A geodiversidade de um lugar é tida como a variedade dos recursos abióticos existentes, independente de sua forma de distribuição e ocorrência. Assim, minerais, rochas, fósseis, solos, rios, lagoas, além dos processos naturais envolvidos por esses recursos, compõem o que se chama de ecossistema abiótico do planeta.
Os estudos que envolvem esse tipo de interpretação do meio abiótico começaram na Europa na década de 1990 e vem sendo intensificados em todo o mundo nas últimas duas décadas. No Brasil, pesquisas têm tido maior destaque no Sul e Sudeste do país. Entretanto, já são encontrados registros deste tipo de enfoque no Nordeste, nos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
No âmbito da UFRN, alguns trabalhos de conclusão de curso têm apresentado os conhecimentos da geodiversidade na análise dos recursos naturais locais, de seu manejo e aproveitamento de forma sustentável, a partir da elaboração, por exemplo, de roteiros turísticos de enfoque natural, através do chamado geoturismo.
Assim, compreende-se hoje a geodiversidade como uma forma de proteção do meio abiótico com ampla integração das comunidades locais, o que pode ser visto de forma consolidada no programa Geoparques da UNESCO, que congrega mais de 100 parques naturais em todo o mundo que trabalham com os recursos abióticos da natureza para sua proteção, além de fortalecer os costumes locais. Iniciativa semelhante está sendo implementada na região Seridó potiguar, através do Geoparque Seridó.
A formação de mão-de-obra especializada, com conhecimento específico em geodiversidade será fundamental, em anos próximos, para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas de proteção à natureza abiótica.
Como principal núcleo acadêmico no RN, a UFRN tem o dever de estar atenta aos novos desenvolvimentos da ciência, de forma a estar sempre à frente das necessidades locais. Para isso, o I Seminário Potiguar de Geodiversidade irá congregar profissionais multidisciplinares, que trabalham há vários anos sob a ótica aqui proposta para as discussões, de forma a promover maiores discussões no âmbito da universidade, com a intenção de inserir a geodiversidade nos planos político-pedagógicos dos cursos de geologia, geografia, ecologia, turismo, entre outros.
Durante o dia 30 de setembro em que será organizado o evento, o planeta e seus recursos abióticos serão o foco principal das discussões, mas de forma integrada com a biodiversidade e com as comunidades locais.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – 9h00 ABERTURA
09h00 – 09h30 PALESTRA 1 Geodiversidade: o que é? Prof. Dr. Marcos Antonio Leite do Nascimento – Departamento de Geologia/UFRN 09h30 – 10h30 PALESTRA 2 Geoparques: o que são? Prof. Dr. André Weissheimer Borba - Departamento de Geociências/UFSM 10h30 – 10h45 INTERVALO 10h45 – 12h30 MESA REDONDA 1 Projeto Geoparque Seridó (RN): realidades e desafios Ruy Pereira Gaspar - Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte Marjorie Madruga Alves Pinheiro - Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte Prof. Dr. Carlos Alberto Medeiros - Departamento de Administração/UFRN 12h30 – 14h30 INTERVALO PARA ALMOÇO 14h30 – 15h30 PALESTRA 3 Geodiversidade nos centros urbanos: possibilidades para o turismo e a educação Profa. Dra. Eliane Aparecida Del Lama - Instituto de Geociências/USP 15h30 – 16h30 MESA REDONDA 2 A presença da geodiversidade no Patrimônio Cultural em centros urbanos - o caso de Natal/RN Andréa Virgínia Ferreira Costa- Superintendente do IPHAN/RN Prof. Dr. Paulo José Lisboa Nobre - Departamento de Arquitetura/UFRN Profa. Dra. Eliane Aparecida Del Lama - Instituto de Geociências/USP 16h30 – 16h45 INTERVALO 16h45 – 17h15 PALESTRA 4 Valores e Ameaças à Geodiversidade Geól. Matheus Lisboa Nobre da Silva - UFRN
17h15 - 17h30
ENCERRAMENTO
Discentes e Docentes dos cursos de Geologia, Geografia, Turismo, Ecologia, Arquitetura e História
Discentes e Docentes dos cursos de Geologia, Mineração, Tecnologia Ambiental do IFRN; Discentes e Docentes de cursos ligados a área ambiental de Faculdades Particulares (UNI-Natal, UnP, FACEX); Técnicos e Gestores de entidades como IBAMA, IDEMA, SEMURB, IPHAN, SEMARH; e Interessados no assunto/tema do evento
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.16.22