Democracia para quê? Democracia para quem? Quem é favorecido com esse modelo democrático vigente? Quem essa democracia faz viver e quem ela deixa morrer? Julgamos necessário que nós, cientistas sociais em formação, incluamos essas perguntas no espaço universitário e ofereçamos as ferramentas para a criação de um diálogo com a UFRN e com o mundo. Somos mulheres e homens, negros e negras, LGBTs, pobres, pessoas à margem de um sistema que maltrata e exclui. Então usaremos nosso espaço como estudantes universitários para dar voz àqueles que jamais são ouvidos.
Os crimes de maio de 2006 geraram 564 mortes até hoje não explicadas e feridas que permanecem latejando na vida daquela/es que foram afetada/os. Mas a resposta nada séria que essas vítimas receberam foi apenas seu silenciamento. Essa não é a democracia que queremos e, portanto, não é com passividade que reagiremos. É preciso que ocupemos os espaços da UFRN e iluminemos as perguntas que as grandes instituições capitalistas, patriarcais, eurocêntricas e heteronormativas vêm deixando de lado. Somos filhos e filhas da conjuntura que vivemos e sabemos do impacto negativo que atrocidades como as ocorridas nos Crimes de Maio geram. Não vamos aceitar a violência imposta aos nossos corpos e aos daqueles que sofreram e sofrem dia após dia por não ocuparem os postos que esse modelo de democracia privilegia.
Cremos na capacidade de transformação social que existe em nosso curso e faremos disso uma ferramenta de luta. É dessa maneira que a Semana de Estudantes de Ciências Sociais e o Congresso de Estudantes de Ciências Sociais chegam: para possibilitar a criação de um modelo democrático que contemple a todos e a reflexão de como materializar essa proposta dentro e fora da universidade.
Quarta 17/05
Quinta 18/05
Sexta 19/05
Credenciamento 9h
Grupos de Trabalho 9h
Plenária Final 9h
Abertura e Mesa inicial:
As feridas de maio ainda sangram
13h
Grupos de discussão 13h
Coffe-break 18h
Espaços auto-organizados 16h
Ato/intervenção 17h
Conferência:
Colapso do humanismo na crise da democracia liberal 19h
Mesa 2: Além das grades 19h
Mesa de encerramento:
Lutas populares e os desafios no pós-golpe 19h
Sarau Feminija 22h
SECS sem pudor: BAfro 22h
Estudantes dos cursos de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura
Estudantes de Ciências Sociais do Brasil, da América Latina, do Mundo e demais Viventes.
2017 - II SECS- Semana de Estudantes de Ciências Sociais. I CECSo - Congresso De Estudant
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1