O projeto OCUPA RN PRIMEIRA ETAPA: Vozes, Debates e Manifestos no Rio Grande Norte procura expandir e conectar ações de extensão com as ações de ensino e pesquisa já realizadas pelo Observatório de Cultura e Política das Américas (OCUPA), visando contribuir para o aprofundamento dos debates de temáticas sociais em variados espaços públicos de discussão, sejam universidades, escolas, associações, cooperativas, incubadoras, sindicatos, igrejas ou outras formas de organização da sociedade civil. Dessa maneira, as ações do "OCUPA RN- PRIMEIRA ETAPA" procuram aproximar a produção do conhecimento científico na UFRN e as demandas comunitárias voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. Este projeto pretende contribuir para a criação de um espaço de apoio, divulgação e reflexão sobre movimentos sociais: suas histórias, ideias, propostas, participantes e ações. Através da promoção e registro de debates; gravação e transcrição de entrevistas; coleta e análise de documentos (manifestos, imagens, programas, etc), pretende-se auxiliar na interface entre a pesquisa acadêmica e a comunidade interessada na discussão reflexiva sobre direitos, reinvindicação e protesto social. O objetivo maior é fornecer um mapa (através de um sítio eletrônico e de outras publicações) do cenário da movimentação social no Rio Grande do Norte que seja um instrumento útil para qualquer interessado no engajamento em ações coletivas, tão necessárias à construção de uma cidadania plena e à confirmação de direitos sociais. O projeto OCUPA RN PRIMEIRA ETAPA: Vozes, Debates e Manifestos no Rio Grande Norte é um desdobramento autônomo do projeto de extensão e apoio aos grupos de Arte e Cultura TRAVESSIA - TERCEIRA MARGEM: ARTISTAS & PENSADORES EMERGENTES, cujo principal objetivo é cartografar analiticamente o cenário cultural e artístico do Rio Grande realizando entrevistas (histórias de vida, arte e pensamento) e debates com os protagonistas da cena cultural potiguar (Atlas Cultural e Artístico do RN). Ambos projetos se propõem articular espaços-rede que fortaleçam os laços entre Cultura e Movimentação Social dando maior visibilidade às diversas atividades e trajetórias dos criadores, militantes, ativistas, artistas e pensadores radicados no Rio Grande do Norte. O projeto OCUPA RN PRIMEIRA ETAPA pretende dar continuidade às atividades realizadas no âmbito do estágio pós-doutoral no Grupo de Trabajo Intelectualidades Emergentes en Nuestra América do Instituto de Estudios Avanzados (IDEA-USACH) da Universidad de Santiago do Chile (projeto financiado pela Capes e desenvolvido em 2016 em anexo).
comunidade acadêmica interessada
qualquer indivíduo interessado, especialmente artistas, pensadores, ativistas culturais e militantes da cidadania organizada.
Logotipo do Observatório de Cultura e Política das Américas
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.19.6_1