Desde o ano de 2013, já tendo passado por oito edições anteriores, o "Curso de iniciação ao piano" tem revelado novos talentos pianísticos, ajudado a fomentar clientela para os cursos regulares de música da Escola de Música da UFRN e democratizando o acesso à música, no momento em que aceita como participantes pessoas em faixas etárias diversas. Além dos fatores mencionados, o Curso ainda é vinculado a uma pesquisa voltada à pedagogia do piano e funciona como laboratório no qual alunos da graduação em música da UFRN são inseridos na prática docente.
O objetivo do "Curso de extensão universitária: Iniciação ao piano módulo IX" é proporcionar à comunidade a continuidade dos estudos desenvolvidos nos módulos anteriores por meio de aulas coletivas de instrumento e receber novos alunos para que, desta forma, possa proporcionar o acesso à música e a arte pianística. Além dos aspectos que fazem parte do processo de musicalização e de aprendizagem de um instrumento musical, o curso ainda visa divulgar o piano e o seu amplo repertório, contribuindo para a formação de um público apreciador de música nas suas variadas vertentes.
A filosofia do projeto leva em consideração o ensino com base no desenvolvimento da apreciação, da percepção musical, da composição e improvisação aliados à aprendizagem da técnica do instrumento, tendo por base o modelo T.E.C.L.A proposto por Swanwick (2003) (1). Na perspectiva do modelo T.E.C.L.A os aspectos que norteam a base do ensino musical são vivenciados na própria experiência musical. O curso será oferecido como módulo IX, mas terá continuidade semestral, por meio de renovação e também com a inserção de outros módulos. Será ministrado por quatro professores e dois monitores e para isso serão oferecidas 16 turmas com vagas para oito alunos em cada.
Haverá turmas exclusivas para crianças e também para adultos egressos do módulo anterior. As aulas acontecerão na sala de piano coletivo, sala 19 da EMUFRN, na qual constam oito pianos digitais, sendo um para cada aluno. Em caso de não preenchimento de todas as vagas, na sobra de vagas suficientes para formar uma turma, esta será ofertada como módulo I para novos alunos. O curso também prevê vagas para bolsistas.
(1) T.E.C .L.A é uma livre tradução realizada por Alda Oliveira e Cristina Tourinho da sigla CLASP em referência à proposta pedagógica que envolve técnica, execução, composição, literatura e apreciação.
SWANWIC K, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução Alda Oliveira e C ristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
Período de inscrições: 01 a 10/02/2017
Início das aulas: 13/02/2017
Prazo máximo para interalização do curso: 23/06/2017.
servidores e filhos de servidores da UFRN
Crianças, jovens e adultos da comunidade externa
1.momento sala de aula
2.momento sala de aula
3.momento sala de aula
4.momento sala de aula
6.momento sala de aula
7. recital do projeto
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.15.8