O aparelho de amplificação sonora individual (AASI) é um dispositivo eletrônico que amplifica os sons e possibilita que a pessoa com perda auditiva tenha oportunidade de escutar os sons.
Nos anos 1940, os primeiros AASIs receberam o nome convencional ou de bolso. Com o avanço da tecnologia de miniaturização, os AASIs se tornaram menores e no início da década de 1960, surgiu o tipo que está disponível até os dias de hoje: Os retroauriculares. Desde então, a tecnologia tem se desenvolvido rapidamente, graças aos avanços da microeletrônica. No final da década de 90 os AASIs tornaram-se ainda menores como o tipo mini-retroauricular que atendem até perda auditiva profunda e a linha Intra-Aural, como os tipos Intra-auricular, intra-canal e microcanal para adaptação de perda auditiva até severa. Na última década o tipo mini-retroauricular ganhou uma nova versão e que os pacientes tiveram uma excelente aceitação no que diz respeito aos anseios estéticos que são os Mini-retroauricular Open Fit (adaptação aberta) e o Miniretroauricular Open-Fit com receptor no canal.
Os aparelhos auditivos de hoje funcionam com tecnologia digital e são equipados com potentes chips de computador. Os recursos que asseguram melhor qualidade sonora, conectividade wireless e tamanho reduzido são características das soluções auditivas modernas. Os algoritmos de redução de ruído, algoritmos que enfatizam a fala, tecnologia à prova d`água, tecnologia com proposta de tratar o zumbido são exemplos dos avanços tecnológicos mais recentes.
Para a população que não se beneficia com AASIs com modo de condução por via aérea há também a possibilidade de amplificação do som por condução óssea como os aparelhos semi-implantáveis e implantáveis para os casos específicos não apenas de má-formação de orelha externa e/ou média mas aquelas pessoas com infecções recorrentes de orelha externa e/ou média ou surdez unilateral.
Ainda em relação ao tratamento específico para alguns casos de perda auditiva tem-se na história da evolução tecnológica o implante coclear. Recentemente além do Otocentro na cidade de Natal algumas empresas de AASI iniciaram parceria com a MEDEL empresa Austríaca, com forte tradição em avanços científicos e tecnológicos na área de implantes auditivos.
As empresas de AASI trazem softwares de programação independentes e permitem que o profissional, ou seja, o fonoaudiólogo tenha liberdade e autonomia na decisão das escolhas tanto dos algoritmos como das regras prescritivas de ganho e resposta de frequência para cada paciente.
O Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde da UFRN realiza os atendimentos fonoaudiológicos à comunidade na clínica escola de Fonoaudiologia. E desde 2011 as atividades do Estágio Supervisionado em Audiologia com ênfase em AASI e a disciplina teórico-prática de AASI conta com o apoio e a parceria de algumas empresas privadas de AASI da cidade de Natal-RN.
A parceria do Departamento de Fonoaudiologia foi estabelecida ao longo dos anos com as empresas Phonak, Unitron, Audibel, Telex-Oticon, Siemens-Signia e Starkey e as instituições que fazem a doação de AASI pelo sistema SUS na cidade de Natal: Otocentro e Centro SUVAG de Natal.
O II workshop de AASI da UFRN tem o propósito de fortalecer e sedimentar a relação de acordo com as empresas parceiras bem como propiciar ao aluno de graduação de fonoaudiologia e ao público alvo do evento uma comunicação transparente, democrática e imparcial entre as instituições prevalecendo o processo de ensino e aprendizagem a nível clínico, tecnológico e científico.
Horário
Programação
8:00 – 8:15h
Entrega de material
8:15 – 8:30h
Abertura oficial
8:30 – 9:20h
UNITRON
Tema: a confirmar
Palestrante: Rayanne
9:20 - 10:10h
PHONAK
Tema: Implante Coclear
Palestrante: a confirmar
Coffee-break
10:10 - 10:40h
INTERATIVIDADE: demonstração dos equipamentos das empresas
10:40h-11:30h
AUDIBEL-BELTONE
Palestrante: Fga Débora Monteiro (São Paulo-SP)
11:30 – 13:00h
Almoço
13:00-13:50h
STARKEY
13:50-14:30h
Convidada: Fga Dra Maria Angelina Martinez
Aparelho de amplificação sonora - Adaptação Pediátrica
14:30h- 15:20h
SIEMENS-SIGNIA
Palestrante: Fga Mônica
15:20 – 16:10h
16:10 - 17:10h
Mesa Redonda: Conduta clínica sobre aspectos da adaptação de AASI de cada empresa frente a um caso clínico
17:10 - 17:30h
Encerramento - sorteios
alunos de graduação, professores e técnicos em fonoaudiologia e medicina
residentes e alunos da pós graduação de otorrino, de fonoaudiologia e profissionais parceiros do SUVAG, Otocentro e alunos da UnP
equipe organizadora do evento
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.15.14