre o princípio leibniziano da razão suficiente”
Gabriel Kafure (PPGFIL/UFRN-IFES-Sertão-PE): “O efeito paralaxe da metafísica em Bachelard”
Leonardo Lopes (PPGFIL/UFRN): “O mundo como espelho do nada”
Luana Alves de Oliveira (PPGFIL/UFRN): “A importância de se ouvir o inaudito no dito sobre o princípio de fundamento”.
Maxsuel Macedo (PPGFIL/UFRN): “A filosofia de Gilbert Simondon: os objetos técnicos e o processo de concretização”
Priscila Pereira Novais(PPGFIL/UFRN): “O canto da sereia: reflexões sobre a relação entre história e ficção”
Rogério Luiz Moreira Júnior (PPGFIL/UFRN): “Aspectos de uma teleologia teórica na Crítica da razão pura”
Sérgio Vieira Pereira (PPGFIL/UFRN): “O imaginário como chave interpretativa da vida: uma discussão do estatuto ontológico do imaginário em Maurice Merleau-Ponty e Cornelius Castoriadis”
Thiago dos Anjos Noleto de Barros (PPGFIL/UFRN): “A relevância da Ilusão Transcendental para o sistema crítico kantiano”
Victor Hugo Melo de Medeiros (PPGFIL/UFRN): “O homem possui uma necessidade metafísica?”
Estudantes, docentes e interessados em Filosofia e nas demais áreas do conhecimentos.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.19.6_1